Partilhar

Pastor dos Pirineus de Pelo Longo

Atualizado: 2 agosto 2019
Pastor dos Pirineus de Pelo Longo

O Pastor dos Pirineus, também conhecido como o Pyrenean Shepherd, é um raça de cachorro francesa muito popular no país e que até hoje desempenha funções de companheiro de pastoreio, uma vez que são cachorros muito inteligentes e ativos. Ela conta com duas variedades principais, a de pelo longo e a de pelo curto, também chamada da de face rasa. Para algumas instituições internacionais, como a Federação Cinológica Internacional (FCI), no entanto, as diferenças entre o Pastor dos Pirineus de Pelo Longo e o Pastor dos Pirineus de Face Rasa são tão importantes de serem mencionadas que ambas acabam sendo reconhecidas como raças de cachorro separadas.

Assim, nesse artigo do PeritoAnimal nós te mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o Pastor dos Pirineus de Pelo Longo em específico, que tem um porte um pouco menor que seu parente de pelo curto e, como o próprio nome indica, uma pelagem mais cumprida.

Origem
  • Europa
  • França
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Pastor dos Pirineus de Pelo Longo: origem

A história do Pastor dos Pirineus de Pelo Longo está perdida nos tempos e, assim, a origem dela é desconhecida. No entanto, o que se sabe é que essa raça de cachorro viveu durante séculos na cordilheira europeia dos Pireneus, no sul da França. Nessas montanhas, esses cães cumpriam funções de pastoreio, orientando e cuidando dos rebanhos. Dado que o tamanho do animal não é suficiente para lidar com grandes animais selvagens, no entanto, o Pastor dos Pirineus de Pelo Longo costuma ser "colega de trabalho" ou companheiro de pastoreio de cachorros maiores, como do Cão de Montanha dos Pirineus. Estes cachorros ainda são pouco conhecidos fora do seu país, mas na França são valorizados como animais de estimação.

Pastor dos Pirineus de Pelo Longo: características

O Pastor dos Pirineus de Pelo Longo é um pouco menor em tamanho que a variedade de pelo curto ou face rasa. A altura da cernelha até o chão dos machos dessa raça de cachorro varia entre 42 cm e 48 cm enquanto das fêmeas varia de 40 cm a 46 cm. O peso ideal não é indicado no padrão da raça, mas esses cachorros geralmente pesam entre 7 e 15 kgs. Slim, de baixa a média estatura e com um corpo mais longo que alto, o Pastor dos Pirineus de Pelo Longo é um excelente guia de rebanhos.

A cabeça deste cão é triangular e quase tão larga quanto achatada. O nariz é preto, os olhos são levemente amendoados e marrom-escuros, exceto nos exemplares da raça de pelagem arlequim ou azul-ardósia, nos quais são aceitos olhos de cores diferentes. As orelhas são curtas, triangulares, finas, pendentes, planas e pontiagudas.

A cauda do Pastor dos Pirineus de Pelo Longo é de baixa inserção, não muito longa e chega a se curvar em si mesma em seu extremo, tendo assim a forma de um gancho. Antigamente, a cauda do animal era amputada, mas esse costume se perdeu em grande parte do mundo. Infelizmente, essa cruel tradição ainda é válida e considerada legal em alguns países.

A pelagem é a principal diferença entre esta variedade de Pastor dos Pirineus para a de pelo curto. Na variedade de pelo longo, a pelagem do animal é abundante, quase lisa ou levemente ondulada e, como o nome indica, longa ou ao menos semi-longa. De acordo com o padrão da raça, a textura é intermediária entre a pelagem de cabra e a lã de ovelha. O pelo dessa raça de cachorro pode ser dos tons fulvo, cinza, arlequim ou azul-ardósia.

Pastor dos Pirineus de Pelo Longo: personalidade

O Pastor dos Pirineus de Pelo Longo é muito inteligente, corajoso e ativo. Por causa da inteligência, esses cachorros são muito versáteis e capazes de executar várias funções. Eles também são cachorros muito fieis aos criadores e familiares e tendem a formar um vínculo muito próximo com apenas uma pessoa, muitas vezes o próprio criador.

Os Pastores dos Pireneus são muito leais e ligados à família, mas tendem a ser territoriais e reservados com estranhos. Embora não sejam geralmente agressivos e mesmo que esses animais não apresentem sérios problemas comportamentais, eles podem não ser muito sociáveis ​​com estranhos e os instintos de pastoreio podem levá-los a tentar cercar e reunir à força crianças ou animais de estimação em grupos.

Por isso, essa raça de cachorro deve receber uma boa socialização desde as primeiras semanas de vida para que seja possível reduzir a territorialidade e permitir que os cães sejam menos reservados.

Esses cachorros definitivamente são pastores e, portanto, vivem melhor em um ambiente rural, mas também podem ser excelentes animais de estimação se tiverem o exercício e a companhia que necessitarem e se não forem forçados a serem amigos de todo mundo.

Pastor dos Pirineus de Pelo Longo: cuidados

Embora possa não parecer, a pelagem dessa raça de cachorro é fácil de cuidar. Geralmente, para manter um Pastor dos Pirineus de Pelo Longo livre de nós e emaranhados é suficiente escová-lo semanalmente. Além disso, não é necessário e nem aconselhável dar banhos nesses cães pastores com muita frequência, mas sim apenas quando for realmente necessário.

Esses cachorros precisam de muito exercício e companhia. É importante passear com eles pelo menos 2 vezes por dia e fornecer jogos e brincadeiras para exercitá-los e fortalecer o vínculo entre eles e os criadores. Você também pode aproveitar alguns esportes para cães ou atividades com cachorro, como agility e o canine freestyle, mas, de preferência, sem esquecer de praticar o herding (pastoreio).

Se receber bastante exercício, o Pastor dos Pirineus de Pelo Longo pode viver bem em uma casa pequena ou apartamento. No entanto, casas maiores ou ambientes rurais ainda são mais recomendados para essa raça de cachorro.

Pastor dos Pirineus de Pelo Longo: educação

O Pastor dos Pirineus de Pelo Longo tem excelentes capacidades de aprendizagem, já que responde muito bem ao adestramento canino quando este é realizado adequadamente. Esses animais respondem muito melhor ao adestramento positivo do que ao adestramento tradicional, que deve ser evitado, e, por isso, é mais eficaz usar um métodos positivos na hora de educar o cachorro, como o adestramento com clicker para cães.

Pastor dos Pirineus de Pelo Longo: saúde

O Pastor dos Pirineus de Pelo Longo não é particularmente propenso ao desenvolvimento de qualquer doença hereditária, mas, como todas as raças de cachorro, é necessário fornecer regularmente a esses animais ao menos os cuidados veterinários mais básicos. Ou seja, se você adotar um cachorro desses não se esqueça de ter o calendário de vacinação e de desparasitação interna e externa do seu bichinho de estimação em dia e, de ir ao veterinário sempre que perceber algum problema com a saúde do seu animal.

Referências
  1. Imagem 8: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia

Fotos de Pastor dos Pirineus de Pelo Longo

Vídeos de Pastor dos Pirineus de Pelo Longo

1 de 3
Vídeos de Pastor dos Pirineus de Pelo Longo
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pastor dos Pirineus de Pelo Longo

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pastor dos Pirineus de Pelo Longo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Pastor dos Pirineus de Pelo Longo
1 de 8
Pastor dos Pirineus de Pelo Longo

Voltar ao topo da página