O que precisa saber

Quanto tempo um gato leva para se adaptar à casa nova?

 
Quanto tempo um gato leva para se adaptar à casa nova?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O gato é um animal de costumes, que ainda conserva muito daquilo que seriam seus hábitos e seu comportamento instintivo na vida selvagem. Por isso é que, seja porque você decidiu adotar um gatinho, seja porque vai se mudar com seu bichano companheiro, você deve levar em consideração o tempo que o felino levará para se adaptar a seu novo lar, fazendo tudo que esteja ao seu alcance para facilitar o processo para ele.

Neste artigo do PeritoAnimal, te explicamos quanto tempo um gato leva para se adaptar à casa nova?, e compartilharemos nossos conselhos e recomendações para saber como acostumar um gato a uma nova casa.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um coelho

Índice

  1. O período de adaptação dos gatos
  2. Como adaptar um gato recém adotado a um novo lar?
  3. Como acostumar um gato a uma nova casa?

O período de adaptação dos gatos

O período de adaptação de um gato pode variar em função de diversos fatores, como sua personalidade e suas experiências passadas. Por exemplo, um gato recém adotado, que tenha sofrido maus-tratos por parte de outros humanos, provavelmente se mostrará muito desconfiado e inseguro e, portanto, seu período de adaptação será mais lento. Da mesma forma, um gato que já convive conosco, mas que se mostra muito relutante às mudanças, pode demorar bastante para se adaptar ao seu novo lar em caso de mudança.

Então, quanto tempo um gato leva para se adaptar à casa nova? De maneira geral, para um felino que não tenha traumas e que não tenha tido problemas de socialização, uma semana ou uma semana e meia serão mais que suficientes para que se sinta completamente à vontade em sua nova casa. Talvez alguns gatinhos de personalidade tímida precisem de um tempinho a mais, mas, seguindo nossas recomendações, você será capaz de lhe garantir tranquilidade, inclusive a felinos que tenham passado por experiências dolorosas. Para isso, a seguir, te oferecemos alguns conselhos para conseguir que o gato possa se adaptar à sua nova casa rapidamente, tanto no caso de um gatinho recém adotado, quanto no caso de você estar planejando uma mudança com seu gato.

Caso esse período tenha se passado e seu gatinho continue assustado, rosnando e tentando se esconder, é muito possível que tenha um trauma severo, e por isso te sugerimos que visite um especialista.

Como adaptar um gato recém adotado a um novo lar?

Os gatos são animais muito apegados à rotina, e, por isso, uma pequena mudança nas atividades diária os afeta. Caso tenha acabado de adotar um, é normal que ele se mostre desconfiado e arisco. Além de não saber quem você é e nem quais são as suas intenções, ele se encontrará de repente em um ambiente estranho, cheio de odores desconhecidos e sem uma única marca de seu próprio aroma, tão importante para que os felinos se sintam confortáveis.

A chegada ao lar é crucial para que se acostume o mais rápido possível ao novo ambiente. Alguns felinos se sentirão à vontade desde o princípio, explorando e dominando tudo rapidamente, mas isso não é o mais comum. Por isso, tenha em conta nossas recomendações:

Prepare a sua chegada

Quando adotar um gato, é importante que você se antecipe à chegada dele e que prepare tudo para esse acontecimento. Para isso, consulte nosso artigo sobre "Como preparar a chegada de um gato em casa". Independentemente se você vive em uma casa ou apartamento, é melhor que, para o primeiro contato, destine algum cômodo da casa para uso exclusivo do felino. Assim, ele poderá permanecer nele durante o tempo que quiser, sem ser perturbado por ninguém. A este cômodo, daremos o nome de "espaço seguro", porque será o lugar ao qual seu novo amigo poderá ir sempre que precisar buscar esse refúgio ou segurança.

Nesse cômodo, você precisará colocar uma caixa com areia limpa, os recipientes de água e comida, e aquela que será a cama do bichano desse momento em diante. Porém, a caixa de areia deve estar o mais distante possível dos potes de comida e da cama, já que os gatos são animais muito asseados. Recomendamos que faça uso de feromônios sintéticos. Os gatos emitem de forma natural diversos feromônios que os ajudam a se comunicar com outros felinos, a entender o ambiente que os cerca e a se sentir seguros. Por esses motivos, os feromônios sintéticos serão seus grandes aliados na hora de adaptar um gato à sua nova casa. Além de fomentar a tranquilidade e de ajudá-los a se adaptarem melhor, o felino se mostrará mais receptivo e carinhoso contigo, o que permitirá começar a trabalhar no vínculo entre vocês. É recomendado colocar o difusor na casa 24 horas antes da chegada do gato.

Deixe que ele fique no cômodo o tempo de que precisar. Quando se sentir preparado, explorará os seus arredores. É só lhe dar tempo e respeitar seu ritmo.

Quanto tempo um gato leva para se adaptar à casa nova? - Como adaptar um gato recém adotado a um novo lar?

Seja paciente

A boa relação com todos os membros da família deve começar a ser construída desde o primeiro dia. Obviamente, o primeiro laço mais próximo se dá com a pessoa que leva o gato para casa. O ideal é colocá-lo numa caixa transportadora onde possa se sentir seguro, sem ser obrigado a ser carregado por um ser humano desconhecido. No caminho para casa, utilize um tom de voz suave e tranquilizador para conversar com o felino. Deixe ele te cheirar através da grade da caixa transportadora e respeite sua decisão se ele quiser ficar no fundo da caixa.

Ao chegar em casa e deixá-lo no cômodo que mencionamos, deixe que ele decida em que momento sair da caixa transportadora, sem forçá-lo. Fique atento para quando ele sair, deixando que cheire, e saia se notar que ele está muito tenso. Dê-lhe tempo para que explore sozinho o cômodo e, depois, volte. Se notar que está mais calmo, sente-se no chão para não intimidá-lo com a sua altura e fique quieto para que ele se aproxime de você só quando sentir vontade.

É provável que ele se aproxime para farejar. Deixe que ele faça isso algumas vezes antes de tentar acariciá-lo. Mantenha perto algum alimento gostoso para lhe oferecer como prêmio. Dessa forma, ele interpretará que estar contigo é positivo. Quando o gato se sentir confortável com você, os outros membros da casa podem aplicar o mesmo método para que ele identifique seus odores e não seja surpreendido ao encontrá-los no restante dos espaços. Insistimos na importância de ser paciente e de respeitar o ritmo de adaptação do gato ao seu novo lar e família.

Aumente o enriquecimento ambiental

Uma vez que o gatinho tenha decidido explorar toda a casa, e que você perceber que ele se sente mais seguro e confiante, chegou o momento de mover as coisas dele para os lugares onde ficarão dali em diante. Claro que, se você considerar que o recém chegado estará melhor no cômodo que separou para ele, pode deixar que ele continue dormindo ali. Ao final, o mais importante é conhecer o animal e se adaptar às suas necessidades para conseguir que o gato possa se adaptar à sua nova casa e, o mais importante, viver feliz.

Se decidir retirar as coisas dele do cômodo porque é o melhor para ele, lembre-se de colocar os recipientes de água e comida em lugares de fácil acesso para o felino, mas que não tenham tanta passagem de humanos. O mesmo vale para a caixa de areia, lembrando de colocá-la longe da comida. Coloque a cama num lugar quente e protegido, onde o gato possa descansar, mas sem se sentir isolado.

Aproveite também para fomentar o enriquecimento ambiental, acrescentando brinquedos variados que permitam estimular física e mentalmente o felino, arranhadores de várias alturas e/ou prateleiras, de preferência em áreas onde a família mais fica, para que o felino possa se juntar e se divertir com todo mundo.

Quanto tempo um gato leva para se adaptar à casa nova? -

Como acostumar um gato a uma nova casa?

Como apontamos no início do artigo, se for o caso de que você já convive com um gato adulto e vai fazer uma mudança de domicílio, faz sentido se perguntar que passos seguir e como acostumar um gato à sua nova casa. Sendo assim, para esses casos, os mesmíssimos passos já mencionados devem ser seguidos, mas com algumas modificações que explicaremos. Ou seja, transporte todas as mobílias para a nova casa antes de levar o seu gato, separe um cômodo só para ele com todas as suas coisas, e deixe-o ali com a caixa transportadora para que ele só saia quando se sentir preparado, fareje e explore.

É muito importante realizar toda a mudança antes de levar o animal à nova casa por um motivo muito simples: evitar mais estresse. Os gatos são animais que se estressam com muita facilidade, e os barulhos, os desconhecidos e os movimentos bruscos são alguns dos fatores que provocam ansiedade neles. Por isso, recomendamos evitar que o felino passe por essa situação e levá-lo quando tudo esteja em ordem. Além de que, assim, ele poderá reconhecer os odores da mobília e se adaptar à sua nova casa muito mais rápido.

Agora, o que fazer durante esse processo? Onde deixar o gato enquanto os móveis são transportados? Essas são perguntas que você deve se fazer, porque o mais provável é que assim que o animal perceber que você começou a tirar tudo do lugar, ele começará a ficar estressado. Para evitar isso, preste atenção em nossos conselhos:

Prepare um cômodo na casa atual

Isso é muito importante para preservar esse estado de segurança e confiança no animal enquanto se realizam todas as mudanças nos móveis. Assim, você terá que preparar um cômodo com todos os utensílios básicos para o seu gato, e deixar que ele fique ali, calmo e tranquilo, enquanto a família cuida do resto.

É fundamental que ninguém perturbe o animal enquanto a mudança é feita para não entorpecer esse estado de tranquilidade. Quando tudo já estiver pronto e só faltarem as coisas do seu gato, e, é claro, o gato em si, então comece a colocá-lo em sua caixa transportadora. O animal deve estar familiarizado com o uso da caixa e associá-la a estímulos positivos para que não se estresse. Se não for assim, então você terá que trabalhar nisso semanas antes da mudança, colocando a caixa transportadora aberta, deixando lá dentro o cobertor dele, guloseimas, etc., para que o animal entre e veja aquilo como um lugar seguro. Dê-lhe prêmios a cada vez que ele entrar e se deitar.

Prepare um espaço na nova casa

Como já comentamos, em sua nova casa, você terá que separar outro espaço com todas as coisas dele para que ele fique ali durante o tempo de que precisar. Quando estiver pronto, ele sairá, explorará cada canto e, aos poucos, se adaptará ao seu novo lar.

Aconselhamos colocar o difusor de feromônios nesse novo cômodo 24 horas antes da chegada do animal, para que ele se sinta um pouco mais "em casa". Além disso, como já repetimos durante todo o post, a paciência, o carinho e o respeito são a chave para conseguir que o gato se acostume à sua nova casa. Assim, não o force, deixe que ele, sozinho, explore cada canto, e mova as coisas dele quando o animal estiver preparado.

Agora que você já sabe quanto tempo um gato leva para se adaptar à casa nova, não perca este outro artigo em que te contamos por que um gato fica inquieto.

Quanto tempo um gato leva para se adaptar à casa nova? - Como acostumar um gato a uma nova casa?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo um gato leva para se adaptar à casa nova?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quanto tempo um gato leva para se adaptar à casa nova?