Curiosidades do mundo animal

Anatomia do cavalo

 
Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. 7 junho 2023
Anatomia do cavalo
Cavalos

Ver fichas de  Cavalos

Os cavalos são mamíferos ungulados da ordem dos perissodáctilos, caracterizados por possuírem dedos ímpares nas patas. Particularmente, os cavalos (Equus ferus caballus) apoiam-se somente em um dedo.

Os cavalos, devido à sua domesticação e ao uso que o ser humano faz dele, têm tendência a sofrer de problemas musculares e ósseos. De fato, existem partes de seu corpo que podem sofrer lesões facilmente evitáveis, sendo necessário conhecer sua anatomia e fisiologia.

Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre a anatomia do cavalo, examinando sua morfologia externa, conhecendo as suas partes, sua estrutura óssea e muscular.

Também lhe pode interessar: Origem e evolução do cavalo

Índice

  1. Anatomia do cavalo
  2. Músculos do cavalo
  3. Esqueleto do cavalo

Anatomia do cavalo

A anatomia do cavalo ou morfologia externa se divide em cabeça, pescoço, tronco e extremidades.

Anatomia da cabeça do cavalo

A cabeça do cavalo é a parte mais expressiva deste animal. Tem forma de pirâmide quadrangular, com base na nuca. A posição da cabeça em relação ao pescoço deve ser de cerca de 90º.

Em cavalos de corrida a cabeça tende a estar mais horizontal, o que facilita que o animal tomar grandes inspirações de ar através das narinas. Os cavalos de rédeas ou de tração costumam ter a cabeça numa posição mais vertical, o que dificulta a visão. Além disso, pela posição de seus olhos, eles têm dois pontos cegos, um logo atrás e outro à frente.

A cabeça do cavalo está dividida em várias regiões:

  • Testa ou fronte: localizada na parte superior da cabeça, a testa limita-se com a nuca, as orelhas, a parte frontal e os olhos.
  • Frontal ou região entre os olhos: é a área alongada e rígida entre os olhos, abaixo da testa e ao lado das bochechas.
  • Chanfro: localizado longitudinalmente ao lado da região entre os olhos e limita-se com os olhos e as narinas.
  • Bacias ou fossas temporais: são duas depressões de cada lado das sobrancelhas.
  • Têmpora: região entre os olhos e as orelhas.
  • Olhos: separados entre si, cercados pela têmpora, a testa, o chanfro, a região entre os olhos e as bochechas.
  • Bochechas: parte lateral da cabeça.
  • Barba: comissuras dos lábios.
  • Belfos: lábio inferior, engrossado e muito sensitivo.
  • Queixo: parte lateral traseira da mandíbula do cavalo.

Anatomia do pescoço do cavalo

O pescoço do cavalo tem formato de trapézio, com uma base mais estreita na junção com a cabeça e mais larga no tronco, embora possam existir variações de acordo com a raça. Ocorre o mesmo com a região superior do pescoço, onde estão localizadas as crinas, que podem ser retas, côncavas ou convexas, de acordo com a raça. Os machos costumam ter suas crinas mais abundantes que as das fêmeas.

Às vezes, o pescoço pode apresentar uma convexidade muito acentuada perto da cabeça, sendo chamado de "pescoço de cisne". O pescoço tem uma função muito importante no equilíbrio e atividade do cavalo, dependendo de sua posição em relação a cabeça.

Anatomia do tronco do cavalo

O tronco do cavalo é a maior região de seu corpo. De acordo com sua genética e raça, a forma e a robustez do tronco varia, dando ao cavalo as mais diferentes características.

O tronco do cavalo se divide em:

  • Crista: é uma região alta e musculosa, logo após o pescoço e a inserção das crinas. A altura de um cavalo é medida deste ponto até o solo.
  • Dorso: é a região que é limitada pela crista na frente, as laterais de ambos os lados e o lombo atrás.
  • Lombo: é a região dos rins, limitando-se com o dorso e a garupa.
  • Garupa: é a área mais posterior das costas. É limitada pela cauda, o lombo e, lateralmente, com as ancas.
  • Calda: é uma região apendicular, coberta de crinas. É utilizada para comunicação e para espantar insetos irritantes.
  • Anca: fica ao lado da garupa, junto das coxas.
  • Peito: abaixo do pescoço. Possui uma linha vertical central que separa dois grandes músculos.
  • Axilas: área abaixo das patas dianteiras.
  • Canelas: é onde a barrigueira é colocada, limitam-se na frente pelas axilas, atrás com o ventre e, lateralmente, com os lados.
  • Ventre: deve ser pouco volumoso e não pendente. O ventre varia de acordo com o sexo, idade, exercício físico, etc.
  • Lados: é a região das costelas.
  • Ilhargas: é área localizada atrás dos lados, sobre o ventre e anterior as ancas.

Anatomia das extremidades do cavalo

A anatomia das extremidades do cavalo está desenhada para aguentar o peso do animal, sobre todas as patas dianteiras. São elas que aguentam a maior parte do peso corporal.

As regiões principais das extremidades são:

  • Costas: limita-se com o pescoço, os lados e com a crista. É uma região muscular.
  • Ombro: é a área onde a escápula se junta ao úmero.
  • Braço: limita-se com as costas e o antebraço. É a primeira região da extremidade.
  • Cotovelo: é a articulação úmero-radial-unar.
  • Antebraço: está limitado acima pelo braço e pelo cotovelo, e abaixo pelo "joelho".
  • Joelho: É uma das áreas mais importantes do cavalo, pode sofrer muitas lesões. Apesar de se chamar joelho, na verdade, é a região do carpo.
  • Canela: área entre o "joelho" e o boleto do cavalo. Essa região cresce até que o cavalo tenha dois anos. Limita-se abaixo com o tendão.
  • Tendão: aqui passam os principais tendões e ligamentos da pata. Limita-se abaixo com o boleto do cavalo.
  • Boleto: localiza-se entre a canela e a quartela. Na parte posterior está o apêndice córneo, vestígio de dedos primitivos.
  • Quartela: é a área de pele antes do casco. Tem um ângulo de 45º em relação ao solo.

As extremidades posteriores ou patas traseiras do cavalo têm regiões diferentes das dianteiras a partir da canela pra cima, após a canela as áreas são as mesmas.

As regiões diferentes são:

  • Coxa: área musculosa que limita o flanco, o joelho e a anca.
  • Joelho: aqui encontramos o joelho verdadeiro. Onde o fêmur se une com a tíbia através da patela.
  • Perna: entre o joelho e o boleto.
  • Jarrete: é a região entre a perna e a canela. É uma área importante porque suporta o esforço de tração ou impulso durante o trote.

Músculos do cavalo

Seguindo com a anatomia do cavalo, falaremos sobre sua musculatura. Como no resto dos animais, os músculos, junto com os ossos, ligamentos e tendões, permitem com que o animal se mova. A musculatura é formada pelo músculo liso, que reveste o tubo digestivo ou vísceras, pelo músculo estriado, que são os músculos motores que podem ser movidos voluntariamente e pelo músculo cardíaco, que forma o coração.

O cavalo tem por volta de 500 músculos em seu corpo. Somente nas orelhas ele tem 16 músculos. A região da cabeça é muito importante, já que é a área pela qual o cavalo recebe a maior parte das informações do ambiente, além de transmiti-las. Faz parte da linguagem dos cavalos. Todos os músculos que um cavalo possui na cabeça são úteis para gesticular, mover os olhos, mastigar, agarrar objetos ou comida com os lábios, etc.

Por outro lado, a região da canela apresenta pouca musculatura, em seu lugar existem oito tendões e um ligamento. Lesões nessa região podem produzir claudicação que exigirá meses de reabilitação.

Neste artigo você confere frases sobre cavalos.

Esqueleto do cavalo

Os cavalos têm aproximadamente 205 ossos. Desses, 46 são vértebras, sendo 7 cervicais (pescoço), 18 torácicas (tórax), 6 lombares e 15 caudais. A primeira vértebra cervical é conhecida como atlas. Essa vértebra se une ao crânio e corresponde à nuca do cavalo. A segunda vértebra é chamada áxis, ela se articula com a primeira vértebra e permite ao cavalo mover a cabeça lateralmente.

As vértebras torácicas são muito superficiais e, por serem da região onde a sela é colocada, têm tendência a sofrer certas patologias, assim como as vértebras lombares, onde fica a garupa do cavalo. As vértebras caudais correspondem a cauda.

Os cavalos têm 36 costelas, 18 de cada lado. O esterno é formado por um osso e o crânio por 34, incluindo os ossículos do ouvido médio.

Os membros torácicos e pélvicos são compostos por 40 ossos a cada conjunto. Diferentemente de outras espécies animais, os cavalos não possuem clavículas, então o membro diante se une diretamente às escápulas (ossos das costas) por meio de músculos, tendões e ligamentos.

Um membro torácico é formado pelos seguintes ossos: escápula, úmero, ulna e radio, carpo (correspondente ao "joelho dianteiro" do cavalo, que é na verdade o osso do pulso), metacarpo, primeira falange, segunda falange e cerne (interior do casco). Os cavalos, como animais ungulados perissodáctilos que são, apoiam-se sobre apenas um dedo.

Cada membro pélvico é composto pelos ossos da pelve e da extremidade. Os ossos da pelve são ísquio e ílio. Os ossos da pata traseira são o fêmur, patela, tíbia, ossos tarsais (tornozelo), metatarso, sesamoide, primeira falange, segunda falange, osso navicular e terceira falange.

Agora que você sabe tudo sobre a anatomia do cavalo, não perca este outro artigo para conhecer curiosidadessobre os cavalos.

Anatomia do cavalo - Esqueleto do cavalo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Anatomia do cavalo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Budras, K. D., Sack, W. O., & Röck, S. (2012). Anatomy of the Horse: with Aaron Horowitz and Rolf Berg. Schlütersche.
  • Budras, K. D., Sack, W. O., & Rock, S. (2003). Anatomy of the horse: an illustrated text. Schlütersche.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Anatomia do cavalo