Quantidade de comida diária para gatos

Quantidade de comida diária para gatos

Os gatos são animais carnívoros que preferem comer várias vezes ao dia ao invés de apenas uma, tal como fazem em estado selvagem. Além disso, não costumam comer em excesso, apenas comem o que precisam, no entanto você deve saber que a quantidade de comida diária para gatos depende de vários fatores, como a idade, o tamanho, a atividade física ou a personalidade do animal. É responsabilidade do tutor proporcionar uma alimentação equilibrada e de qualidade ao pet para evitar que o gato sofra de sobrepeso, ou pelo contrário, fique desnutrido.

Neste artigo do PeritoAnimal damos todas as dicas para alimentar estes animais de companhia corretamente dependendo da etapa da sua vida, uma vez que é muito importante considerar que a quantidade diária de comida para gatos adultos será diferente que a de gatos filhotes ou de gatos idosos.

Alimentação de gatos lactantes

Os gatos lactantes iniciam o desmame por volta das 3 semanas de idade[1], por isso até aí, não é recomendável oferecer qualquer alimento para além do leite materno, uma vez que não precisam de nenhum outro produto adicional que ofereça mais nutrientes. O leite materno contém absolutamente tudo o que estes pequenos animais precisam, por isso o tutor não tem que se preocupar se os gatos tomam a quantidade de leite que precisam ou não. Se você notar que os gatos filhotes reclamam ou estão inquietos, pode ser porque não ficaram satisfeitos e precisam de mais leite.

Caso eles não tenham acesso ao leite materno, existem alguns substitutos preparados de leite que se podem obter em veterinários e lojas especializadas, mas é sempre recomendável amamentá-los naturalmente com as suas mães biológicas.

A partir da quarta semana, você pode ir introduzindo um pouco de comida sólida/ração especial para gatos filhotes, desfeita em pedacinhos e molhada em água até ter uma consistência de puré, para se começarem a habituar a esta comida. As primeiras semanas de vida dos gatos são cruciais para o bom desenvolvimento e crescimento dos mesmos. Por volta das 7 ou 8 semanas, o gato estará totalmente desmamado.

Quantidade de comida para gato filhote

A partir das 8 semanas (depois do desmame) e até aos 4 meses de vida, é necessário dar aos gatos jovens várias refeições por dia. Lembre-se que estes animais não costumam beber muita água, por isso você deve alternar a ração seca com a comida úmida para compensar esta falta de líquido. Leia mais sobre isso no nosso artigo sobre a idade em que os gatos começam a comer ração.

Nesta etapa da vida dos gatos, o estômago deles é muito pequeno e não cabem grandes quantidades de comida por cada refeição, mas à medida que o seu pet for crescendo, ele vai precisar cada vez mais de um pouco mais de alimento em cada refeição. Assim, dos 4 aos 6 meses de idade, é necessário aumentar a dose de alimento por refeição para que não falte comida ao animal, tentando sempre não ultrapassar o limite para que o gato mantenha o seu peso ideal.

Relativamente à quantidade de comida em gramas, esta depende da ração que você utilizar, pois a mesma quantidade em gramas de uma ração não vai ter as mesmas calorias e nutrientes que outra ração diferente. Por esse motivo, o ideal é você se guiar pelas informações da embalagem e pelos conselhos do seu médico veterinário, já que as necessidades nutricionais do gato dependem da raça, estilo de vida e eventuais condições médicas.

Quantidade de comida para gato adulto

A partir dos 12 meses, o seu gato já será adulto e, como mencionamos anteriormente, a quantidade de comida diária dependerá do peso, da atividade física e da personalidade da raça.

Quantas vezes o gato deve comer por dia?

Os gatos selvagens fazem pequenas refeições conforme as presas que caçam por instinto. Os gatos domésticos fazem entre 10 a 20 refeições por dia, ingerindo aproximadamente 5 gramas em cada refeição. É muito importante para o gato ter comida à disposição sempre que ele precisar. Por esse motivo, você deve controlar as quantidades indicadas na embalagem e distribuí-las ao longo do dia. Se o seu gato faz corretamente a gestão da comida dele ao longo do dia, você apenas tem de se preocupar com a quantidade total e distribuir em duas tomas diárias, por exemplo. Se por outro lado, o seu gato tem tendência a obesidade e come tudo de uma vez, terá de ser você quem distribui a quantidade indicada por um maior número de refeições ao longo do dia.

Quantidade de ração para gato

Uma vez que as gramas de comida diária dependem da fórmula nutricional da ração, não é possível dizer com precisão quantidade de gramas mais indicada. De qualquer modo, apresentamos um exemplo descrito na embalagem de ração Premium Cat - Gatos Adultos Beleza da Pelagem da Royal Canin:

  • Se pesa 2kg: 25-40 gramas de ração
  • Se pesa 3kg: 35-50 gramas de ração
  • Se pesa 5kg: 40-60 gramas de ração
  • Se pesa 6kg: 55-85 gramas de ração
  • Se pesa 7kg: 60-90 gramas de ração
  • Se pesa 8kg: 70-100 gramas de ração
  • Se pesa 9kg: 75-110 gramas de ração
  • Se pesa 10kg: 80-120 gramas de ração

Porém, as necessidades energéticas (quilocalorias) podem ser calculadas, pois não dependem da ração e apenas do gato. É nessas que você se deve focar já que em princípio, uma ração comercial premium terá todos os nutrientes essenciais para suprir as necessidades do seu gato.

Na imagem seguinte, você pode consultar a nossa tabela com as necessidades energéticas aproximadas em quilocalorias do gato conforme o peso do gato, idade e condição corporal[2].

Quantidade de comida para gato idoso

A partir dos 7/8 anos, o nosso animal passará de ser um gato adulto a ser um gato idoso e, como consequência, a capacidade dele para digerir proteínas e gorduras diminuirá. Por isso, pode ser necessário mudar o tipo de ração de modo a fornecer refeições de alta qualidade e de fácil digestão.

Para além da capacidade de digerir, conseguimos notar outras mudanças no nosso pet que se vai tornando cada vez maior, como a qualidade do seu pelo, que se tornará menos brilhante, ou a quantidade de atividade física diária, tornando o gato menos ativo e mais tranquilo. Ainda assim, este processo é inevitável, mas podemos prolongar notavelmente a vida do nosso animal de companhia se o alimentarmos de uma forma correta e adequada à sua idade.

Quantidade de comida diária para gatos - Considerações gerais

  • Os gatos são animais de hábitos, pelo que é recomendável que tenham uma rotina diária fixa assim que começarem a sua etapa adulta.
  • Continuando com o tema da rotina, é necessário dar de comer no mesmo sítio e à mesma hora todos os dias, em um local tranquilo e que esteja sempre longe da sua caixa de areia.
  • Para dar de comer ao seu pet, utilize uma superfície fácil de limpar para colocar um recipiente de metal ou de cerâmica. Alguns gatos preferem comer em um recipiente plano, e isto ajuda a evitar que comam demasiado rápido.
  • Se você tem mais de um gato, deve se certificar que cada um tem o seu respetivo recipiente de comida a uma distância considerável, para não brigarem nem comerem a comida do outro.
  • Veja também os alimentos proibidos para gatos, para evitar que os comem e não tenham problemas de saúde.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade de comida diária para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. Overall. K. (2013) Manual of clinical behavioral medicine for dogs and cats. Elsivier.
  2. Adaptada de: http://www.animalmedicalcenterofchicago.com