Partilhar

Podengo Português

Atualizado: 5 maio 2020
Podengo Português

O Podegco Português é uma antiga e icônica raça de cachorros de Portugal. Embora não sejam tão reconhecidos fora da Península Ibérica, são cães muito interessantes que se destacam por possuir grande variedade morfológica. Além de sua bela aparência, os Podengos de Portugal também atraem atenção por sua personalidade forte e grande versatilidade.

Que tal aprender um pouco mais sobre esta raça linda e marcante? Junte-se a nós nesta nova ficha do PeritoAnimal e falaremos sobre as origens, as características marcantes, o temperamento e a saúde do Podengo Português. Vamos começar?

Origem
  • Europa
  • Portugal
Classificação FCI
  • Grupo V

Origem do Podengo Português

Como já adiantamos na introdução, o Podengo Português é uma raça canina muito antiga, É classificado pela FCI no grupo 5, que inclui cães do tipo Spitz e cães primitivos. Estima-se que seus primeiros ancestrais tenham sido introduzidos na Península Ibérica pelos fenícios por volta de 700 a.C.

Contudo, a aparência e o comportamento dos Podengos Portugueses atuais são influenciados pelo cruzamento entre esses cães primitivos e alguns cães trazidos pelos árabes durante as invasões que ocorreram em meados do século VIII. Após a adaptação ideal ao clima e solo de Portugal, os primeiros cachorros foram submetidos a um processo de cruzamento seletivo, a fim de destacar certas características morfológicas e habilidades instintivas que favoreciam a caça.

Originalmente, eles costumavam acompanhar seus tutores nas jornadas de caça e suas principais presas eram coelhos, ratos de campo e outros roedores. Contudo, com o desenvolvimento de Podengos de grande porte, a raça começou a ser usada também em caças maiores. Além disso, todas as variedades atuavam como cães de guarda, protegendo suas casas e famílias. Estima-se que a variedade de Podengo Português que conhecemos hoje tenha começado a se desenvolver em meados do século XV, quando eles acompanhavam marinheiros portugueses em seus barcos para impedir a proliferação de roedores e a propagação de doenças que eles podem transmitir aos seres humanos. Apesar da idade, o padrão oficial do Podengo Português só foi publicado pela Federação Canina Internacional em 2008.

Atualmente e já há vários anos, este cachorro é considerado um dos cães nacionais de Portugal e é o símbolo do Clube Português de Canicultura (também conhecido como o Kennel Club de Portugal).

Características físicas do Podengo Português

Esta raça de cachorros se destaca por possuir uma grande variedade morfológica entre os indivíduos que a compõem. Esta diversidade já é demonstrada em relação ao porte e às dimensões do seu corpo, uma vez que são reconhecidos três tamanhos de Podengo Português: pequeno, médio e grande. As proporções básicas de cada tamanho, de acordo com o padrão oficial da FCI, são as seguintes:

Altura na cernelha:

  • Podengo Pequeno: 20 a 30 cm.
  • Podengo Médio: 40 a 54 cm.
  • Podengo Grande: 55 a 70 cm.

Peso corporal:

  • Pequeno: 4 a 6 kg.
  • Médio: 16 a 20 kg.
  • Grande: 20 a 30 kg.

Ainda assim, é possível identificar várias características físicas comuns entre esses cachorros, e é precisamente sobre ela que falaremos agora. Porém, antes de começar, é importante destacar que o Podengo Português pequeno difere dos demais por ter um perfil retangular, já que seu corpo é um pouco mais longo do que alto. Por sua vez, os Podengos médios e grandes são quase quadrados, mantendo uma proporção muito equilibrada entre a altura e a largura do corpo.

Todos os Podengos possuem um corpo simétrico com linhas harmoniosas e não devem ter aparência bruta, grosseira ou pesada. Seu peito é profundo e estreito, as costas são retas e flexíveis, e enquanto o lombo é arqueado, sua barriga é levemente recolhida. A cauda tem formato de foice e é de inserção alta, afunilando em direção à ponta e parecendo levemente pontiaguda, principalmente nos Podengos de pelo mais duro.

Entre as características comuns a todos os Podengos Portugueses, destaca-se a cabeça fina, com formato quase piramidal e um pouco longo em relação ao tamanho do corpo. Seu crânio é plano, fazendo a cabeça parecer reta quando vista de cima, o focinho é truncado obliquamente e seu final é proeminente, com stop pouco pronunciado. A trufa é sempre mais escura que a cor de sua pelagem.

Os olhos do Podengo Português são um pouco abaulados e muito expressivos, em parte por causa das sobrancelhas proeminentes que rapidamente capturam a atenção para o rosto e, principalmente, para a região dos olhos. Geralmente, eles têm olhos castanhos ou cor de mel, dependendo das tonalidades predominantes em sua pelagem. Por outro lado, as orelhas desses cachorros são médias, triangulares e pontiagudas, com uma base larga e inserção oblíqua na cabeça. Geralmente, suas orelhas ficam retas, mas quando estão especialmente atentos elas podem ficar levemente inclinadas na vertical para a frente.

Em relação à pelagem, existem duas variedades de Podengo Português: o de pelo comprido e áspero e o de pelo curto e liso, nunca com uma camada interna de pelo. Em ambas as variedades, todos os tons de leonado e amarelo são aceitos, desde tons muito claros a marrons intensos, com ou sem manchas brancas. O Podengo Português branco com manchas amarelas ou leonadas também é reconhecido. Além disso, o Podengo Português pequeno pode ter também a pelagem marrom ou preta, com ou sem manchas brancas, mas esse tipo de pelagem não é o mais procurado.

Personalidade do Podengo Português

Os Podengos Portugueses são cachorros enérgicos, com uma personalidade forte e bastante independente. Obviamente, isso não os impede de apreciar muito os carinhos e a companhia de seus guardiões e familiares, com quem geralmente compartilham um vínculo de confiança mútua e grande lealdade. No entanto, eles nunca se comportarão como cães de colo e você precisará respeitar seus momentos de paz e sossego, como quando eles se alimentam e descansam, por exemplo.

Uma vez que, durante gerações, eles foram selecionados para serem também excelentes cães de guarda, os Podengos Portugueses tendem a exibir um grande instinto protetor em relação ao lar e à família. Portanto, eles podem se comportar de forma desconfiada e reservada na presença de pessoas e animais desconhecidos, especialmente quando entram em seu ambiente doméstico. A socialização será fundamental para que seu cachorro aprenda a se relacionar de maneira positiva com os diferentes indivíduos e estímulos que encontrará ao longo da vida, além de ser essencial para evitar problemas comportamentais, como a possessividade e a proteção de recursos.

Ainda hoje, é comum encontrar algumas referências ao comportamento do Podengo Português como teimoso e desobediente. No entanto, a realidade é que esses cachorros são bastante astutos, ativos e inteligentes, podendo ser muito versáteis quando se trata de aprender truques, atividades e os comandos de adestramento. Contudo, precisam ser bem estimulados para desenvolver plenamente suas capacidades cognitivas, emocionais e sociais, geralmente respondendo muito bem ao reforço positivo.

Da mesma forma, sua personalidade forte e obstinada exige mais tempo e dedicação por parte dos tutores em sua educação. Por esse motivo, eles tendem a ser melhores companheiros para tutores mais experientes, que também têm a paciência e a dedicação necessárias para proporcionar a eles uma educação ideal, um ambiente positivo e boas jornadas de atividade física.

Cuidados do Podengo Português

O Podengo Português requer cuidados simples para manter sua pelagem (especialmente aqueles com pelagem curta) e eles não tendem a perder muito pelo. Ainda assim, você deve escová-lo uma ou duas vezes por semana para remover a sujeira e os pelos mortos, sempre usando o tipo de escova mais apropiado para a pelagem do seu peludo. Os banhos só podem ser oferecidos quando o cachorro estiver muito sujo ou uma vez por mês, mas tente não banhá-lo mais de uma vez por semana. Banhos excessivos removem a camada de gordura que naturalmente reveste e protege o corpo dos cachorros, deixando-os mais expostos a inúmeras doenças e problemas de pele.

Por outro lado, os Podengos requerem atenção especial com sua educação, socialização e estímulo mental. Por serem cachorros inteligentes e versáteis, precisarão exercitar suas mentes regularmente com jogos de inteligência, brinquedos e atividades como searching para cachorros. O Podengo também precisa se exercitar diariamente para manter um peso saudável, gastar energia e manter um comportamento equilibrado. Será necessário levar o Podengo para caminhar, no mínimo, cerca de 3 vezes por dia, e cada caminhada pode durar de 30 a 45 minutos. Além disso, será muito benéfico iniciá-lo em algum esporte canino, como o agility, ou se motivar e começar a praticar o canicross junto com o seu melhor amigo.

Assim como todos os cachorros, os Podengos também precisam de uma dieta completa e equilibrada para se manterem saudáveis fisica e mentalmente. Existem muitos tipos de alimentação que você pode oferecer aos seu leal companheiro, desde escolher uma excelente ração como a base de sua dieta, oferecer uma dieta caseira ou optar pela dieta BARF, crua e adaptada biologicamente. O mais importante será sempre consultar um veterinário para garantir que estará fornecendo a nutrição mais adequada às necessidades nutricionais do seu peludo.

Devido aos seus diferentes tamanhos, o Podengo é um companheiro bastante versátil, capaz de se adaptar facilmente a diferentes ambientes. Os Podengos pequenos podem ser excelentes companheiros em apartamentos, enquanto Podengos de porte médio e grande tendem a se adaptar um pouco melhor a espaços maiores, preferencialmente com uma área externa, como um pátio, terraço ou jardim. Logicamente, todos precisarão de um ambiente calmo e positivo para se desenvolver, um local confortável para descansar e dormir e um ambiente enriquecido que estimule sua mente e mantenha entretido quando seus familiares precisarem se ausentar de casa. Ainda assim, não devem ficar sozinhos em casa por mais de 6 ou 7 horas seguidas.

Educação do Podengo Português

A educação de todo cachorro deve começar com a socialização do filhote, uma etapa que se inicia em sua terceira semana e dura aproximadamente até os três meses de vida. Por isso, o ideal é começar a educar seu Podengo Português quando ainda é um filhote, preferencialmente em suas primeiras semanas de vida.

Durante o período de socialização, você deve garantir que seu filhote se relacione com todos os tipos de pessoas, animais, objetos, estímulos e ambientes, garantindo sempre que essas interações sejam seguras e positivas para todos os envolvidos. A socialização de um filhote afeta diretamente seu comportamento na idade adulta. Portanto, se você quer ter um parceiro educado e obediente, não pode deixar de socializá-lo corretamente a partir de sua terceira semana de vida. Igualmente, é importante ressaltar que é possível (e muito recomendável) socializar um cachorro adulto, sempre contanto com paciência, afeto e reforço positivo.

Durante a primeira fase da educação do Podengo Português, você também precisa ensiná-lo a fazer suas necessidades no jornal e a gerenciar corretamente sua mordida para não machucar outras pessoas e animais. Nesta etapa, você pode aproveitar e apresentar ao filhote as regras da casa, sempre de forma progressiva e positiva, sem jamais utilizar castigos, repreensões e métodos negativos que podem desencadear sérios problemas de comportamento, como a agressividade.

Depois de concluir seu primeiro ciclo de vacinação básica, você pode começar a levá-lo para passear no exterior e continuar sua socialização com outros cães, pessoas, estímulos e ambientes. Este também será o momento ideal para ensiná-lo a fazer suas necessidades na rua e começar a apresentar os comandos básicos de adestramento canino, que serão fundamentais para promover um comportamento obediente e uma comunicação positiva com outras pessoas.

Quando o filhote finalmente se tornar um cachorro adulto, aproximadamente no final de seu primeiro ano de vida, você deve continuar trabalhando regularmente os comandos de obediência já assimilados, bem como apresentar novos truques, tarefas e atividades mais completas para continuar estimulando a mente do seu peludo. Depois de concluir sua educação básica, também pode considerar iniciá-lo em algum treinamento avançado, recorrendo a circuitos ou profissionais especializados.

Saúde do Podengo Português

O Podengo Português é caracterizado por ter grande resistência física e excelente saúde. Quando recebem os cuidados adequados e vivem em um ambiente positivo, esse cachorros dificilmente adoecem, e sua expectativa de vida é de 12 a 14 anos.

No entanto, estes peludos também podem sofrer com algumas doenças comuns em cachorros, como a torção gástrica e os problemas dentais. Assim como a maioria das raças caninas, apresenta certa predisposição para desenvolver algumas doenças hereditárias e/ou degenerativas, como a displasia de quadril. Além disso, podem apresentar problemas e alergias dérmicas com certa facilidade, por isso exigem atenção especial com sua alimentação e a higiene, tanto a pessoal quanto a de seu ambiente.

Para evitar essas condições e preservar a boa saúde do seu melhor amigo, será fundamental visitar o veterinário a cada 6 ou 12 meses para verificar seu estado de saúde, respeitar seu calendário de vacinas e desparasitá-lo periodicamente com produtos de boa qualidade adequados ao seu tamanho, peso e idade.

Fotos de Podengo Português

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Podengo Português

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Podengo Português
1 de 5
Podengo Português

Voltar ao topo da página