Comparações

Raças de cavalos americanos

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. 10 agosto 2023
Raças de cavalos americanos
Cavalos

Ver fichas de  Cavalos

As raças de cavalos americanos são um verdadeiro tesouro da história e cultura equestre dos Estados Unidos. Com uma ampla variedade de linhagens distintas, esses equinos cativam tanto os apaixonados por cavalos como os entusiastas da vida no campo. Desde os lendários mustangues, símbolos da liberdade selvagem do Oeste, até os imponentes puro-sangues Ingleses, conhecidos por sua agilidade em corridas, a diversidade dessas raças é simplesmente fascinante.

Descubra neste artigo do PeritoAnimal as diferentes raças de cavalos nativos dos Estados Unidos, suas caracteríticas e fotos. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Raças de cachorros Pitbull
Índice
  1. Mustang
  2. Tennessee walking horse
  3. Standardbred
  4. Quarto de milha
  5. Colorado Ranger
  6. Florida Cracker Horse
  7. Appaloosa
  8. Rocky Mountain Horse
  9. Quarab
  10. Outras raças de cavalos americanos
Ver mais >>

Mustang

O mustang ou mustangue, como é chamado no Brasil, é uma das raças de cavalos americanos mais emblemáticas dos Estados Unidos. Com origens que remontam aos cavalos trazidos pelos colonizadores espanhóis, esses equinos desenvolveram uma notável adaptabilidade e resistência. Conhecidos por sua aparência majestosa, força impressionante e espírito indomável, os mustangues se alimentam de plantas lenhosas e arbustos e seu peso varia entre 340 e 450 kg, proporcionando a esses animais a força e resistência necessárias para percorrer grandes distâncias em busca de alimento e água.

Conheça nosso artigo com diversas frases sobre cavalos!

Raças de cavalos americanos - Mustang

Tennessee walking horse

O tennessee walking horse, ou tennessee walker, é uma distinta raça de cavalo conhecida por seu passo característico de quatro tempos e elegante movimentação. Originada no final do século XVIII, resultou do cruzamento entre os cavalos Narragansett Pacers e Canadian Pacers do leste dos Estados Unidos, com os gaited Spanish Mustangs do Texas.

Descubra 10 curiosidades sobre cavalos neste outro artigo.

Raças de cavalos americanos - Tennessee walking horse

Standardbred

Trata-se de uma das raças de cavalos de corrida americanos nativos dos Estados Unidos, também conhecida na Argentina como American Trotter. Para obter a raça foram feitos vários cruzamentos entre cavalos da Europa e locais. Seu uso é especificamente como cavalo de corrida de trote e trote, sendo ágil, rápido e também de bom caráter. Se parece bastante com os cavalos de corrida, com um boa postura, corpo alongado, com músculos fortes. Mede entre 1,45 e 1,65 m de altura. Pode ter diversas pelagens, embora principalmente, a mais conhecida seja a zaina, que é castanha escura e sem manchas. As outras são alazãs, gateadas e rosilhas.

Raças de cavalos americanos - Standardbred

Quarto de milha

O american quarter horse ou quarto de milha, em português, é uma raça antiga de cavalo americano, criada no que hoje se conhece como a costa leste dos Estados Unidos, na época da colonização. É uma combinação de cavalos ingleses, orientais e espanhóis. O nome foi dado porque naturalmente corriam um quarto de milha. É usado para o esporte, mas também para o trabalho por sua força e bom caráter. A cabeça é curta, mas forte, e com uma testa larga.

O pescoço é longo, com músculos fortes, assim como os das extremidades. Tem uma altura entre 1,40 e 1,65 m, enquanto que o peso varia de 500 a 600 kg. Embora possa ter padrões brancos na cabeça e nos membros, as pelagens aceitas são alazãs, zainas, tordilhas, rosilhas e mouras.

Raças de cavalos americanos - Quarto de milha

Colorado Ranger

O colorado ranger é uma raça de cavalo originária das planícies altas do Colorado, nos Estados Unidos. Descendentes de garanhões turcos importados para a Virgínia no final do século XIX, eles foram posteriormente cruzados com cavalos de fazendas em Nebraska e Colorado. A raça tem altura média de 147 a 163 cm e pode ser de qualquer cor sólida.

Raças de cavalos americanos - Colorado Ranger

Florida Cracker Horse

O florida cracker horse é uma raça de cavalo americana criticamente ameaçada originária do estado da Flórida, nos Estados Unidos. É geneticamente e fisicamente similar a muitos outros cavalos de estilo espanhol, especialmente aqueles do grupo de cavalos coloniais espanhóis, incluindo o Banker horse da Carolina do Norte e o Carolina Marsh Tacky da Carolina do Sul. Este cavalo é uma raça de passo conhecida por sua agilidade e velocidade.

Raças de cavalos americanos - Florida Cracker Horse

Appaloosa

É uma raça de cavalo bastante popular, que tem uma história de cerca de 200 anos, relacionada com tribos da época. O nome está relacionado ao rio Palouse, nos Estados Unidos, de onde é a raça. Desde 1938 existe Appaloosa Horse Club, uma associação que tem buscado aprimorar a raça.

Basicamente as cores são combinações de claras e escuras, e como característica distintiva é a pele manchada, sendo aceitas as seguintes pelagens: leopardo, manchado no lombo, lombo claro e crinas escuras, floco de neve, gota d'água e mármore. Lamentavelmente, eles são usados para o trabalho e também ao que se conhece como charrería ou rodeios com cavalos.

Raças de cavalos americanos - Appaloosa

Rocky Mountain Horse

É uma raça própria das Montanhas Rochosas dos Estados Unidos, que tem sido popular não somente neste país, mas também na Europa, para onde foi levada. Ela tem uma tamanho médio, entre 1,43 y 1,63 m; é muito elegante e embora possa ter qualquer cor sólida, é muito apreciada quando é marrom chocolate, com crina e cauda claras. É um cavalo resistente, mas às vezes é delicado e desfruta da companhia humana por seu caráter geralmente tranquilo. Naturalmente tem um andar suave que pode ir entre 7 até 20 km/h.

Raças de cavalos americanos - Rocky Mountain Horse

Quarab

O quarab é uma raça de cavalo americana resultado do cruzamento entre cavalos árabes, american quarter e paint horses. Existem três tipos reconhecidos: straight, stock e pleasure. A Associação Internacional do Cavalo Quarab lidera sua criação. Para registro, os cavalos precisam ter pelo menos 1/8 de sangue árabe e stock. São conhecidos por suas características únicas e versatilidade, combinando a agilidade e elegância dos cavalos árabes com a força e robustez dos quarto de milha e paint horses. Sua história remonta a cruzamentos antigos, mas a raça ganhou reconhecimento oficial em 1999.

Raças de cavalos americanos - Quarab
Imagem: Divulgação/Sara Landvogt

Outras raças de cavalos americanos

Depois de ter visto 10 exemplos anteriores de tipos de cavalos americanos, entre os quais incluímos raças de cavalos de corrida americanos e cavalos selvagens americanos, a seguir vamos apresentar outros breves nomes. Assim você poderá conhecer mais!

  • American Cream Draft
  • Bashkir curly
  • Blazer horse
  • Camarillo white horse
  • Carolina Marsh Tacky
  • Cavalo Nokota
  • Outer Banks wild horse
  • Kiger
  • Missouri Fox Trotter
  • Morab
  • Morgan
  • Mountain Pleasure
  • National show horse
  • Nokota horse
  • Paint horse
  • Racking horse
  • Saddlebred americano
  • Spotted Saddle Horse
  • Standardbred
  • Tiger horse
  • Virginia Highlander

Talvez você também tenha interesse em conhecer tudo sobre a anatomia dos cavalos.

Texto realizado em parceria com Nick A. Romero H.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cavalos americanos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • Tissera, J., Losinno, L., Aguilar, J. y Ludueña, R. (2009). Razas equinas. Guía de trabajos prácticos. Disponível em: https://www.produccion-animal.com.ar/produccion_equinos/curso_equinos_I/22-razas_equinas_2009.pdf
  • PBS. American horses. Disponível em: <https://www.pbs.org/wnet/nature/about-american-horses/26867/>. Acesso em 3 de agosto de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Divulgação/Sara Landvogt
1 de 10
Raças de cavalos americanos