menu
Partilhar

Gato Levkoy ucraniano

Atualizado: 8 março 2022
Gato Levkoy ucraniano

O gato levkoy ucraniano é uma raça do século 21 que ainda não é muito conhecida fora de seu local de origem e ainda não foi reconhecida pelas federações internacionais felinas. É uma raça de origem ucraniana que se originou do cruzamento de um don sphynx com a raça scottish fold. O resultado foi um gatinho sem pelos com as orelhas dobradas para frente.

Você quer conhecer todas as características do levkoy ucraniano? Bem, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir sua origem, personalidade, cuidados, saúde e onde adotar este felino encantador.

Origem
  • Europa
  • Ucrânia
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do levkoy ucraniano

O gato levkoy ucraniano é uma raça bastante recente, aparecendo na Ucrânia em 2004, após a criadora de gatos Elena Birjukova ter cruzado um gato don sphynx com um scottish fold. Como resultado, nasceu um gatinho sem pelos como o don sphynx, mas com as orelhas dobradas para frente como o scottish fold, e foi nomeado o 'primeiro levkoy'.

Sendo uma raça felina tão recente, ainda não é aceita como raça pelas principais organizações felinas, como a World Cat Federation (WCF) e The International Cat Association (TICA). Entretanto, é considerado como tal pelos clubes de criação na Ucrânia e na Rússia e em 2008 já havia mais de 200 gatos registrados somente nesses dois países.

Características do levkoy ucraniano

O levkoy ucraniano é um felino de porte médio, pesando entre 3,5 e 5 kg a fêmea e entre 4 e 7 kg o macho, com uma altura ao garrote entre 20 e 25 cm.

Além do fato de ser um gato sem pelos, ou com muito pouco pelo, e de suas orelhas estarem dobradas para frente, as principais características físicas do levkoy ucraniano são as seguintes:

  • Patas musculosas, finas e longas.
  • Rabo fino e esguio.
  • Tórax oval e largo.
  • Musculatura bem definida.
  • Numerosas rugas na cabeça e no corpo.
  • Face angulosa, em forma de cunha, um tanto achatada.
  • Ossos da bochecha proeminentes.
  • Bigodes pequenos, ligeiramente ondulados ou encaracolados.
  • Olhos grandes, inclinados, em forma de amêndoa, de cor clara.
  • Orelhas grandes, largas e dobradas para frente.

Cores do gato levkoy ucraniano

Por não ter pelo ou ter menos de 3 mm de pelo, as cores desta raça felina dependerão da cor da pele, que pode ser branca, marrom, preta ou cinza, e todos os padrões são aceitos. Elas são acompanhadas por rugas na superfície do corpo que caracterizam esta nova raça felina.

Personalidade do levkoy ucraniano

O gato levkoy ucraniano tem um temperamento alegre, sociável, afetuoso e, ao contrário de outras raças, adapta-se muito bem às mudanças, sofrendo menos episódios de estresse. Eles são muito apegados ao seu tutor favorito, a quem não hesitam em seguir pela casa. Da mesma forma, eles não gostam de ser deixados sozinhos, portanto, não é um gato para pessoas que passam muitas horas longe de casa.

É um gato muito curioso e inteligente que irá explorar exaustivamente cada canto da casa e novas aquisições. É importante que, por ser tão ativo e dependente, ele seja continuamente estimulado com brinquedos e interações. Ele é muito sociável e se dá bem com crianças e outros animais, então é uma boa ideia para ele viver com outros gatos ou cães, especialmente para que ele não se aborreça quando ficar sozinho.

Cuidados com o gato levkoy ucraniano

A primeira coisa a se destacar sobre os cuidados com o levkoy ucraniano é o cuidado com sua pele. Devido à ausência de pelo, o gato levkoy ucraniano está sob alto risco de queimaduras e danos causados por altas e baixas temperaturas. Por este motivo, no verão, ou se estiverem sob a luz direta do sol, é essencial aplicar protetor solar para protegê-los dos raios UV que podem queimá-los e promover o aparecimento de doenças de pele ou tumores como o carcinoma espinocelular. No inverno, devemos manter a casa a uma temperatura ambiente adequada e, se isso não for possível, devemos cobri-lo com cobertores e usar algum tipo de pelagem de gato para mantê-lo aquecido.

Com relação à higiene, ele não precisa ser lavado ou escovado, mas devemos limpá-lo com um pano úmido ou um lenço úmido para limpar a gordura que sua pele secreta naturalmente. Os olhos, dentes e ouvidos devem ser limpos com frequência para evitar infecções e inflamações. Além disso, devido à falta de pelos, tem um metabolismo acelerado que aumenta sua temperatura corporal para compensar essa falta de proteção, portanto devemos alimentá-lo com um alimento completo e equilibrado para a espécie felina, que inclui todos os nutrientes essenciais nas proporções corretas, além de oferecer-lhe uma quantidade maior do que outras raças de médio porte devido a suas altas necessidades e seu alto nível de atividade. Descubra o que os gatos comem neste outro artigo.

Sendo um gato tão dependente, ele precisa de tutores comprometidos que passem tempo suficiente com ele diariamente para brincar e interagir, bem como medidas de enriquecimento ambiental em casa, especialmente quando ele está em casa sozinho. Ele também precisa de pelo menos um poste de arranhar e uma caixa de areia com um tipo adequado de areia que não irrita sua pele delicada.

Saúde do gato levkoy ucraniano

A expectativa de vida do gato ucraniano levkoy varia entre 9 e 15 anos e, embora seja um gato forte e saudável, seus dois atributos característicos, ou seja, suas orelhas dobradas e falta de pelos, não trabalham a seu favor. Com relação às orelhas dobradas, este tipo de morfologia predispõe ao acúmulo de detritos e cera que favorece a proliferação e chegada de patógenos causadores de otite. Em relação à ausência de pelos, apresenta uma propensão a doenças dermatológicas e queimaduras. Por esta razão, é essencial que estes gatos tenham boa higiene dos ouvidos, que sua pele seja protegida com protetor solar e que sejam mantidos a uma boa temperatura para evitar resfriados e infecções.

Onde adotar um gato levkoy ucraniano?

Fora da Ucrânia e da Rússia, estes gatos não são muito conhecidos, portanto sua adoção é bastante difícil em abrigos ou refúgios locais, mas podemos sempre perguntar por aí e, quem sabe, talvez você fique encantado por qualquer outro gato que precise e mereça sua adoção da mesma forma que um levkoy ucraniano. No entanto, você sempre pode ir à internet e procurar por associações de resgate de raças ou associações de criadores de raça shynx ou scottish fold para ver se há um levkoy ucraniano entre eles.

Fotos de Gato Levkoy ucraniano

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Levkoy ucraniano

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Gato Levkoy ucraniano
1 de 3
Gato Levkoy ucraniano

Voltar ao topo da página