Partilhar

Gato LaPerm

Atualizado: 7 janeiro 2020
Gato LaPerm

O gato LaPerm é um felino curioso que foi desenvolvido por acaso em Oregon, Estados Unidos, há relativamente pouco tempo. Trata-se de uma raça única que embora fosse raramente vista, hoje pode ser encontrada em outros países, graças à sua morfologia única. Além disso, é também uma das raças de gatos que se destaca por sua personalidade dócil e afetuosa. Quer saber mais sobre o gato LaPerm? Continue lendo esta ficha do PeritoAnimal e te explicaremos tudo sobre ela.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Classificação FIFE
  • Categoria II
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato LaPerm: origem

Esta bela raça felina surgiu de uma modificação genética que ocorreu espontaneamente em uma ninhada nascida no celeiro de alguns fazendeiros americanos, especificamente no estado de Oregon e com uma caraterística curiosa, alguns dos filhotes nasceram carecas e não desenvolveram sua pelagem até alguns meses se passarem.

Vários criadores ficaram interessados por esses filhotes estranhos e criaram diferentes programas de criação para desenvolver a raça, que foi reconhecida em 1997 através da criação do clube LPSA e, alguns anos depois, o TICA também estabeleceu o padrão da raça LaPerm. Estes gatos são considerados uma raça hipoalergênica, já que mal soltam pelos.

Gato LaPerm: característica

Os LaPerm são gatos de tamanho médio, com as fêmeas pesando entre 3 e 5 quilos e os machos entre 4 e 6, sendo também um pouco mais altos. Seu corpo é forte e fibroso, com uma musculatura marcada que seu pelo oculta. Suas fortes pernas traseiras são um pouco mais longas que as dianteiras. A cauda é larga na base e um pouco mais fina na ponta, tendo uma espessa e longa camada de pelos.

A cabeça é, assim como o corpo, de tamanho médio, tem formato triangular e termina em um focinho longo, cujo nariz também é longo e reto. As orelhas são largas e triangulares, com pequenos tufos de pelo, semelhantes aos de um lince. Seus olhos são ovais e a cor varia de acordo com o manto.

Quanto à pelagem, existem duas variedades, o LaPerm de pelo longo e o de pelo curto ou médio. Ambas são reconhecidas e suas cores e padrões podem ser qualquer uma das possibilidades existentes, não havendo limitações a esse respeito. A característica mais particular é que seus pelos são encaracolados.

Gato LaPerm: personalidade

Os felinos da raça LaPerm são incrivelmente carinhosos e adoram que seus donos prestem a eles toda atenção e passem horas e horas acariciando-os e mimando-os, por isso é compreensível que eles não tolerem bem a solidão, de modo que não é aconselhável deixá-los sozinhos. Eles também são gatos muito obedientes e inteligentes, muitos donos decidem ensinar diversos truques que eles aprendem com muita facilidade e vontade.

Eles se adaptam à vida em quase qualquer lugar, seja em um apartamento minúsculo, uma casa grande ou um terreno externo. Eles também se adaptam a todas as companhias, crianças, outros gatos e outros animais de estimação, embora seja sempre necessário socializá-los desde filhote. Caso contrário, podem manifestar problemas de comportamento, como medo ou agressividade, em sua fase adulta.

Gato LaPerm: cuidados

O tempo necessário para manutenção da pelagem dependerá do comprimento do mesmo, de forma que se seu gato tiver pelo longo, terá que escová-lo diariamente para evitar nós e bolas de pelo, enquanto se for de pelo médio ou curto, basta escovar duas vezes por semana para manter a pelagem macia e brilhosa. Apesar de serem gatos muito tranquilos, é aconselhável proporcionar-lhes algum tempo de brincadeiras e exercícios, pois isso garantirá que eles fiquem equilibrados e saudáveis, física e mentalmente.

No mercado, existem inúmeros brinquedos que você pode comprar ou, se preferir, também existem muitos brinquedos que você elaborar. Existem milhares de ideias para prepará-los. Se você tiver filhos, eles podem te ajudar a fazer brinquedos para o animal de estimação da família, eles certamente vão adorar.

Gato LaPerm: saúde

Devido à sua origem, a raça é relativamente saudável pois não há doenças congênitas registradas. Mesmo assim, esses gatos podem sofrer de outras doenças típicas dos gatos, por isso é necessário mantê-los vacinados e desparasitados, evitando pulgas, vermes, doenças virais e bacterianas que poderiam acabar com sua boa saúde. Para manter sua saúde, é recomendável visitar o veterinário regularmente para exames rotineiros e administração de vacinas, seguindo o calendário vacinação.

Fotos de Gato LaPerm

Vídeos de Gato LaPerm

1 de 3
Vídeos de Gato LaPerm
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato LaPerm

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato LaPerm

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato LaPerm
1 de 4
Gato LaPerm

Voltar ao topo da página