Dietas equilibradas

O que as vacas e os bois comem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 5 maio 2023
O que as vacas e os bois comem?

Você quer saber o que vaca come? As vacas são animais herbívoros que comem uma grande variedade de plantas. Elas se alimentam principalmente de pasto, mas também podem consumir outros tipos de matéria vegetal, como raízes e até mesmo tubérculos. Os bois, que são como os machos são conhecidos, seguem exatamente a mesma alimentação. Em um único dia, uma vaca ou um boi podem comer 10% do seu peso corporal.

As vacas e os bois, cujo nome científico é Bos taurus, são animais comumente conhecidos como gado bovino porque pertencem à família dos bovídeos. Infelizmente, eles são alguns dos animais mais explorados na indústria alimentícia, sendo sacrificados para obtenção de carne, pele e leite, mas também altamente explorados para outros fins. São animais grandes e pesados, dos quais foram produzidas diversas raças que podem chegar a pesar uma tonelada. Diante desses grandes pesos e dimensões que caracterizam os bovídeos, você já se perguntou quanto eles comem por dia? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra o que as vacas e os bois comem, quanto comem e muito mais.

Também lhe pode interessar: O que as minhocas comem?

Índice

  1. Vacas e bois são herbívoros ou onívoros?
  2. O que os bezerros comem?
  3. O que uma vaca adulta come?
  4. O que os bois comem?
  5. Quantos quilos uma vaca come por dia?

Vacas e bois são herbívoros ou onívoros?

As vacas e os bois são animais herbívoros que se alimentam exclusivamente de fontes vegetais, o que pode parecer curioso considerando seus grandes tamanhos. No entanto, é muito comum observar animais de grandes dimensões, como elefantes, que têm uma alimentação à base de plantas.

O processo de alimentação das vacas é bastante complexo, uma vez que uma única vaca ou boi pode consumir vários quilos de pasto por dia. Primeiro, o animal retorce a grama em sua língua para depois cortá-la com seus dentes inferiores e iniciar uma longa jornada por seu sistema digestivo para obter os nutrientes. Esses bovídeos são animais ruminantes, caracterizados por ter um estômago dividido em quatro compartimentos denominados rúmen, retículo, omaso e abomaso. Assim, o processo digestivo das vacas e bois é o seguinte:

  1. As plantas trituradas pelos dentes passam para o rúmen, onde se misturam com uma diversidade de bactérias que ajudam na sua decomposição;
  2. Em seguida, o alimento passa para o retículo, onde continua se decompondo e forma o bolo alimentar, que é regurgitado até a boca para ser triturado ainda mais;
  3. Posteriormente, o alimento é engolido novamente e passa para o omaso e abomaso, onde algumas enzimas digestivas terminam de decompor e absorver os nutrientes.

Além disso, as vacas também possuem intestino delgado, intestino grosso, ceco e cólon, que intervêm na conclusão do processo digestivo e na absorção de todos os nutrientes, minerais e água que fornecem uma nutrição adequada. Da mesma forma, a matéria fecal resultante da digestão é armazenada e excretada.

O que os bezerros comem?

As vacas e os bois são animais mamíferos, portanto, os filhotes se alimentam do leite de suas mães. De fato, as vacas em lactação são as mais usadas para obter leite para consumo humano, embora nos últimos anos essa ideia tenha sido questionada porque, resumidamente, estaríamos consumindo o leite de outra espécie, o que não ocorre normalmente na natureza.

Nesse sentido, os bezerros (que é como se chamam os filhotes das vacas) ao nascer, consomem o leite de sua mãe, o qual é indispensável tomar durante as primeiras horas porque contém o colostro, uma substância que proporciona imunidade à vaca recém-nascida contra certas doenças. Além disso, o colostro também é rico em minerais e proteínas que nutrem os bezerrinhos. Em circunstâncias naturais, um bezerro é amamentado até os 6 meses.

Na natureza, um bezerro de vaca ou boi começaria a comer pasto ou outras plantas a partir dos 2 ou 3 meses, quando seu estômago está inicialmente preparado para começar a processar esses alimentos. Esses primeiros sólidos também ajudam a terminar o processo de maturação intestinal.

O que as vacas e os bois comem? - O que os bezerros comem?

O que uma vaca adulta come?

As vacas comem folhas, pasto, caules, outras plantas herbáceas, raízes e tubérculos. Sempre que estão em campos abertos, estes são os alimentos que preferem, conforme a disponibilidade. O complexo sistema digestivo das vacas permite obter todos os nutrientes que estes animais necessitam, os quais são extraídos à medida que o alimento vai passando por todo o processo de digestão, que começa desde que começam a mastigar a matéria vegetal até que chega ao intestino delgado, onde são absorvidos principalmente os componentes nutritivos.

O que comem as vacas de fazenda?

Já sabemos que as vacas são animais que foram intensamento domesticados, encontrando-se a nível mundial em fazendas ou propriedades onde muitas vezes não estão em contato com o solo e a vegetação, de modo que são alimentadas com uma série de preparados que substituem ao alimento natural que estes animais retiram diretamente do solo.

Desta forma, às vacas (e também aos bois) de fazenda, ao nascer, é permitido serem amamentados por suas mães ou, caso ela não esteja presnete, o bezerro é alimentado com colostro congelado reservado para estes casos. Após cerca de três dias, separa-se o bezerro de sua mãe e inicia-se uma alimentação à base de concentrados lácteos que são oferecidos durante cerca de dois ou três meses. Depois começa a alimentação com ervas ou feno, mas também é fornecido outro tipo de concentrado de crescimento até os seis meses. Posteriormente, procura-se oferecer alimentação no pasto e suplementos de sais minerais, mas se não houver pasto disponível, os alimentos e plantas que as vacas de fazenda comem são:

  • Repolho;
  • Nabos;
  • Alfafa;
  • Aveia;
  • Feno;
  • Concentrados.

Em geral, isto descreve a alimentação dos bovinos de fazendas. No entanto, existem aspectos pontuais relacionados a especificidade dos alimentos em casos como animais doentes, que não crescem como o esperado, estando abaixo das expectativas quanto ao peso ou massa muscular. Por outro lado, em função do destino que terá o animal e o seu uso, ou seja, se será para consumo de sua carne ou produção de leite, são feitos ajustes nos alimentos.

Quando a vaca está grávida, sua alimentação também é adaptada, independentemente de se ter engravidado de forma natural ou artificial, pois também é muito comum fertilizar artificialmente estes animais para obter crias e usá-las para o benefício humano.

O que as vacas e os bois comem? - O que uma vaca adulta come?

O que os bois comem?

A alimentação dos bois em estado selvagem e em cativeiro é exatamente a mesma que a das vacas. Assim, na natureza, os bois comem principalmente o pasto de campos e pradarias, mas também podem consumir outras plantas, raízes e tubérculos.

Por outro lado, os bois criados em cativeiro podem sofrer alterações em sua alimentação dependendo do uso que se dará ao animal.

Quantos quilos uma vaca come por dia?

Agora que você sabe o que as vacas comem, pode estar se perguntando quantos quilos de alimento uma única vaca consome por dia. As vacas e os bois comem grandes quantidades de matéria vegetal por dia, ou dos concentrados que substituem a alimentação natural. No entanto, as quantidades variam de acordo com a idade desses animais. Por exemplo, os bezerros que começam a consumir concentrados recebem cerca de 100 gramas desse concentrado por dia, quantidade que vai sendo aumentada até chegar a cerca de 2 kg/dia.

Quando esses animais crescem e seus estômagos estão desenvolvidos, o consumo de material vegetal fresco ou seco, como feno, é oferecido livremente. Em geral, uma vaca ou boi pode comer cerca de 10% do seu peso por dia. Dessa forma, um animal de 750 kg poderia comer cerca de 75 kg de alimento vegetal em um único dia.

Também podemos mencionar que existem alguns parâmetros em relação às quantidades de proteína vegetal. Por exemplo, uma vaca grávida deve ter em sua alimentação cerca de 14% de proteína bruta vegetal. As vacas leiteiras devem consumir mais pasto fresco e de alta qualidade, enquanto os bezerros, quando começam a comer matéria vegetal, é recomendável que este seja alto em fibra para estimular o sistema digestivo.

Agora que você já sabe o que a vaca come e viu quantos quilos ela pode comer por dia, não perca nosso artigo em que listamos uma série de sugestões de nomes para vacas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que as vacas e os bois comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Lanuza, F. (2006). Crianza de terneros y reemplazos de lechería. Disponível em: <http://nutriciondebovinos.com.ar/MD_upload/nutriciondebovinos_com_ar/Archivos/RESTRICCI%C3%93N.pdf>. Acesso em 25 de abril de 2023.
  • Ng, J. (2001). Bos taurus. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Bos_taurus/>. Acesso em 25 de abril de 2023.

 

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que as vacas e os bois comem?