Curiosidades do mundo animal

O que as formigas comem?

 
Cristina Pérez Simón
Por Cristina Pérez Simón, Bióloga e médica. 18 outubro 2023
O que as formigas comem?

As formigas (Formicidae) são uma família de insetos himenópteros muito conhecida pelo seu comportamento social. Esses animais formam grandes colônias em que cooperam como uma única unidade. Essa característica lhes permitiu aproveitar todos os recursos disponíveis e colonizar todo o planeta.

Como todos sabemos, as formigas passam o dia inteiro transportando diferentes tipos de matérias orgânicas para o formigueiro: folhas, sementes, artrópodes mortos e muito mais. No entanto, muitas delas não se alimentam do que coletam, mas são agricultoras ou até mesmo pecuaristas! De forma geral, pode-se dizer que as formigas se alimentam de sementes, madeira, folhas, animais mortos, substâncias açucaradas secretadas por outros insetos, fungos e até néctar.

Se você deseja saber mais detalhes, não deixe de conferir este artigo do PeritoAnimal sobre o que as formigas comem.

Também lhe pode interessar: Formiga tem coração?

Índice

  1. Características das formigas
  2. Alimentação das formigas
  3. Curiosidades sobre as formigas

Características das formigas

Para compreender o que as formigas comem, é necessário conhecer profundamente suas características. Aqui estão algumas das características das formigas:

  • Anatomia: seus corpos são divididos em três partes: cabeça, metassoma (tórax) e mesossoma (abdômen). Na cabeça, elas possuem um par de antenas, olhos compostos e um aparelho bucal mastigador. Do tórax emergem seis patas e, apenas nos indivíduos sexuados, dois pares de asas.
  • Metamorfose: quando o ovo eclode, larvas sem pernas nem cabeça saem dele e aumentam de tamanho, transformando-se em pupas imóveis. Estas passam por uma série de mudanças profundas até se transformarem em adultos.
  • Formigueiros: quase todos os tipos de formigas formam grandes comunidades que realizam atividades coletivas. Para isso, elas constroem uma série de túneis e compartimentos, geralmente no solo ou em árvores. Lá, elas cuidam das larvas e armazenam alimentos.
  • Castas: em um mesmo formigueiro, existem três tipos de formigas: operárias, zangões e uma única rainha. A rainha e os zangões se dedicam à reprodução, enquanto as operárias realizam todas as tarefas da colônia, como coleta, cuidado das larvas, limpeza e defesa.
  • Feromônios: as formigas possuem um sistema complexo de comunicação entre os animais, baseado em feromônios (hormônios). Graças a eles, podem, entre outras coisas, alertar sobre perigos e marcar o caminho até a comida. Isso explica as características filas de formigas.

Dadas suas características, vamos a ver o que as formigas comem!

Alimentação das formigas

Responder sobre o que as formigas negras, vermelhas ou aladas comem não é fácil, pois elas constituem um grupo de animais muito diverso. A alimentação das formigas é baseada em diferentes tipos de alimentos, dependendo da espécie e do local onde vivem. Portanto, vamos a ver alguns tipos de formigas de acordo sua alimentação. São os seguintes:

  • Formigas granívoras
  • Formigas predadoras
  • Formigas agricultoras
  • Formigas que pastoreiam
  • Formigas mutualistas

O que comem as formigas granívoras?

Se você está se perguntando do que se alimentam as formigas granívoras, elas são aquelas que se alimentam de sementes. Para isso, elas coletam grandes quantidades desse alimento e o transportam por longas distâncias até seu formigueiro. Uma vez lá, armazenam as sementes em seus celeiros e as protegem contra fungos.

Todas essas formigas desempenham um papel fundamental na dispersão de sementes, pois muitas das sementes que elas enterram germinarão e se tornarão plantas. Neste importante trabalho, participam muitas espécies dos gêneros Messor y Goniomma.

O que as formigas comem? - Alimentação das formigas

Alimentação das formigas predadoras

Muitas formigas são predadoras, ou seja, as operárias coletoras se dedicam a caçar insetos ou outros artrópodes. Algumas delas podem até caçar animais maiores, como lagartixas ou pequenos ratos. Devido à sua natureza predatória, costumam apresentar a cor vermelha como um sinal de advertência para seus potenciais predadores, o que é conhecido como aposematismo. Portanto, se você está se perguntando sobre o que as formigas vermelhas comem, aqui está a resposta.

Um bom exemplo de formigas carnívoras são as subfamílias Ecitoninae e Dorylinae, conhecidas como formigas- soldado. Esses insetos formam grupos nômades que se deslocam constantemente. À medida que avançam, eles caçam pequenos animais que encontram pelo caminho. No entanto, costumam alternar seus deslocamentos com fases sedentárias, durante as quais a rainha põe grandes quantidades de ovos.

O que as formigas comem? -

O que as formigas agricultoras comem?

Muitas espécies de formigas são agricultoras de fungos, daí a resposta sobre como as formigas se alimentam. Elas se dedicam a coletar diferentes tipos de matéria orgânica, principalmente folhas. No formigueiro, outras operárias mastigam as folhas para misturá-las com sua saliva e as depositam em seu "jardim". O objetivo é cultivar fungos e, posteriormente, se alimentar deles.

Alguns exemplos de formigas que cultivam fungos são os gêneros Atta e Acromyrmex, conhecidos como formigas cortadeiras de folhas.

Agora que você já sabe do que se alimentam as formigas granívoras, predadoras e agricultoras, vamos a conhecer o tipo de alimentação das formigas que pastoreiam.

O que as formigas comem? -

Alimentação das formigas que pastoreiam

Muitas formigas pastoreiam outros artrópodes da ordem Homoptera, como os pulgões. Elas os agrupam e os defendem de seus predadores em troca de um alimento muito suculento: as gotas de mel. Essas substâncias açucaradas são provenientes da seiva das plantas que os pulgões expelem pelo ânus.

Algumas formigas, como a Camponotus inflatus, coletam folhas cheias de gotas de mel e as levam para o formigueiro. Lá, as formigas cuidadoras as utilizam para alimentar outras operárias muito especiais. Estas são as formigas "panela de mel", cujo abdômen é distensível e se transforma em uma espécie de panela que enchem com mel. Esta comida é uma reserva para toda a colônia.

O que as formigas comem? -
Imagem: ca.wikipedia.org

Alimentação das formigas mutualistas

Por último, ao responder à pergunta sobre o que as formigas comem, não podemos esquecer das formigas mutualistas. Tratam-se de insetos que vivem dentro dos espinhos de algumas plantas, como as acácias (Acacia spp.). As plantas fornecem comida e abrigo a essas formigas em troca de proteção contra animais herbívoros. Esta é uma função desempenhada muito eficazmente pelas espécies do gênero Pseudomyrmex.

Entre os alimentos que as plantas fornecem às formigas estão os “corpos de Beltian”, pequenas bolinhas avermelhadas que aparecem na ponta das folhas. Além disso, essas plantas costumam oferecer um néctar nutritivo extrafloral que é secretado pelas folhas.

Falamos mais a respeito do Mutualismo em biologia: exemplos e definição, a seguir.

O que as formigas comem? -

Curiosidades sobre as formigas

Agora que sabemos o que as formigas comem, vamos responder algumas das perguntas mais comuns sobre esses insetos eussociais. Estas são apenas algumas das muitas curiosidades sobre as formigas.

Por que todas as operárias são fêmeas?

Como já sabemos, as rainhas se dedicam a colocar ovos. Esses ovos podem ser de dois tipos: fertilizados por machos (diploides) ou não fertilizados (haploides). Os ovos haploides se desenvolvem em zangões ou formigas machos, cuja única missão é fertilizar a rainha para a produção de ovos diploides. Esses ovos diploides se desenvolvem em formigas fêmeas, que podem ser operárias ou novas rainhas.

Se você ainda tiver dúvidas, pode consultar outro artigo sobre "Como as formigas se reproduzem".

O que diferencia as formigas operárias das rainhas?

As larvas que se tornarão rainhas recebem uma dieta rica em proteínas, enquanto as operárias recebem uma dieta mais pobre. Essa diferença na alimentação ativa ou desativa certos genes, causando diferenças no desenvolvimento das larvas. Como resultado, elas terão uma forma e um comportamento diferentes. Portanto, é um exemplo de epigenética.

Por que algumas formigas têm asas?

Apenas as novas rainhas e os zangões têm asas. As novas rainhas têm asas porque deixam a colônia para fundar uma nova. Fora da colônia, elas se acasalam com um zangão, também alado, e realizam o chamado "voo nupcial", durante o qual a cópula ocorre. Depois, a rainha procura um local para hibernar. Uma vez lá, ela perde as asas e constrói um pequeno formigueiro onde põe os ovos. Esses ovos se desenvolvem nas primeiras operárias da nova colônia.

Por que as formigas operárias não põe ovos?

Em algumas espécies, as operárias nascem com os ovários atrofiados. No entanto, existem espécies em que a esterilidade é reversível. Nesses casos, a rainha controla a esterilidade das operárias através da secreção de hormônios inibidores. Na verdade, as operárias que ficam longe da influência da rainha por um período de tempo podem chegar a colocar ovos não fertilizados, dando origem a zangões.

Pode haver diferentes tipos de operárias?

Algumas espécies apresentam operárias de diferentes tamanhos que desempenham funções distintas. Nestes casos, chamamos isso de subcastas. Geralmente, as maiores são soldados que defendem a colônia. As outras podem se dividir entre coletoras e "donas de casa".

Em outras espécies, todas as operárias são iguais. No entanto, também há divisão de trabalho. As formigas mais jovens se dedicam às tarefas internas da colônia, enquanto as mais velhas saem para coletar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que as formigas comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Gullan, J.P. and P.S. Cranston. (1994): The Insects. An Outline of Entomology. Chapman & Hall. London. 491 pp.
  • Hickman, C. P.; Roberts, L. S. & Larson, A. (1998). Principios integrales de Zoología. Editorial McGraw Hill Interamericana. Madrid. 921 pp.
  • Beattie, A.J. (1985). The Evolutionary Ecology of Ant-Plant Mutualisms. Cambridge University Press, Cambridge U.K.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ca.wikipedia.org
1 de 6
O que as formigas comem?