menu
Partilhar

Poodle gigante (caniche gigante)

Atualizado: 31 março 2021
Poodle gigante (caniche gigante)

Quando se fala do poodle, poucos sabem que existem quatro tipos diferentes de acordo com seu tamanho. Do menor ao maior encontramos o poodle toy, o poodle anão, o poodle médio e o poodle gigante ou standard. Este último é do que se trata este artigo e do qual parecem ter sido obtidos os demais cães dessa raça de tamanho menor. O caniche grande ou poodle standard é um cachorro majestoso, elegante e fino que há séculos acompanha pessoas da mais alta classe social, nobres e aristocratas. É um cão originário da França e descendente do cão barbet.

Continue lendo este artigo de PeritoAnimal para conhecer todas as características do poodle gigante, um cachorro que se adapta a qualquer lar, mas que precisa de uma boa dose diária de caminhada ou exercícios. É uma das melhores raças em termos de educação e se destaca por sua grande inteligência. Apresenta uma expectativa de vida bastante longa, mas deve-se levar em consideração e prevenir certos problemas de saúde comuns na raça.

Origem
  • Europa
  • França
Classificação FCI
  • Grupo IX
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do poodle gigante

O caniche, também chamado poodle, é uma raça que provém do cachorro barbet ou cão d'água francês, por isso se originou na França. Pensa-se que "poodle" vem de "pudel", palavra alemã que significa “aquele que brinca na água”, enquanto o termo "caniche" vem de "canichons" e se refere a "patinho" ou "pato pequeno" e é o termo que recebem os cachorros barbets de tamanho menor.

O caniche gigante foi criado para caçar patos ou cisnes, mas ao longo de sua história desempenhou diferentes funções e foi utilizado também como cão de circo até se tornar o popular cachorro de companhia que é hoje em dia. Assim, a partir do século XVI começou sua ascensão por sua beleza e inteligência e até mesmo em obras de arte de Goya ou Albrecht Dürer e nos tempos de Luís XVI da França, era muito comum sua presença na corte deste país. Durante a Guerra Franco-Prussiana, entre 1870 e 1871, começou a difusão da raça, sendo destinada a milionários e aristocratas. A partir do século XIX, os estilistas começaram a criar os cortes britânicos e o continental. Infelizmente, para os recém-nascidos começou o costume de amputar a cauda, prática que atualmente está proibida por ser cruel e desnecessária.

O poodle gigante é a raça original da qual emergiram o médio, o anão e o toy, mais acessível para muitos cuidadores atuais.

Características do poodle gigante

Os poodles gigantes são cachorros de tamanho grande, com um peso entre 16 e 22 kg e uma altura de garrote de 45 a 60 cm. Esta raça apresenta um acentuado dimorfismo sexual, sendo os machos sensivelmente mais corpulentos do que as fêmeas. É um cão bem proporcionado, elegante e harmonioso. As principais características físicas do poodle standard são as seguintes:

  • Membros fortes e longos;
  • Cabeça fina e alongada;
  • Focinho longo, fino e reto;
  • Orelhas muito longas e caídas, que chegam até as bochechas e rente à cabeça;
  • Olhos escuros e amendoados, que proporcionam um olhar terno;
  • Cauda levantada de inserção alta.

Embora as características anteriores sejam características que nos permitem identificar sem problemas um caniche grande ou gigante, sem dúvida, o traço mais marcante dessa raça está no tipo de pelo que apresenta. O pelo sempre é abundante e lanoso, pode ser ondulado ou repleto de cachos, espesso ou fino ao toque ou disposto em mechas baseadas em cordões de 20 cm, denso e mais duro ao tato.

Cores do poodle gigante

A cor do pelo do poodle gigante sempre é uniforme, ou seja, de um único tom, portanto manchas ou padrões como o marmoreado não são aceitos. Os mais comuns são geralmente o poodle gigante negro ou o poodle gigante branco, mas as cores aceitas nessa raça são muitas mais, portanto podemos encontrar exemplares nas seguintes cores:

  • Preto;
  • Branco;
  • Cinza;
  • Creme;
  • Damasco;
  • Marrom.

Personalidade do poodle gigante

O poodle gigante é caracterizado principalmente por ser um cachorro carinhoso, leal, inteligente e travesso. Apresenta uma auréola característica que afeta tanto sua aparência física como seu comportamento. Sendo tão leal, protege muito bem o lar e a sua família, não hesitando em alertar com latidos de perigo ou de atacar se for necessário.

É um cão enérgico e travesso, especialmente quando filhote, apesar de sua aparência séria e majestosa. É uma raça que está sempre pronta para brincar, que adora estar com as pessoas e ser simpático e agradável. Cabe destacar que o poodle gigante é muito mais tranquilo e sossegado que os poodles de tamanho menor, principalmente os toys, que costumam ser bastante nervosos. No entanto, continua sendo uma raça que requer mais atenção que outras devido à sua natureza mais dependente.

Cuidados do poodle gigante

O mais importante no cuidado dessa raça é a manutenção de sua pelagem. Apesar de não soltar pelo, ele deve ser lavado todo mês e escovado com frequência. Para obter o estilo característico dos poodles com crina na cabeça, as orelhas, o pescoço e as patas devem ser aparados no pet shop canino, pois em casa podemos sofrer algum acidente.

Os poodles gigantes se adaptam bem a qualquer tipo de lar e famílias. São cães muito enérgicos, por isso precisam se exercitar frequentemente e dar bons passeios diários. Além disso, são cachorros que normalmente não toleram tão bem a solidão se não foram corretamente educados para saber como administrar essas situações. Por outro lado, como em qualquer raça, dentro dos cuidados do caniche gigante também encontramos a limpeza de seus olhos e especialmente de suas longas orelhas para prevenir infecções.

Com uma boa alimentação, passeios, exercícios, cuidados e visitas ao veterinário, os poodles são uma raça de vida muito longa, com uma expectativa de vida de até 18 anos.

Educação do poodle gigante

O poodle gigante filhote tende a ser especialmente travesso e deve ser treinado para que não acabe causando danos na casa. Claro que, embora seja um cachorro bastante sociável, é importante realizar uma boa socialização para que saiba se relacionar com outros animais, pessoas e ambientes e, acima de tudo, seja capaz de ficar sozinho em casa sem que isso seja um problema para ele. Neste artigo explicamos como deixar um cachorro sozinho em casa, mas lembre-se que não é aconselhável ficar muitas horas, nem esta raça nem qualquer outro cachorro.

A educação do poodle gigante é simples por serem considerados um dos cachorros mais inteligentes do mundo, por isso aprende rápido e dificilmente se distrai durante as sessões. Da mesma forma, é uma raça com muita predisposição ao aprendizado, pois adora manter sua mente estimulada, fato que também a torna adequada para iniciantes. Por causa disso, foi uma raça tão frequente nos circos e até já participou de alguns filmes.

No entanto, a educação deve ser feita do mesmo modo que em outras raças, sendo constantes, coerentes e pacientes. O reforço positivo sempre é a opção mais eficaz, menos estressante e com melhores resultados. Da mesma forma, mesmo sendo um cachorro tão inteligente e que adora coisas novas, não é recomendado que as sessões excedam 15 minutos para evitar estresse, frustração ou aborrecimento.

Se você adotou um poodle grande adulto, também é possível educá-lo, sendo aconselhável neste caso começar por ganhar a sua confiança, continuar com a socialização e assim por diante. Para mais informações, sugerismo a leitura do post que explia o que ensinar a um filhote de cachorro no primeiro ano.

Saúde do poodle gigante

O poodle gigante é propenso a doenças hereditárias relacionadas à visão e que podem acabar com o desenvolvimento de uma cegueira. Devido a isso, os controles no veterinário para poder detectá-las e tratá-las o mais rápido possível podem manter a visão do poodle. Essas doenças são as seguintes:

  • Atrofia progressiva da retina: pela degeneração progressiva dos fotorreceptores, os bastonetes começam a ser afetados, manifestando uma cegueira noturna que vai aumentando cada vez mais. Posteriormente, os cones são afetados, levando à cegueira total no poodle.
  • Glaucoma: caracterizado por um aumento da pressão intraocular devido à falta de drenagem do humor aquoso que termina com uma perda progressiva das fibras nervosas do nervo óptico.
  • Cataratas: formação de uma espécie de nuvem na superfície do cristalino que dificulta a visão.
  • Entrópio: quando a pálpebra inferior se dobra para dentro fazendo com que os cílios e a pele se esfreguem na superfície ocular, causando desconforto, irritação, úlceras e pode levar à uma cegueira completa.

Além disso, o poodle gigante, como raça de grande porte que é, pode ser afetada por displasia do quadril, que consiste em uma má conjunção entre a parte articular do quadril (acetábulo) com a cabeça do fêmur, o que faz com que essa cabeça do osso possa se deslocar e se mover, inflamando e debilitando progressivamente a articulação. É uma doença degenerativa que geralmente termina com artrose, desconforto ou dor, manqueira e atrofia muscular dos membros posteriores.

Outros problemas que os caniches sofrem com frequência são as infecções de ouvido, portanto, manter a área limpa é essencial na sua prevenção. Alguns dos problemas dermatológicos que podem ser diagnosticados com alguma frequência em um poodle são a adenite sebácea, infecção por fungos, alergias e piodermite.

Onde adotar um poodle gigante?

Se depois de ter lido as informações que trazemos sobre essa raça, você acha que é um bom candidato para adotar e oferecer todos os cuidados e responsabilidades que um poodle gigante precisa, a primeira coisa é perguntar em lugares que possam oferecer essa raça ou saber de alguém que faça isso. Estes locais são os protetores, abrigos ou associações da raça, pois aqui eles poderão dizer se tem atualmente um cachorro dessa raça ou mestiço que seja muito parecido. Caso contrário, pegarão seus dados para avisá-lo se algum chegar.

Fotos de Poodle gigante (caniche gigante)

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Poodle gigante (caniche gigante)

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Poodle gigante (caniche gigante)
1 de 5
Poodle gigante (caniche gigante)

Voltar ao topo da página