Quantos dentes tem um coelho?

Quantos dentes tem um coelho?

As diferentes espécies animais possuem dentições adaptadas à sua forma de alimentação e ao seu ambiente e, como você pode imaginar, os coelhos não são exceção. O número de dentes, sua forma e sua distribuição na cavidade oral permitem que esses lagomorfos se alimentem regularmente de materiais fibrosos e abrasivos.

Mas, você sabe quantos dentes tem um coelho? Um exemplar adulto costuma ter entre 26 e 28 dentes no total, dependendo de quantos molares ele tem, porque esse número pode variar de um indivíduo a outro. Além disso, seus dentes nunca deixam de crescer. Se você quer conhecer todos os detalhes sobre a dentição dos coelhos, não hesite em nos acompanhar no seguinte artigo do PeritoAnimal, onde explicaremos todas as peculiaridades da dentição desses pequenos lagomorfos.

Quantos dentes tem um coelho adulto?

Antes de revelar quantos dentes tem um coelho adulto, é preciso explicar o que é fórmula dentária e como ela é interpretada. A fórmula dentária é uma representação esquemática que nos permite conhecer o número de dentes de cada tipo em um animal. Para interpretar esse esquema simples, devemos levar em consideração o seguinte:

  • Os dentes são numerados seguindo a mesma ordem: incisivos (I), caninos (C), pré-molares (P) e molares (M).
  • O numerador de cada fração refere-se ao arco superior, ou seja, a maxila, enquanto o denominador refere-se ao arco inferior, isto é, a mandíbula.
  • Tanto o numerador como o denominador de cada fração se referem somente à metade do arco, ou seja, a metade da maxila ou a metade da mandíbula, porque elas são totalmente simétricas, de forma que existem o mesmo número de dentes do lado esquerdo e do lado direito. Por isso, para conhecer o número total de dentes que um coelho tem devemos multiplicar a fórmula dentária por dois.

Levando isso em consideração, já podemos revelar quantos dentes um coelho tem. Pois bem, a fórmula dentária desses lagomorfos é 2x (I 2/1, C 0/0, P 3/2, M 2-3/3). A partir desta fórmula, podemos deduzir que:

  • No arco superior ou maxila, os coelhos têm: 4 incisivos, 6 pré-molares e 4-6 molares.
  • No arco inferior ou mandíbula, os coelhos têm: 2 incisivos, 4 pré-molares e 6 molares.
  • No total, os coelhos têm entre 26 e 28 dentes (dependendo do número de molares que têm na maxila).

Além disso, a partir dessa fórmula dentária, é fácil responder perguntas como “quantos dentes incisivos um coelho tem?”. Temos que somar o numerador e o denominador correspondente à fração dos incisivos (2 + 1) e multiplicar por 2. Ou seja, os coelhos têm um total de 6 incisivos (4 em cima e 4 embaixo).

 

Quantos dentes tem um coelho anão?

Dentro da espécie Oryctolagus cuniculus (coelho europeu), podemos encontrar até 28 raças e 77 variedades diferentes. Todas elas, incluindo as raças e variedades anãs, compartilham a mesma fórmula dentária. Portanto, podemos dizer que os coelhos anões, assim como o resto das raças de coelhos, possuem entre 26 e 28 dentes.

Como é a boca de um coelho?

Como mencionado anteriormente, a boca do coelho têm três tipos de dentes: incisivos, pré-molares e molares. Esses três tipos de dentes estão dispostos da seguinte forma na boca do coelho:

  • A parte anterior da boca é delimitada por 6 incisivos (4 superiores e 2 inferiores). Na arcada superior ou maxilar, há dois grandes incisivos, e atrás deles estão outros dois incisivos rudimentares muito menores. Os dois incisivos inferiores se encaixam entre os incisivos superiores principais e os rudimentares.
  • Entre os incisivos e os pré-molares há um espaço vazio, denominado diastema, que não é ocupado por nenhum dente, uma vez que os coelhos não têm caninos ou "presas".
  • Em seguida, estão os pré-molares e molares, dentes encarregados de triturar o alimento mediante o processo de mastigação. Ambos têm uma morfologia semelhante e geralmente são chamados coletivamente de "molares".

Agora que conhecemos a distribuição dos dentes na boca do coelho, vamos explicar as características da dentição desses animais. Os coelhos possuem uma dentição:

  • Heterodonta: o que significa que esses animais possuem diferentes tipos de dentes (incisivos, pré-molares e molares), os quais têm diferentes formas e funções.
  • Difiodonta: pois possuem duas dentições, uma de leite e outra permanente. Antigamente, acreditava-se que os coelhos não trocavam seus dentes, no entanto, em 1977, descobriu-se que eles possuíam dentes de leite, mas perdiam-nos intrauterinamente ou nos primeiros dias após o nascimento.
  • Elodonta ou arradicular: o que significa que os dentes do coelho crescem continuamente (de 2 a 3 mm por semana) e não desenvolvem uma raiz dentária, mas sim uma raiz aberta.

Se você está se perguntando como desgastar os dentes de um coelho, neste artigo explicamos o que fazer em caso de crescimento anormal dos dentes do coelho.

Como são os dentes de um coelho?

A maioria dos mamíferos tem dentes compostos por duas partes distintas: uma parte externa, chamada de coroa, e uma parte enterrada na gengiva, a raiz. No entanto, os dentes dos coelhos têm uma característica diferencial que os distinguem dos dentes de outros mamíferos: são elodontes ou arradiculares. Isso significa que seus dentes nunca formam verdadeiras raízes anatômicas, mas têm, na verdade, raízes abertas que permitem um crescimento contínuo dos dentes.

É por isso que, nos dentes dos coelhos, podemos distinguir duas partes:

  • Coroa clínica: é a parte exposta do dente, ou seja, aquela que vemos externamente ao abrir a boca do animal.
  • Coroa de reserva: é a parte do dente que está dentro da gengiva e que vai emergindo ao longo da vida do animal.

Quando os coelhos têm uma dieta rica em alimentos fibrosos, com alto teor de sílica, é normal ocorrer um equilíbrio entre o crescimento e o desgaste dos dentes, mantendo-se assim uma boa saúde bucal. No entanto, quando esses animais não recebem uma dieta apropriada, é comum que ocorram supercrescimentos dentários que podem causar lesões orais graves. Para evitar esse tipo de problema, é fundamental fornecer uma dieta fibrosa e “abrasiva” que permita um desgaste apropriado dos dentes dos coelhos. Neste outro post explicamos o que fazer se um coelho não quiser comer feno.

Agora que você já sabe quantos dentes tem um coelho e como é a sua dentição, continue aprendendo e não perca este artigo no qual respondemos: os coelhos dormem?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos dentes tem um coelho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Fernández, J.M.; Del Campo, M.; San Román, F. (2017). Anatomía dental y fisiología oral de la masticación en los conejos. Síntomas y signos asociados a enfermedad dental. Profesión veterinaria; 22(87):33-39