Curiosidades do mundo animal

Formiga tem coração?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 18 novembro 2023
Formiga tem coração?

As formigas são um tipo de inseto pertencente à família Formicidae. Estima-se que existam cerca de 14.000 espécies, embora esse número possa ser muito maior, com uma ampla distribuição global e habitando uma grande diversidade de ambientes. A estrutura geral do corpo segmentado desses insetos é composta por três partes: a cabeça, o tórax e o abdômen. Elas também possuem um par de antenas, três pares de patas, duas mandíbulas e uma cutícula que reveste o corpo. As formigas são insetos altamente sociais que vivem em colônias complexas, divididas em castas, que incluem rainhas, machos e formigas operárias. Apenas os machos e as rainhas têm asas, mas essas últimas as perdem após o voo nupcial, no qual ocorre a reprodução. As formigas não são apenas organizadas, mas também podem ser surpreendentemente fortes para o seu tamanho, o que requer uma estrutura corporal bem desenvolvida.

Em relação à sua anatomia, elas possuem um sistema circulatório complexo. Neste artigo do PeritoAnimal, você encontrará informações sobre se formiga tem coração.

Também lhe pode interessar: Insetos têm coração?

Índice

  1. Formiga tem coração ou não?
  2. Como é o coração da formiga?
  3. Onde fica o coração da formiga?

Formiga tem coração ou não?

As formigas, como todos os insetos, possuem um sistema circulatório aberto. Essa designação se deve ao fato de que o fluido corporal, conhecido como hemolinfa (análogo ao sangue) é distribuído diretamente pelos órgãos do corpo, preenchendo a maior parte das cavidades.

Nesse contexto, o único órgão fechado que as formigas e outros insetos possuem é chamado de vaso dorsal, que se divide em duas partes: o coração e a aorta. O coração desempenha a mesma função que nos animais vertebrados, bombeando a hemolinfa pelo corpo do inseto. Enquanto isso, a aorta tem uma função condutora. No geral, o vaso dorsal se estende desde a parte posterior do corpo, passa pelo tórax e chega até a cabeça.

Assim, em resposta à pergunta sobre se as formigas têm um coração, a resposta é sim. As formigas têm um coração, embora não seja exatamente como aquele que conhecemos. Ele desempenha a função vital de bombear a hemolinfa pelo corpo do inseto, começando na parte posterior, percorrendo todo o corpo ao longo do vaso dorsal e passando por uma série de câmaras com válvulas reguladoras. Além disso, existem bombas acessórias que direcionam o fluido para as asas (quando presentes, como nos machos e rainhas), pernas e antenas, para posteriormente retornar ao abdômen.

A hemolinfa é fundamental no organismo das formigas, pois, embora não transporte oxigênio, transporta nutrientes e hormônios para todo o corpo, além de eliminar resíduos. Além disso, a hemolinfa difere do sangue por não conter eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que contêm hemoglobina e transportam oxigênio em muitos animais. Também contém uma grande quantidade de aminoácidos livres.

Se você deseja obter mais informações sobre a anatomia das formigas, podemos fornecer mais detalhes em nosso artigo sobre o tema.

Como é o coração da formiga?

Como vimos, as formigas têm um coração, mas ele é diferente dos corações de outros animais. O vaso dorsal tem uma forma alongada, assemelhando-se a um tubo longo e fino, o que permite que ele percorra praticamente todo o corpo do inseto, ao mesmo tempo em que transporta o fluido circulatório, a hemolinfa. Além disso, um cordão nervoso passa pelo coração, tendo a função de regular o funcionamento do sistema circulatório.

A parte específica do tubo ou vaso dorsal que corresponde ao coração das formigas tem uma forma mais esférica e é composta por pequeninos músculos que auxiliam na contração e relaxamento desse órgão. Quando esse processo contínuo ocorre, a hemolinfa é movida por todo o corpo, seguindo um procedimento semelhante ao de outros animais que possuem um coração.

Um estudo[1] revelou que o pulso das formigas apresenta, em média, 53,5 batimentos por minuto, e essa frequência não varia entre as diferentes espécies estudadas. Portanto, podemos observar que existem diferenças entre o sistema circulatório das formigas e o dos animais com um sistema circulatório fechado. Embora o coração atue de maneira semelhante, sua forma é diferente, uma vez que, devido ao sistema aberto, a hemolinfa é transportada diretamente para outras partes do corpo, preenchendo-as.

Considerando que o sistema circulatório das formigas é distinto do nosso, você provavelmente está se perguntando sobre sua alimentação. Confira tudo sobre o tema no artigo "O que as formigas comem?".

Formiga tem coração? - Como é o coração da formiga?

Onde fica o coração da formiga?

Em termos gerais, o corpo das formigas divide-se em cabeça, mesossoma ou tórax e metassoma ou abdômen. Neste último, estão localizados diversos sistemas vitais para o animal, como o respiratório, digestivo, excretor, reprodutivo e parte do circulatório. Assim, embora o vaso dorsal percorra o corpo, a parte correspondente ao coração ou sistema de bombeamento está situada em direção ao abdômen, enquanto a região da aorta fica na direção da cabeça.

Como vimos, o sistema circulatório das formigas, incluindo o seu coração, apresenta algumas semelhanças com outros animais, mas também difere substancialmente em termos de forma, localização, tipo e substância transportada no organismo. No entanto, como em qualquer outro animal, o coração das formigas é indispensável para a sua vida.

Se você tem interesse nestes fascinantes insetos, confira nosso artigo com diversas curiosidades sobre as formigas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Formiga tem coração?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Davis, A, Mei Clancy, K y Sasaki, T. (2021). How to take an ant’s pulse: a procedure for non-destructively monitoring baseline and stimulated heart rate in Formicidae. Disponible en: https://sasakilab.ecology.uga.edu/wp-content/uploads/2021/08/eea.13071.pdf
Bibliografia
  • Brittanica. (2022). Insects. Disponible en: https://www.britannica.com/animal/insect/Circulatory-system
  • Kanost, M. (2009). Hemolymph. Editor(s): Vincent H. Resh, Ring T. Cardé, Encyclopedia of Insects (Second Edition). Disponible en: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-374144-8.00126-0
  • Nature Blog Network (2023). Do Ants Have Hearts?. Disponible en: https://www.hummingbirdsplus.org/nature-blog-network/do-ants-have-hearts-explained-wildlife-informer/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Formiga tem coração?