menu
Partilhar

Spitz de norrbotten

Atualizado: 5 agosto 2021
Spitz de norrbotten

Os cachorros spitz de norrbotten são uma raça originária da Suécia que tinham como objetivo fundamental a caça e o trabalho. É uma raça de porte médio que precisa de muita atividade física diária, sendo ideal para os ambientes rurais. Apresentam uma boa personalidade, embora o adestramento possa ser complicado sem ajuda profissional.

Continue lendo esta raça de cachorro do PeritoAnimal para conhecer todas as características do spitz de norrbotten, sua origem, personalidade, cuidados, educação e saúde.

Origem
  • Europa
  • Suécia
Classificação FCI
  • Grupo V
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do spitz de Norrbotten

O cachorro spitz de norrbotten é uma raça originária do norte de Bótnia, Suécia, especificamente o condado de Norbotten, de onde vem seu nome. Sua origem remonta ao século XVII. Esta raça foi pensada especificamente para seu uso na caça, mas também para o pastoreio do gado, para puxar trenós e carroças, como cão de guarda de fazendas e ranchos e até como animal de companhia.

A raça quase foi extinta durante a Primeira Guerra Mundial, mas como alguns desses cachorros foram mantidos em ranchos suecos, a raça foi capaz de persistir e os programas de criação da raça começaram durante os anos 1950 e 1960. No ano de 1966, a Federação Cinológica Internacional aceitou o spitz de norrbotten como raça e em 1967 o Kennel Club sueco registrou a raça e seu novo padrão. Atualmente, cerca de 100 cachorros são registrados a cada ano na Suécia.

Características do spitz de Norrbotten

Os spitz de norrbotten não são cachorros grandes, mas de porte pequeno-médio que medem até 45 cm de altura entre os machos e 42 entre as fêmeas. Os machos pesam entre 11 e 15 kg e as fêmeas entre 8 e 12. São cachorros com uma forma corporal que se assemelha a um quadrado, com uma constituição esguia e os membros anteriores fortes com ombros retos. O peito é profundo e longo e o ventre retraído. As costas são curtas, musculosas e fortes e a garupa é longa e larga.

Continuando com as características do spitz de norrbotten, a cabeça é forte e em forma de cunha, com crâneo achatado, a depressão nasofrontal bem marcada e uma testa um tanto arqueada. O focinho é pontudo e as orelhas são retas e de inserção alta, de tamanho pequeno e com a ponta moderadamente arredondada. Os olhos são amendoados, grande e oblíquos.

A cauda é bem peluda e se curva sobre seu dorso, tocando um lado da coxa.

Cores do spitz de norrbotten

A pelagem é curta, mais longa na parte posterior das coxas, nuca e sob a cauda. É de dupla camada, sendo a camada externa rígida ou semirrígida e a interna suave e densa. A cor da pelagem deve ser branca com grandes manchas de cor trigo em ambos os lados da cabeça e orelhas. Não são aceitas outras cores nem padrões.

Personalidade do spitz de norrbotten

Os spitz de norrbotten são cachorros muito leais, dedicados, trabalhadores e sensíveis. Seu ambiente ideal são os locais rurais onde podem desenvolver uma atividade de moderada a intensa devido à sua origem como cão de caça.

Eles adoram correr, brincar, fazer exercícios e estar em constante movimento. São cachorros alegres que protegem bem seu lar e os seus entes queridos. São muito inteligentes e vivaces, além de obedientes, carinhosos, dóceis e tolerantes com as pessoas de todas as idades. No entanto, a excessiva solidão ou tranquilidade os causará ansiedade e podem se tornar ladradores e destrutivos.

Educação do spitz de norrbotten

Os spitz de norrbotten são muito independentes por serem cães de trabalho e de caça, não precisam das decisões de um humano para agir, portanto treiná-los pode ser um desafio. Por este motivo, se você não tem experiência no adestramento canino, o melhor é contratar um profissional para que estabeleça um plano de trabalho. Claro, não recomendamos desconsiderar totalmente este processo, aconselhamos envolver-se com o adestrador/a para fazer parte da educação, pois nesses casos não só o cachorro deve ser educado, mas também o humano para o entender.

Independentemente de ir ou não a um profissional para adestrar o spitz de norrbotten, o mais adequado nesse cachorro, e para qualquer animal, é optar pelo adestramento positivo, que é baseado em reforçar os bons comportamentos. Não devemos castigar ou brigar porque isso só pioraria a situação.

Cuidados do spitz de norrbotten

Por ser um cachorro que originalmente era caçador e de trabalho, embora hoje em dia conviva conosco em nossas casas, requer muita atividade diária e liberar toda sua energia, por isso necessita de cuidadores ativos e com tempo para dedicar ao seu cachorro. Precisam de ambientes rurais ou longos passeios, muitos jogos, atividades e saídas ao ar livre.

Para cuidar de um spitz de norrbotten de maneira adequada, sua necessidade de fazer exercícios deve ser sempre atendida. O restante dos cuidados são os comuns para todos os cachorros:

  • Higiene dental para prevenir o tártaro e doenças periodontais, bem como outros problemas dentais.
  • Higiene do canal auditivo para prevenir as dolorosas otites.
  • Escovação frequente do pelo para retirar o pelo morto e sujeira acumulada.
  • Banhos quando for necessário por questões higiênicas.
  • Desparasitação de rotina para evitar parasitas internos e externos que, por sua vez, podem veicular outros agentes infecciosos que causam outras doenças.
  • Vacinação de rotina para prevenir o desenvolvimento de doenças infecciosas comuns nos cachorros, sempre seguindo a recomendação do especialista.
  • Alimentação equilibrada destinada para a espécie canina e com a quantidade suficiente para cobrir suas necessidades energéticas diárias de acordo com suas condições particulares (idade, metabolismo, condições ambientais, estado fisiológico, etc.).
  • Enriquecimento ambiental na casa para evitar que fique entediado ou estressado.

Saúde do spitz de norrbotten

Os spitz de norrbotten são cachorros muito fortes e saudáveis, com uma expectativa de vida de até 16 anos. No entanto, embora gozem de boa saúde, podem adoecer de qualquer doença que afeta a espécie canina, seja transmitida por vetores, doenças orgânicas ou processos tumorais.

Embora não sofram especialmente de doenças hereditárias específicas nem defeitos congênitos, nos últimos anos foram encontramos exemplares com ataxia cerebelar progressiva. Esta doença consiste em uma degeneração do sistema nervoso, especificamente do cerebelo, que controla e coordena os movimentos. Os cachorros nascem normais, mas após 6 semanas de vida, os neurônios cerebelares começam a morrer. Isso traz como consequência sinais cerebelares nos primeiros anos de vida, como tremores de cabeça, ataxia, quedas, contrações musculares e, em estados avançados, incapacidade de se mover. Portanto, antes de cruzar dois spitz de norrbotten, o DNA dos progenitores deve ser analisado a fim de detectar essa doença e evitar seus cruzamentos, que passariam a doença aos seus descendentes. No entanto, do PeritoAnimal, sempre recomendamos a esterilização.

Onde adotar um spitz de norrbotten?

Se você acha que é apto para ter um cachorro dessa raça por ter tempo e desejo para que ele tenha sua ração diária de exercícios e brincadeiras, o próximo passo é perguntar em abrigos e refúgios locais sobre a disponibilidade de um cachorro. Se não for o caso, podem buscar associações na Internet responsáveis por resgatar cães dessa raça ou vira-latas.

Dependendo da localização, a probabilidade de encontrar um cachorro assim será reduzida ou aumentará, sendo mais frequentes pela Europa e praticamente inexistentes em outros continentes, como em quase todos os países das Américas. Em qualquer caso, recomendamos não descartar a opção de adotar um cachorro mestiço. Na hora de escolher um companheiro canino, o mais importante não é sua raça, mas que possamos atender todas as suas necessidades.

Fotos de Spitz de norrbotten

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Spitz de norrbotten

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Spitz de norrbotten
1 de 2
Spitz de norrbotten

Voltar ao topo da página