Partilhar

Gato Chartreux

Atualizado: 30 abril 2019
Gato Chartreux

De origem incerta, mas sem dúvida uma das raças de gato mais antigas do mundo, o gato Chartreux compartilhou sua história através dos séculos com personagens importantes, como o general Charles de Gaulle e os monges templários do principal mosteiro da França. Independente da origem, os felinos da raça de gato Chartreux são indiscutivelmente adoráveis, de caráter dócil e carinhoso e que conquistam o coração não só dos seus cuidadores como também de todos que conhece.

Nessa ficha do PeritoAnimal, te explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o gato Chartreux, te mostrando quais suas principais características e curiosidades, além de ressaltar quais os cuidados necessários e os principais problemas de saúde.

Origem
  • Europa
  • França
Classificação FIFE
  • Categoria III
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Chartreux: origem

Existem várias versões sobre a origem e a história do gato Chartreux, sendo que a mais aceita hoje em dia é que essa raça de gato provém da Sibéria ocidental, onde existia há milênios. Por isso, acredita-se que o gato Chartreux é uma das raças de gato mais antigas do mundo. Sabendo que são nativos da Sibéria também é possível entender o porquê da pelagem tão espessa, que servia para proteger e isolar o resto do corpo do animal do frio da região.

Outra história, essa explica a origem do nome desse felino, é que a raça de gato vivia junto a monges no mosteiro francês Le Grand Chartreux. Acredita-se que esses felinos foram criados a partir de uma seleção de gatos Azuis Russos com o fim de obter animais que apenas miassem, para que não distraíssem os monges em suas orações e tarefas.

O mosteiro teria sido fundado em 1084 e se considera que os ancestrais do gato Chartreux chegaram ao local por volta do século XIII, pois foi nessa época que os monges voltaram a seguir com a sua vida de rezas após terem batalhado nas Cruzadas santas. Os gatos dessa raça eram de tal importância para os residentes que foram apelidados com o nome do lugar. Eles tinham papeis fundamentais no mosteiro, como proteger os manuscritos e as dependências do templo de ratos. Outra história da origem do nome do gato Chartreux é que na França existia uma variedade de lã que se chamava "pile des Chartreux", cuja aparência se assemelhava muito ao pelo dessa raça de gato.

O que se pode dizer, com certeza, é que não foi até os anos 20 do século XX que o gato Chartreux participou pela primeira vez de exposições felinas. Além disso, durante a Segunda Guerra Mundial, essa raça de gato esteve à beira da extinção, por isso foram permitidos cruzamentos controlados do gato Chartreux com o gato British Shorthair. E não foi até 1987 que a TICA (International Cat Association) reconheceu oficialmente essa raça de gato, sendo seguida pela FIFE (Fédération Internationale Féline) e pela CFA (Cat Fanciers' Association) nos anos seguintes.

Gato Chartreux: características

O gato Chartreux apresenta uma variedade considerável em relação ao peso e tamanho. Isso se deve ao fato de que existem grandes discrepâncias entre fêmeas e machos dessa raça já que o gato Chartreux conta com um dimorfismo sexual muito mais marcado do que outras raças felinas. Assim, os machos costumam ter um tamanho de médio para grande com exemplares chegando a pesar até 7 quilos. Já as fêmeas são quase sempre de medianas para pequenas e não pesam mais do que 3-4 quilos.

Independente do gênero, o gato Chartreux tem um corpo robusto e musculoso, mas ao mesmo tempo ágil e flexível. As extremidades são fortes mas finas, em proporção com o resto do corpo, e os pés são largos e arredondados. A cauda desse tipo de felino tem um comprimento médio e a base é mais larga do que a ponta, que também é arredondada.

A cabeça de um gato Chartreux tem a forma de um trapézio invertido e a cara, contornos suaves, grandes bochechas, mas com uma mandíbula marcada e um sorriso que nunca parece sair do rosto devido a silhueta da boca. Por isso, essa raça de gato aparenta estar sempre alegre e sorridente. As orelhas do gato Chartreux são de tamanho médio e arredondadas nas pontas. Já nariz é reto e largo e os olhos, grandes, redondos e sempre dourados, o que resulta em um olhar muito expressivo. Uma curiosidade sobre os Chartreux é que os filhotes costumam nascer com os olhos de uma cor verde-azulada que vai se transformando em ouro por volta dos 3 meses de idade. A pelagem do gato Chartreux é densa e dupla, o que ajuda essa raça de gato a isolar o frio e a umidade do corpo, mas curta e de um tom azul-prateado.

Gato Chartreux: personalidade

O gato Chartreux é uma raça dócil, doce e delicada que se adapta muito bem a qualquer ambiente e convive sem nenhum problema com crianças ou com outros animais de estimação. Mesmo que se mostre mais carinhoso com os cuidadores e a família, esse felino é bastante sociável e aberto, fazendo sempre amizade com as visitas. O bichinho também é conhecido por gostar muito de jogos e brincadeiras.

Por causa de alguns comportamentos, o gato Chartreux já foi comparado muitas vezes com os cachorros, já que costuma seguir os cuidadores pela casa, querendo estar junto a eles em todos os momentos. Por isso também, o gato Chartreux ama passar horas deitado no colo das pessoas mais próximas a ele, assim como dormir com elas. Sabendo disso, se você costuma a passar muito tempo fora de casa, adotar um gato dessa raça pode não ser a melhor ideia.

Um felino desse tipo também é muito inteligente, tem uma personalidade equilibrada e uma paciência quase infinita, sendo praticamente impossível ver um gato Chartreux se comportando de maneira agressiva. Os exemplares dessa raça de gato não gostam de confrontos e brigas e, quando percebem que uma situação dessa pode acontecer, desaparecem ou se escondem até verem que o ambiente está mais tranquilo.

Gato Chartreux: cuidados

Devido à pelagem densa e dupla do gato Chartreux, é preciso estar atento ao cuidado do pelo do seu animalzinho, escovando diariamente para evitar a formação de bolas de pelo, que podem causar problemas sérios, como obstruções intestinais. Não é necessário dar banhos no seu gato Chartreux, mas quando precisar ser dado, é altamente recomendado tomar cuidado na hora de secar o felino, já que pode parecer que o pelo está seco, mas apenas superficialmente, o que pode provocar resfriados e até pneumonias.

Outros cuidados importantes que você deve ter com o seu gato Chartreux é manter a dieta sempre saudável e equilibrada e não esquecer de exercitá-los com brincadeiras e jogos apropriados. A boca e as orelhas do seu gato Chartreux também devem ser checadas frequentemente para o bem-estar geral do animal.

Gato Chartreux: saúde

O raça de gato Chartreux é bastante saudável, mesmo assim, é importante estar atento. Já foi comprovado que que essa raça de gato tende a acumular cera nos ouvidos, por isso, é importante perguntar ao veterinário qual a melhor maneira de limpar os ouvidos do seu gato corretamente, além de qual limpador auditivo é o mais recomendado. Uma atenção especial às orelhas do gato Chartreux pode prevenir o surgimento de infecções.

Outra doença que costuma aparecer particularmente nessa raça de gato é a luxação patelar, que também incide no gato-de-Bengala e que ataca as rótulas dos felinos, sendo mais fácil que essas se desloquem nos gatos Chartreux. Assim, não esqueça de realizar exames e um acompanhamento radiológico frequente.

No que diz respeito a alimentação também é importante prestar atenção na quantidade de comida que você dá ao seu gato Chartreux já que esses felinos costumam ser bem gulosos e têm a tendência de desenvolver sobrepeso ou até mesmo obesidade, ambos nocivos para a saúde do gato. No entanto, não se preocupe: com uma dieta saudável, equilibrada e com sessões regulares de jogos e exercícios físicos esse problema pode ser evitado.

Fotos de Gato Chartreux

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Chartreux

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Chartreux

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Chartreux
1 de 10
Gato Chartreux

Voltar ao topo da página