Partilhar

Os 10 animais mais venenosos do mundo

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 1 agosto 2017
Os 10 animais mais venenosos do mundo

Já alguma vez se perguntou quais são os 10 animais mais venenosos do mundo? No Planeta Terra existem centenas de animais que podem ser letais para o homem, embora em muitas ocasiões se desconheça o potencial e os efeitos do seu veneno.

Lembre-se que para os animais injetarem veneno supõe um esforço, uma perda de energia e inclusivamente tempo de recuperação no qual ficam vulneráveis, não atacam sem mais nem menos.

Mesmo se tratando de um mecanismo de defesa o veneno pode afetar gravemente e conduzir você direto à morte, por esse motivo queremos que continue lendo este artigo do PeritoAnimal sobre o ranking dos 10 animais mais venenosos do mundo.

Também lhe pode interessar: Os 10 animais mais solitários do mundo

10. Escorpião

Na décima posição encontramos o conhecido escorpião. Existem mais de 1400 espécies distribuídas por todo o mundo e adaptam-se perfeitamente a diferentes climas e alimentação.

Devido ao fato de serem um alvo fácil paras as corujas, lagartos ou serpentes, o escorpião desenvolveu vários mecanismos de defesa, embora o mais chamativo seja o ferrão. A maioria não envolve um risco para os humanos embora alguns, como por exemplos, os que pertencem à família Buthidae, sejam extremamente perigosos.

Injetam uma neurotoxina tão potente que a morte pode acontecer em apenas 5 ou 6 horas.

Os 10 animais mais venenosos do mundo - 10. Escorpião

9. Aranha-marrom ou Aranha-violino

No posto número nove encontramos a aranha-marrom como uma dos 10 animais mais venenosos do mundo.

Também conhecida como Loxosceles laeta esta aranha pode ser mortal dependendo do peso do seu indivíduo. O seu veneno atua dissolvendo os tecidos da pele enquanto lhe causa a morte celular que pode acabar em amputação. O efeito é 10 vezes mais poderoso que o ácido sulfúrico.

O que pode fazer se lhe picar uma aranha-marrom?

  • Aplique gelo na ferida, reduz a velocidade de penetração do veneno.
  • Não de mexa em excesso, chame uma ambulância.
  • Lave a região com água a sabão.
Os 10 animais mais venenosos do mundo - 9. Aranha-marrom ou Aranha-violino

8. Viúva-negra

A famosa viúva-negra aparece no lugar número oito da lista. Esta é uma das aranhas mais venenosas do Brasil. O seu nome deve-se ao canibalismo, particular da sua espécie, uma vez que a fêmea como o macho depois do acasalamento.

Es a aranha mais perigosa para o ser humano, especialmente as fêmeas, algo que pode ser confirmado pelas marcas vermelhas que decoram o seu corpo. Os seus efeitos podem ser graves e inclusivamente mortais se não se recorrer a um centro médico para receber tratamento adequado.

Conheça também a aranha de Sydney, considerada a mais venenosa do mundo.

Os 10 animais mais venenosos do mundo - 8. Viúva-negra

7. Mamba-negra

A Mamba-negra é uma serpente conhecida por todos, faz inclusivamente uma aparição em Kill Bill. Considera-se a serpente mais venenosa de África e pode variar a cor da sua pele entre o verde e o cinza metalizado. É rápida e muito territorial. Antes de atacar emite sons de advertência. A sua mordida injeta uns 100 miligramas de veneno, sendo que 15 miligramas já são letais para qualquer ser humano.

Os 10 animais mais venenosos do mundo - 7. Mamba-negra

6. Polvo-de-anéis-azuis

Os seus anéis já são uma advertência para a sua perigosidade. O Polvo-de-anéis-azuis é o cefalópode mais perigoso da terra uma vez que não existe antídoto para o seu veneno, que por sinal é suficiente para tirar a vida a 26 pessoas. São muito pequeno mas tem um veneno poderoso e mortal.

Os 10 animais mais venenosos do mundo - 6. Polvo-de-anéis-azuis

5. Rã-flecha

A rã-flecha também conhecidos como sapos-flechas-de-veneno. Trata-se do anfíbio mais venenoso do Planeta Terra, uma vez que produz veneno capaz de matar 1500 pessoas. Antigamente os nativos molhavam as pontas das suas flechas com o veneno, o que as tornava ainda mais letais.

Os 10 animais mais venenosos do mundo - 5. Rã-flecha

4. Taipan

Os efeitos que a serpente taipan produz são impressionantes, pode chegar a matar 100 pessoas adultas, assim como 250.000 ratos. O seu veneno é entre 200 a 400 vezes mais tóxico que a maioria das cascavéis.

A ação neurotóxica faz com que possa matar um humano adulto em apenas 45 minutos, o que faz com que a ajuda médica seja algo primordial perante a sua mordida.

Os 10 animais mais venenosos do mundo - 4. Taipan

3. Peixe-pedra

O Peixe-pedra é o actinopterigio mais venenoso do mundo, o nome aparece precisamente pelo aspeto que tem, semelhante a uma rocha. O contato com as espinhas das suas barbatanas é mortal para o ser humano uma vez que o seu veneno é semelhante ao de uma cobra. A dor é muito intensa e angustiante.

Os 10 animais mais venenosos do mundo - 3. Peixe-pedra

2. Serpente marinha

A serpente marinha está presente em qualquer mar do Planeta Terra sendo o seu veneno o mais nocivo de todas as serpentes. Supera entre 2 a 10 vezes o de um cobra e a sua mordida é letal para qualquer ser humano.

Os 10 animais mais venenosos do mundo - 2. Serpente marinha

1. Vespa-do-mar

A vespa-do-mar é sem dúvida o animal mais venenoso do planeta. Habita principalmente no mar perto da Austrália e pode chegar a ter tentáculos de 3 metros de comprimento. À medida que envelhece o seu veneno fica mais letal, sendo capaz de matar uma pessoa em apenas 3 minutos.

Os 10 animais mais venenosos do mundo - 1. Vespa-do-mar

Outros rankings

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 10 animais mais venenosos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os 10 animais mais venenosos do mundo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
olivan
louco

Os 10 animais mais venenosos do mundo
1 de 11
Os 10 animais mais venenosos do mundo

Voltar ao topo da página