Por que o meu gato me segue o tempo todo?

Por que o meu gato me segue o tempo todo?

Se você é um orgulhoso tutor ou tutora de um felino, certamente que já se perguntou por que o seu gato te segue o tempo todo. É habitual que aquelas pessoas que têm um bom vínculo com o seu gato o vejam correndo atrás delas por todo o lado, sem importar se vão para o quarto, à cozinha ou inclusivamente ao banheiro!

Em princípio este comportamento costuma parecer estranho, pelo fato de ainda se acreditar que os gatos são seres mais independentes que não gostam de estar com os humanos, mas neste artigo do PeritoAnimal poderá descobrir que é completamente falso. Continue lendo!

Você é o seu porto seguro

Quando são filhotes, os gatinhos seguem a sua mamãe para todo o lado, desta forma aprendem tudo com ela e ao mesmo tempo sentem-se mais seguros. Muitos tutores, embora o gato seja adulto, mantêm uma relação paterno-filial com ele, tal como o faria a sua mãe: alimentando-o, limpando a sua caixinha, tratando dele, motivando-o para que brinque e dando-lhe carinho.

Precisamente por este motivo não é de estranhar o que seu gato te siga o tempo todo para todos os lugares. Ao estar longe da sua mãe e filhos, o gato precisa de uma base segura na qual se possa apoiar e essa base é você. Sabe que com você estará protegido e todas as suas necessidades estão garantidas. Isto, como é óbvio, será retribuído com o seu amor e companhia incondicional e você verá seu gato se seguindo o tempo todo.

Gosta de ver você

É muito comum que os "gatos de interior" se entediem facilmente por não poderem realizar atividades de exploração e caça com as quais se entretêm a maiorias dos gatos. Assim sendo, quando o gato se sente muito entediado pode encontrar na tarefa de o seguir um fantástico estímulo.

Além disso, se passa muitas horas do dia fora de casa é muito provável que quando regresse o que o seu gato mais queira seja estar com você, mesmo que isso signifique seguir você por todo o lado. Se acredita que mostra vários sintomas de um gato entediado, não duvide e comece a passar mais tempo com ele.

Está patrulhando o seu território

Na natureza, parte das atividades cotidianas dos gatos é dar voltar pelos espaços que consideram o seu território, tanto para espalhar o seu odor como para afugentar possíveis intrusos. Se observar que se esfrega constantemente contra os móveis e inclusivamente contra você, sem dúvida que o seu gato está patrulhando e marcando o território.

Estando em uma casa fechada ou um apartamento, o felino não pode ter o mesmo comportamento que teria no seu estado selvagem, mas quando observa que você vaguei pela casa pode interpretar isso como se você também estivesse vigiando o território, e então decide acompanhar você nessa missão. Como se fosse pouco, os gatos são rotineiros, assim sendo se já tem esse hábito de seguir você o tempo todo é normal que o continue fazendo.

Precisa da sua ajuda

Normalmente, os gatos preferem esconder-se quando sentem algum mal-estar ou dor, adotando um atitude silenciosa e hostil caso tente aproximar-se. No entanto, alguns felinos fazem completamente o contrário, recorrendo a você com miados insistentes se algo os magoa, visto que sentem que você o pode ajudar.

Da mesma forma, por vezes os gatos de rua perseguem as pessoas desconhecidas, especialmente se estas já têm gatos em casa. Talvez algo no seu odor lhes indique que estarão bem com você e que podem fazer parte do seu "grupo". Ou talvez queiram apenas um pouco de comida, água um simples carinho. Os gatos sem casa sofrem muito nas ruas, sem ninguém que cuide deles e ficam expostos ao frio, à fome e a pessoas sem escrúpulos que tentam fazer-lhes mal.

Está brincando com você

O tempo de brincadeira é muito importante para os gatos, sobretudo se implica perseguir e apanhar presas. Um gato em liberdade é capaz de caçar várias presas por dia, não necessariamente para se alimentar delas e sim por diversão e porque assim lhes indica o seu instinto de caçador.

Como é óbvio, esta situação muda quando tem um gato que não tem acesso ao exterior, mas o felino continua forçosamente a precisar de estimulação que inclui perseguições, visto que este instinto não se anula mesmo que todas as suas necessidades estejam bem cobertas.

Assim sendo, é normal que um gato que não tenha os estímulos para libertar essa energia tenda a tentar caçar aves que se aproximem da janela ou a perseguir você pela casa, e inclusivamente "emboscar" você em algum canto, esperando que passe para "atacar" as suas pernas, por exemplo. Desta forma não só obedece ao seu instinto, como também se diverte com você.

Se você é uma daquelas pessoas que prefere que o seu gato não o surpreenda nestas "emboscadas", recomendamos que adquira brinquedos com os quais possa brincar e passar tempo. E lembre-se, não duvide em consultar o nosso artigo sobre os melhores brinquedos para gatos.

Adoram estar com você!

Ao contrário do que se acredita, o gato realmente gosta de passar tempo com a sua família humana, visto que o enchem e amor, carinhos e mimos, quem consegue ficar indiferente a isso? Com o passar dos anos os gatos são cada vez mais sociáveis, por isso adoram esta com você em todo o lado, o que significa seguir você o tempo todo para verem o que você está fazendo.

Além disso, se segue você saberá em que momento você se deita ou se senta para fazer alguma coisa, e será a sua oportunidade para se deitar ao seu lado e tirar um cochilo junto com a sua pessoa favorita.

Agora que você já saber por que seu gato te segue em todos os lugares, não perca este outro artigo no qual respondemos: por que meu gato dorme no meu travesseiro?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu gato me segue o tempo todo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.