Curiosidades do mundo animal

Anatomia das tartarugas

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 24 julho 2023
Anatomia das tartarugas

As tartarugas estão agrupadas na ordem Testudines e são, sem dúvida, um grupo de animais muito peculiares e facilmente distinguíveis. As tartarugas são divididas em dois grupos, Pleurodira e Cryptodira, que têm diferenças anatômicas particulares. Dependendo do grupo, esses vertebrados podem ter hábitos terrestres, de água doce ou salgada.

Embora as tartarugas aquáticas passem a maior parte de suas vidas nesse meio, elas precisam respirar ar diretamente na superfície e colocar seus ovos em terra firme. Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos informações sobre a anatomia das tartarugas. Continue lendo para saber mais.

Também lhe pode interessar: Anatomia das formigas

Índice

  1. Anatomia das tartarugas marinhas e terrestres
  2. Anatomia da tartaruga: partes externas
  3. Anatomia da tartaruga: partes internas

Anatomia das tartarugas marinhas e terrestres

A anatomia das tartarugas marinhas e terrestres apresenta certas diferenças, uma vez que esses dois grupos se desenvolvem em habitats muito distintos, o que requer características anatômicas específicas para se locomoverem adequadamente em áreas tão diferentes.

Atualmente, as tartarugas são divididas em duas subordens: Pleurodira e Cryptodira, com base em características anatômicas e na forma como movem a cabeça. Vejamos:

  • Pleurodira: refere-se às tartarugas que movem a cabeça lateralmente, devido à flexão lateral de suas vértebras, mas que não são capazes de retrair a cabeça para dentro do casco;
  • Cryptodira: as vértebras têm uma disposição que permite a flexão vertical do pescoço, permitindo assim que retraia a cabeça para dentro do casco, uma característica comumente observada em várias espécies.

No entanto, entre as curiosidades do mundo animal, as tartarugas marinhas e terrestres, embora apresentem algumas diferenças anatômicas que mencionaremos em breve, não são agrupadas de forma diferente com base nessa classificação dos dois subordens mencionados anteriormente.

Nesse sentido, as tartarugas de pescoço lateral desenvolvem-se em habitats de água doce, geralmente na Austrália, África e América do Sul. Por outro lado, no grupo das tartarugas de pescoço escondido, encontramos a grande maioria das tartarugas terrestres (também algumas de água doce), tartarugas marinhas, tartarugas-de-casco-mole e algumas conhecidas como tartarugas-mordedoras. Portanto, como podemos ver, não é uma classificação absoluta em relação à anatomia e habitat das tartarugas.

Algumas diferenças na anatomia das tartarugas marinhas e terrestres são as seguintes:

  • As extremidades das tartarugas marinhas foram modificadas em barbatanas para nadar adequadamente, enquanto as tartarugas terrestres possuem patas para caminhar e, em alguns casos, cavar a terra;
  • Normalmente, as tartarugas marinhas têm cascos macios e aerodinâmicos, enquanto as terrestres possuem cascos mais pesados e duros, menos adaptadas para facilitar a natação;
  • Os olhos das tartarugas marinhas são anatomicamente adaptados para enxergar debaixo d'água, inclusive em águas turvas. As tartarugas terrestres não possuem essas adaptações relacionadas à forma como focalizam as imagens;
  • As tartarugas marinhas e algumas espécies de água doce, embora sempre precisem vir à superfície para respirar ar através de seus pulmões, desenvolveram a capacidade de permanecerem submersas por períodos variáveis, dependendo da espécie. Muitas delas também podem respirar através de suas cloacas, pois os tecidos presentes nessa região realizam certas trocas gasosas no animal, o que facilita a imersão por um determinado tempo. Saiba outras diferenças entre tartarugas de água e de terra no seguinte artigo do ExpertoAnimal.

"Como saber se a tartaruga morreu ou está hibernando?" Nós explicamos a resposta neste artigo.

Anatomia da tartaruga: partes externas

Vamos ver a seguir quais são as partes externas do corpo da tartaruga:

Cabeça

A tartaruga possui uma cabeça que contém, assim como em outros grupos de animais vertebrados, um crânio. No entanto, não possui aberturas onde os músculos se inserem, mas isso ocorre na parte posterior do crânio.

A boca das tartarugas varia, já que em alguns casos, tem formato de bico e em outros é arredondada. Entretanto, uma característica comum é que nenhuma espécie de tartaruga possui dentes. Algumas tartarugas marinhas possuem estruturas de queratina que auxiliam na alimentação. No entanto, não devemos nos enganar com a falta de dentes, pois há tartarugas com uma incrível força nas mandíbulas.

Pescoço

Dependendo da espécie, as tartarugas podem ter pescoços mais longos ou curtos, e em algumas espécies, essa estrutura é ainda mais longa e flexível do que o usual. Além disso, como mencionado anteriormente, dependendo do grupo, algumas tartarugas só podem mover o pescoço lateralmente, enquanto outras podem retraí-lo para dentro do casco.

Casco

O casco das tartarugas é a característica anatômica mais peculiar desse grupo e, ao contrário do que muitas vezes se acredita, não é um exoesqueleto, mas sim a caixa torácica que foi modificada, juntamente com parte da coluna vertebral. As costelas e a coluna estão ligadas à carapaça.

O casco da tartaruga é composto por cerca de 50 a 60 ossos. Ele é dividido em duas partes: a região das costas, que é o casco dorsal com formato arredondado, e a parte conhecida como plastrão ou região ventral, que é mais plana.

Membros

Entre as partes da tartaruga, também encontramos os membros, que correspondem às quatro patas. Geralmente, elas possuem quatro dedos, mas há diferenças dependendo do tipo de habitat em que vivem. As tartarugas terrestres possuem dedos curtos e patas mais fortes, pois, embora se movimentem lentamente, podem caminhar, cavar e escalar.

As tartarugas de água doce possuem patas mais flexíveis, não apenas para nadar, mas também para caminhar no fundo dos corpos d'água, que às vezes é lamacento. Já as tartarugas marinhas, como mencionado anteriormente, possuem patas modificadas em forma de barbatanas para se locomoverem nadando nos oceanos.

Sentidos

Em relação à anatomia relacionada aos sentidos, as tartarugas possuem olhos, que têm certas diferenças na captação de luz, dependendo se vivem na água ou na terra. Elas possuem fossas nasais, por onde o ar entra para a respiração. Quanto à audição, não possuem orelhas ou ouvidos externos, mas conseguem ouvir porque possuem um sistema auditivo interno.

Cauda

As tartarugas possuem uma cauda. Geralmente é curta, embora haja variações dependendo da espécie. Algumas tartarugas terrestres têm a cauda um pouco mais longa para ajudar no equilíbrio durante a escalada. Normalmente, os machos das espécies marinhas também têm uma cauda um pouco mais longa para auxiliar na reprodução, pois eles a acoplam à fêmea enquanto a seguram durante a cópula.

Conheça mais curiosidades sobre as tartarugas a seguir.

Anatomia das tartarugas - Anatomia da tartaruga: partes externas
Imagem: Kids Connect

Anatomia da tartaruga: partes internas

Seguimos falando sobre a anatomia das tartarugas, agora destacando suas partes internas:

  • Todos os tipos de tartarugas têm oito vértebras;
  • Dentro da caixa torácica estão localizados os cíngulos pectoral e pélvico;
  • Os ossos dos membros estão modificados e adaptados ao casco;
  • O sistema auditivo é composto pelo ouvido médio e interno, possuindo um tímpano, o que lhes permite ouvir;
  • Possuem pulmões, que estão ligados ao casco;
  • Têm um fígado grande;
  • O coração possui três câmaras, assim como vasos sanguíneos para o transporte de sangue aos tecidos do corpo;
  • O sistema digestivo geralmente inclui o estômago, intestinos, vesícula, pâncreas e baço. Não deixe de consultar o seguinte artigo sobre "O que tartaruga come?" a seguir;
  • Elas têm um sistema excretor: rins, bexiga, cólon e ânus.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Anatomia das tartarugas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Hickman, C.; Roberts, L.; Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
  • Pecor, K. (2003). Testudines. Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Testudines/
  • Wyneken, J. (2004). La anatomía de las tortugas marinas. Disponível em: http://www.anato.cl/00010links/textos/ANATO%20TORTUGAS.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Kids Connect
1 de 2
Anatomia das tartarugas