Partilhar

Gato Snowshoe

Atualizado: 3 abril 2019
Gato Snowshoe

Fruto de cruzamentos entre o gato Siamês e American Shorthair, ou gato de Pelo Curto Americano, o resultado foi uma raça de gato realmente elegante, o gato Snowhoe, que tem esse nome devido às suas patinhas brancas que parecem estar cobertas de neve. Isso junto com seus olhos azuis e a marca de "V" invertido são as características que mais se destacam nessa raça de felinos.

Quer saber mais sobre o gato Snowshoe? Então continue lendo aqui tudo sobre essa raça de gato, com todas as características, cuidados e personalidade de um Snowshoe.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Classificação FIFE
  • Categoria III
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Showshoe: origem

Os gatos Showshoe constituem uma das raças de gatos mais recentes, já que a sua origem remonta há apenas 50 anos. Foi apenas durante o final da década de 1960, quando uma criadora estadunidense chamada Dorothy Hinds-Draugherty cruzou um gato Siamês com um gato American Shorthair, obtendo filhotes com um padrão bem peculiar na pelagem. É interessante destacar que se desconhece como Dorothy conseguiu manter as cores e a distribuição das mesmas estáveis e que a própria criadora defendeu que também havia conseguido preservar o esquema colourpoint, ou seja, em uma cor mais escura nas áreas da cara, da cauda e das orelhas.

No entanto, apenas anos depois, em 1974, que o gato Snowshoe foi reconhecido oficialmente como uma raça de gato pela FIFE (Fédératión Internationale Féline). Após isso, 10 anos depois, em 1984, foi a vez da WCF (Federação Mundial dos Gatos), reconhecer o felino.

Gato Snowshoe: características

Entre um Siamês e um American Shorthair, o gato Snowshoe apresenta uma série de características herdadas dessas duas raças de gatos. Do Siamês, o felino herdou seu olhar azul penetrante e inconfundível além de um corpo comprido com um cara da mesma forma triangular que a dos Siameses. Já do lado do American Shorthair, o gato Snowshoe herdou uma musculatura forte e as características patinhas brancas.

Os Snowshoe são felinos de tamanho médio cujo peso costuma oscilar entre 3 e 5 quilos. Além disso, como é comum em outras raças de gatos, as fêmeas pesam menos que os machos.

O corpo do gato Snowshoe é atlético e com boas proporções, conta com uma cauda na qual a base é mais larga que a ponta, que é arredondada. As patas são relativamente achatadas, mas arredondadas, e sempre brancas, contrastando com o resto da parte superior das mesmas.

O pescoço é erguido e tem um aspecto gracioso e elegante. A cara do gato Snowshoe é triangular, com um queixo firme e uma mancha branca em forma de "V" invertido. Os olhos do felino são grandes, de formato ovalado e de cor azul glacial, como os dos Siameses. Já as orelhas são de tamanho médio ou grande e têm uma base achatada.

A pelagem do gato Snowshoe é de curto cumprimento, tem um aspecto acetinado e não é densa. Os padrões mais vistos na raça são solid points e tabby points, que apresentam marcas definidas e em concordância com o resto da cor do corpo desses felinos. Além disso, independente da cor e da padronagem que tem em seu pelo, a raça Snowshoe sempre conta com as patas brancas e com o "V" invertido.

Gato Snowshoe: cuidados

O gato Snowshoe conta com uma pelagem curta e pouco densa, por isso, para mantê-lo limpo é suficiente penteá-lo apenas uma vez por semana e dar banho nele esporadicamente.

Sobre os cuidados com o gato Snowshoe em geral, é necessário prestar atenção na limpeza dos dentes e boca, sendo aconselhável escovar os dentes do felino periodicamente com produtos específicos. Também é importante cuidar das orelhas do gato Snowshoe com limpadores auditivos com a frequência que seu veterinário receitar. Outra necessidade é alimentar seu gato Snowshoe de maneira saudável e balanceada, que cubra os requisitos energéticos e nutricionais do animal.

Também é essencial que o seu gato se movimente e faça exercícios de forma diária e regular, para que ele mantenha um bom peso e consiga gastar toda a energia de forma controlada. Para isso, será fundamental proporcionar ao seu gato Snowshoe um enriquecimento ambiental adequado, com arranhadores, brinquedos e jogos de inteligência variados. Mesmo assim também é importante dedicar uma parte do seu dia para brincar com seu gatinho.

Gato Snowshoe: personalidade

Os gatos da raça Snowshoe são muito tranquilos e pacíficos, tendo herdado a boa personalidade e docilidade dos gatos American Shorthair. A convivência dessa raça de gato tanto com crianças como com outros bichinhos de estimação é excelente. Por isso, a raça Snowshoe é perfeita para famílias e para quem quer conviver com outros animais, sejam eles gatos ou outras espécies.

Com os pequenos, o gato Snowshoe se mostra muito paciente e brincalhão, apreciando longas horas de jogos e carícias, já que é carinhoso e adora ser o centro das atenções. Também é recomendado formular jogos e circuitos para entretê-lo pois é uma raça de gato muito inteligente e curiosa.

Ainda sobre a personalidade do gato Snowshoe, sempre leve em consideração que essa raça de gato também herdou do Siamês seu particular e constante miado, principalmente se seu gato for macho, que costuma miar para se impor. Para conviver com esse tipo de felino, então, é necessário aprender a suportar e até amar esses sons, que geralmente significam que os bichinhos querem atenção ou estão reclamando de alguma coisa.

Gato Snowshoe: saúde

Se seu gato Snowshoe tiver sido bem cuidado desde filhote, ele terá grandes chances de não desenvolver doença congênita grave ou especialmente frequente na raça de gato. Mesmo assim, é importante prestar atenção em todas as recomendações feitas pelo veterinário, que deve ser visto com frequência em consultas de rotina. Assim, sempre mantenha seu gato Snowshoe sem parasitas e vacinado e não esqueça de fazer todas as limpezas bucais e auditivas sugeridas.

Fotos de Gato Snowshoe

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Snowshoe

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Snowshoe

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Snowshoe
1 de 4
Gato Snowshoe

Voltar ao topo da página