Partilhar

Ratonero Valenciano ou Gos Rater Valencià

Atualizado: 28 fevereiro 2020
Ratonero Valenciano ou Gos Rater Valencià

Historicamente utilizado para acabar com pragas de roedores que prejudicam fazendeiros e camponeses, os Ratoneros Valencianos ou Gos Rater Valencià, como são conhecidos na comunidade Valenciana, eram frequentes em casas e fazendas rurais, bem como em armazéns e silos, onde protegiam as colheitas e os grãos. Atualmente, eles prosseguiram para os lares das cidades grandes e pequenas, fazendo parte de muitas famílias que os adoram por sua personalidade animada e seu desejo de aventura. Eles são companheiros fiéis e inteligentes quando se sabe controlar seu acentuado nervosismo. Vamos te contar tudo isso e muito mais neste artigo do PeritoAnimal, então continue lendo para conhecer as características do cachorro Ratonero Valenciano.

Origem
  • Europa
  • Espanha
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Tipo de pelo

Ratonero Valenciano: origem

Sua remota origem data do século XVI, quando alguns relatos da época o retratavam como um animal próprio de camponeses e donos de terras. Ao longo dos anos, seu nome mudou, dado que durante o século XVII também foi chamado de "gos albellons", ou seja, "cachorro de valas", literalmente, "cachorros pequenos que servem para latir a quem passa ou quem vai entrar em uma casa"; anteriormente era também conhecido como "canis villicus" ou "cachorro da horta", o que remarca seu papel no ambiente natural. Outras denominações são "ratero valenciano".

Devido às suas grandes habilidades como caçadores, os cachorros Ratoneros Valencianos eram usados para caçar roedores como o rato da água, muito apreciado naquela época de escassez por seu uso no consumo, sendo usado em elaborações tão comuns quanto a conhecida paella.

A raça foi oficialmente reconhecida em 2004 pela Federação Canina Espanhola, embora já tenha estreado em uma exposição canina em 1994 e o Clube Espanhol do Ratonero Valenciano - CERVA tenha sido posteriormente criado. Atualmente, a raça ainda não é reconhecida pela Federação Cinológica Internacional.

Ratonero Valenciano: características

A raça Ratonero Valenciana foi listada como parte do Grupo 3, seção 1: Terriers grandes e médios. Apesar desta categoria, é uma raça pequena, já que seu peso ideal está entre 4 e 8 kg, e sua altura é geralmente entre 30 e 40 cm nos machos e entre 29 e 38 cm nas fêmeas.

Seu corpo é quadrado e fibroso, com membros retos e esbeltos. Infelizmente, sua cauda geralmente é amputada, mantendo algumas das primeiras vértebras, no entanto, deve-se notar que esta é uma prática cruel e desnecessária, que prejudica seriamente a socialização do animal pois impede que a cauda seja usada como método de comunicação, além de possíveis razões de saúde. Da mesma forma, a amputação de cauda e das orelhas é proibida em muitos países.

Por outro lado, e continuando com as características físicas do Ratonero Valenciano, suas orelhas são triangulares e eretas, bastante proeminentes em comparação com seu rosto estreito, com uma forte mordida em tesoura. Com olhos castanhos e ovais, que não se projetam da cabeça, sua pelagem pode ser de diversas cores, como preto, branco, chocolate, fogo ou canela, sendo frequentes os indivíduos tricolores, normalmente preto com fogo e manchas brancas. O pelo é curto, com no máximo 2 cm de comprimento e fino.

E para finalizar, embora possam parecer praticamente iguais, muitas pessoas confundem o Ratonero Valenciano com o Ratonero Andaluz, já que suas cores costumam ser as mesmas e a aparência física também. No entanto, existe uma grande diferença entre eles que é seu tamanho, sendo os Valencianos considerados cachorros pequenos, como dissemos, e os Andaluzes médios.

Ratonero Valenciano: personalidade

Os Ratoneros Valencianos são animais muito ativos e inquietos que precisam de atividades e brincadeiras. São excelentes guardiões, pois latem para estranhos que ousam se aproximar da casa e a manterão segura, já que são corajosos e não têm medo de estranhos. Além disso, são excelentes companheiros de brincadeira para crianças, desde que ambos sejam educados em respeito mútuo e seu relacionamento se baseie em amor e diversão.

Obviamente, quando falamos sobre a personalidade do cachorro Ratonero Valenciano, não podemos ignorar que estes são animais muito inteligentes, que têm sido usados desde os tempos antigos no campo e na caça, mas que hoje também foram incorporados em vários setores, como é o caso dos animais de terapia. Da mesma forma, eles são carinhosos, curiosos e nervosos, e é por este último traço que são especialmente recomendados para a convivência com crianças.

Ratonero Valenciano: cuidados

Como em todas as raças, você deve observar os olhos, nariz, boca, pernas e ouvidos do seu Ratonero Valenciano. Não é um animal que solta muito pelo, mas uma escovação semanal reduz ainda mais a quantidade de pelos que podem ser liberados pela casa. Além disso, é vital fornecer a atividade física necessária para manter a calma e o equilíbrio, por isso será necessário levá-lo para passear e passar um tempo praticando jogos que lhe permitam liberar sua energia correndo e pulando. Tudo isso é especialmente necessário para os animais que vivem em apartamentos ou áreas urbanas, porque, apesar de se adaptar perfeitamente à vida em um apartamento, você deve ter cuidado para que ele tenha as horas de atividade necessárias. Lembre-se de que é uma raça de cachorros muito ativos e nervosos.

Outro dos cuidados do cachorro Ratonero Valenciano é a dieta, já que sua alimentação deve ser balanceada e equilibrada, sempre em função de seu nível de atividade e seu estado de saúde, para evitar que sofra com obesidade. Da mesma forma, é necessário realizar revisões veterinárias frequentes e seguir as diretrizes de vacinas estabelecidas. Por ser um cachorro de tamanho pequeno, é propenso ao acúmulo de tártaro, por isso também recomenda-se limpar bem seus dentes e realizar higienes dentais quando for necessário.

Ratonero Valenciano: educação

Devido à sua personalidade curiosa, é fácil capturar a atenção do Ratonero Valenciano e ensinar a ele vários truques e habilidades, sendo bastante frequente ver cachorros desta raça em provas de agility, já que a mistura que eles possuem de velocidade, agilidade e docilidade os torna excelentes competidores desse tipo de circuito. De fato, esse tipo de atividade, bem como a educação avançada, ajuda a manter o Ratonero Valenciano estimulado mental e fisicamente, por isso são mais do que recomendadas para evitar ter um cachorro hiperativo, estressado ou ansioso.

Deve-se levar em conta que, por serem Terriers, podem ser animais especialmente territoriais. Portanto, se você deseja incorporar um novo cachorro à casa, deve seguir algumas diretrizes para evitar possíveis sustos e visitas urgentes ao veterinário. Uma vez que os Ratoneros Valencianos não se assustam com ninguém, se enfrentarem um cachorro maior, por exemplo, podem sair feridos.

Sobre a educação básica do cachorro Ratonero Valenciano, será fundamental socializá-lo corretamente para prevenir problemas como o mencionado anteriormente e para conseguir que se mantenha equilibrado. Além disso, devido à sua inteligência e personalidade muito ativa, não será difícil realizar os comandos básicos de convivência, sempre através do reforço positivo. Os castigos e gritos jamais trazem bons resultados.

Ratonero Valenciano: saúde

Geralmente, os Ratoneros Valencianos são cachorros muito fortes, com uma saúde de ferro, mas ainda assim, como em qualquer outra raça, você precisa estar atento para detectar e evitar vários problemas. Devido ao seu pelo curto e fino, é necessário ter cuidado em períodos de frio, pois seu animal ficará mais exposto à hipotermia.

As doenças hereditárias mais frequentes são a displasia de quadril ou de cotovelo, a doença de Von Willebrand, que afeta a capacidade de coagulação do sangue, o e o hipotiroidismo. Para detectá-las a tempo, é essencial fazer uma medicina preventiva adequada, visitando o veterinário regularmente e seguindo as instruções do especialista.

Fotos de Ratonero Valenciano ou Gos Rater Valencià

Vídeos relacionados com Ratonero Valenciano ou Gos Rater Valencià

1 de 3
Vídeos relacionados com Ratonero Valenciano ou Gos Rater Valencià
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Ratonero Valenciano ou Gos Rater Valencià

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Ratonero Valenciano ou Gos Rater Valencià

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 comentário
A sua avaliação:
Jerônimo Bispo dos Santos
Por favor, ganhei um cachorrinho de presente mas não sei como definir sua raça, ele tem muitas características e aparência do Ratonero Valenciano, como posso tirar essa dúvida. Ajudem-me por favor.

Ratonero Valenciano ou Gos Rater Valencià
1 de 3
Ratonero Valenciano ou Gos Rater Valencià

Voltar ao topo da página