menu
Partilhar

Qual a maior baleia do mundo e quantos metros ela tem?

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 1 abril 2022
Qual a maior baleia do mundo e quantos metros ela tem?

No mundo animal, encontramos várias espécies que se caracterizam por seu tamanho impressionante. Assim, por exemplo, no ambiente terrestre, entre os dinossauros extintos, havia indivíduos enormes, mas atualmente os elefantes são os líderes neste aspecto. No ambiente marinho, certos animais de imenso tamanho continuam vivos e estão agrupados nos cetáceos, os mamíferos marinhos.

Existem vários tipos de mamíferos marinhos, sendo um deles as baleias, onde encontramos o maior animal aquático do mundo. Agora, qual é a maior baleia do mundo e quantos metros ela tem? Neste artigo do PeritoAnimal, falamos sobre isso e mostramos as 5 maiores baleias que existem atualmente no planeta.

Também lhe pode interessar: A maior água-viva do mundo

Baleia-azul (Balaenoptera musculus), a maior do mundo

Você quer saber qual é a maior baleia do mundo? É a baleia-azul que, além de maior animal aquático, é o maior animal que existe. É uma espécie cosmopolita, presente em todos os oceanos globais, tanto tropicais quanto polares, embora não esteja presente em certas áreas marinhas locais, como o Mediterrâneo e o Mar de Bering.

A baleia-azul tem várias subespécies, embora não esteja claro quantas são. Entretanto, é sem dúvida um animal majestoso, com uma coloração azul-acinzentada, com algumas manchas mais claras em direção à região dorsal. Na região ventral tende a uma cor amarelada, mas isto está associado à presença de certos microorganismos que se ligam à pele.

Quantos metros tem a baleia-azul?

Se você está se perguntando quantos metros tem a maior baleia do mundo, saiba que a há relatos de baleias-azuis que ultrapassam os 30 metros de comprimento. No entanto, os cientistas duvidam disso porque não há um registro adequado. As fêmeas são maiores do que os machos e, em geral, o comprimento médio das fêmeas é de cerca de 27 m, enquanto os machos têm cerca de 25 metros de comprimento. E quanto pesa a baleia-azul? Cerca de 100 toneladas ou mais. Seu alimento principal é o krill, têm períodos de gestação entre 11 e 12 meses, são geralmente animais migratórios e têm uma expectativa de vida estimada em torno de 80-90 anos.

Embora a caça em massa desses cetáceos tenha sido proibida durante anos, e relatórios indicam que as últimas capturas deliberadas foram feitas no final dos anos 1970, eles são atualmente classificados como ameaçados de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), com uma tendência crescente da população. A maior ameaça a estas baleias é das coalizões com embarcações marítimas.

Qual a maior baleia do mundo e quantos metros ela tem? - Baleia-azul (Balaenoptera musculus), a maior do mundo

Baleia-comum (Balaenoptera physalus)

A baleia-comum é a segunda maior baleia do mundo e também é conhecida como a baleia-fin e rorqual-comum. Três subespécies são provisoriamente distinguidas. A baleia-comum está distribuída mundialmente, principalmente em águas temperadas e subtropicais, embora também tenha alguma presença nos trópicos, e tende a migrar para os pólos no verão.

Qual é o tamanho da baleia-comum?

O tamanho médio das baleias-comuns é de cerca de 20 metros, com pesos que variam de 50 toneladas ou mais. Os indivíduos do norte tendem a ser maiores do que os do sul. Normalmente não há dimorfismo sexual em tamanho, com machos e fêmeas atingindo tamanhos e pesos semelhantes. A cor do dorso é marrom acinzentado, enquanto a região ventral é branca. Tem uma cor branca ou clara no lado direito da mandíbula inferior, mas o lado esquerdo é escuro.

Estas baleias têm um período de gestação de cerca de 11 meses, vivem até 75 anos e são baleias altamente sociais com hábitos migratórios. A UICN os classificou como vulneráveis no quesito ameaça de extinção, embora com uma tendência crescente da população. A caça era uma das principais ameaças, mas foi interrompida. Entretanto, acidentes com embarcações ainda estão presentes, assim como enredamentos em redes de pesca.

Neste outro artigo te contamos os diferentes tipos de baleia.

Qual a maior baleia do mundo e quantos metros ela tem? - Baleia-comum (Balaenoptera physalus)

Baleia-da-groenlândia (Balaena mysticetus)

Dentro do grupo das grandes baleias encontramos a baleia-da-groenlândia ou baleia-polar, que podemos colocar em terceiro lugar na lista das maiores baleias do mundo. Costumava ter uma distribuição mais ampla, mas é restrita apenas a áreas árticas e sub-árticas, com migrações sazonais no inverno para evitar ser embarreirada pelo gelo.

Qual é o tamanho da baleia-da-groelândia?

As fêmeas são maiores que os machos, variando em tamanho de 16 a 18 metros, enquanto os machos têm de 14 a 17 metros. Os pesos variam de 75 a 100 toneladas. Quanto à cor característica deste animal, seu corpo é geralmente preto com uma mandíbula inferior com manchas brancas. É um filtro alimentador, como todas as baleias de barbas, tem um período de gestação de até cerca de 16 meses e uma expectativa de vida entre 60 e 70 anos.

Atualmente é considerada pela IUCN como uma espécie com menos preocuçação em relação às ameaças de extinção, porém, existe uma divisão das espécies em quatro subpopulações e algumas possuem avaliações independentes. Séculos atrás a caça era excessiva, agora os acidentes de barco, a extração de petróleo e os efeitos a longo prazo da mudança climática estão entre as preocupações relacionadas a esta baleia.

Qual a maior baleia do mundo e quantos metros ela tem? - Baleia-da-groenlândia (Balaena mysticetus)

Baleia-franca-austral (Eubalaena australis)

A baleia-franca-austral é uma das três espécies do gênero e também faz parte da lista das maiores baleias do mundo. Entretanto, é importante notar que a baleia-franca-do-pacífico (Eubalaena japonica) tem tamanhos semelhantes, portanto, ambas poderiam muito bem estar neste quarto lugar.

Quantos metros a baleia-franca-austral tem?

Esta espécie tem uma faixa circumpolar em direção ao hemisfério sul e evita as águas quentes. O tamanho médio está entre 16 e 18 metros, portanto é semelhante ao da baleia-da-gronelândia neste aspecto. Os machos são ligeiramente menores do que as fêmeas. O peso médio é de cerca de 50 toneladas, o que é consideravelmente menor do que o da baleia anterior, razão pela qual a baleia-da-groenlândia é considerada maior. Continuando com suas características mais marcantes, a baleia-franca-austral tem uma cor escura uniforme em todo o corpo, com a presença de calosidades brancas na cabeça que correspondem a um padrão único em cada indivíduo.

A gestação dura cerca de um ano, a alimentação é baseada no plâncton e elas tendem a migrar para o sul de sua área de distribuição no verão, onde os alimentos são mais abundantes. É classificada com menor preocupação sobre a ameaça de extinção, embora existam certas ameaças que podem ser prejudiciais a ela. Os problemas que afetam as espécies incluem colisões com barcos, enredamento em redes de pesca e em algumas regiões onde se reúnem grandes números de gaivotas (Larus dominicanus), elas arrancam pedaços de pele dessas baleias, causando ferimentos em filhotes que podem levar à morte.

Descubra se baleia tem dente neste outro artigo.

Qual a maior baleia do mundo e quantos metros ela tem? - Baleia-franca-austral (Eubalaena australis)

Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae)

Embora esta lista possa ser mais longa e possa até haver algumas diferenças nas posições porque existem outras baleias de tamanhos imensos, como é o caso da baleia-cinzenta, que pode medir até 15 metros, e no quinto lugar das maiores baleias do mundo colocamos a baleia-jubarte, da qual três subespécies são reconhecidas e que tem uma distribuição cosmopolita, de águas frias a tropicais.

Antes de continuar com as medidas da baleia-jubarte, gostaríamos de comentar que a lista apresentada corresponde ao grupo de baleias barbadas, porém, dentro do grupo das chamadas baleias dentadas encontramos o cachalote (Physeter macrocephalus), que é o maior dos odontocetes, pois pode medir cerca de 18 metros e pesar cerca de 45 toneladas. Portanto, levando isto em consideração, ambas as baleias poderiam muito bem ocupar o quinto lugar.

Qual é o tamanho da baleia-jubarte?

As fêmeas atingem tamanhos maiores que os machos, sendo que elas têm entre 16 e 18 metros, enquanto os machos têm em torno de 16 metros. Em termos de peso, elas têm uma massa de cerca de 40 toneladas. Esta baleia tem uma protuberância relevante nas costas, a cor dorsal é preta, tanto a cabeça quanto a mandíbula inferior têm protuberâncias características e a barbatana caudal, que é tipicamente longa, pode ser branca.

Tem um período de gestação de cerca de 11 meses e uma longa vida útil, com uma média de cerca de 70 anos. É social e segue uma dieta generalista baseada no plâncton de superfície. É considerada pouco ameaçada pela IUCN, pois a caça é proibida e diminuiu significativamente, embora ainda ocorra, em certa medida, em algumas regiões. O enredamento em redes e os acidentes de barco são causas de distúrbios.

Qual a maior baleia do mundo e quantos metros ela tem? - Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae)

Agora que você já sabe quais são as maiores baleias do mundo, não perca o vídeo a seguir em que apresentamos os maiores animais do mundo já encontrados:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual a maior baleia do mundo e quantos metros ela tem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 23 de março de 2022.
  • IUCN. (2022). La lista roja de especies amenazadas de la UICN. Versión 2021-3. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 23 de março de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Qual a maior baleia do mundo e quantos metros ela tem?
1 de 6
Qual a maior baleia do mundo e quantos metros ela tem?

Voltar ao topo da página