Formiga tem coração?
As formigas são um tipo de inseto pertencente à família Formicidae. Estima-se que existam cerca de 14.000 espécies, embora esse número possa ser muito maior, com uma ampla distribuição global e habitando uma grande diversidade de ambientes. A estrutura geral do corpo segmentado desses insetos é composta por três partes: a cabeça, o tórax e o abdômen. Elas também possuem um par de antenas, três pares de patas, duas mandíbulas e uma cutícula que reveste o corpo. As formigas são insetos altamente sociais que vivem em colônias complexas, divididas em castas, que incluem rainhas, machos e formigas operárias. Apenas os machos e as rainhas têm asas, mas essas últimas as perdem após o voo nupcial, no qual ocorre a reprodução. As formigas não são apenas organizadas, mas também podem ser surpreendentemente fortes para o seu tamanho, o que requer uma estrutura corporal bem desenvolvida.
Em relação à sua anatomia, elas possuem um sistema circulatório complexo. Neste artigo do PeritoAnimal, você encontrará informações sobre se formiga tem coração.
Formiga tem coração ou não?
As formigas, como todos os insetos, possuem um sistema circulatório aberto. Essa designação se deve ao fato de que o fluido corporal, conhecido como hemolinfa (análogo ao sangue) é distribuído diretamente pelos órgãos do corpo, preenchendo a maior parte das cavidades.
Nesse contexto, o único órgão fechado que as formigas e outros insetos possuem é chamado de vaso dorsal, que se divide em duas partes: o coração e a aorta. O coração desempenha a mesma função que nos animais vertebrados, bombeando a hemolinfa pelo corpo do inseto. Enquanto isso, a aorta tem uma função condutora. No geral, o vaso dorsal se estende desde a parte posterior do corpo, passa pelo tórax e chega até a cabeça.
Assim, em resposta à pergunta sobre se as formigas têm um coração, a resposta é sim. As formigas têm um coração, embora não seja exatamente como aquele que conhecemos. Ele desempenha a função vital de bombear a hemolinfa pelo corpo do inseto, começando na parte posterior, percorrendo todo o corpo ao longo do vaso dorsal e passando por uma série de câmaras com válvulas reguladoras. Além disso, existem bombas acessórias que direcionam o fluido para as asas (quando presentes, como nos machos e rainhas), pernas e antenas, para posteriormente retornar ao abdômen.
A hemolinfa é fundamental no organismo das formigas, pois, embora não transporte oxigênio, transporta nutrientes e hormônios para todo o corpo, além de eliminar resíduos. Além disso, a hemolinfa difere do sangue por não conter eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que contêm hemoglobina e transportam oxigênio em muitos animais. Também contém uma grande quantidade de aminoácidos livres.
Se você deseja obter mais informações sobre a anatomia das formigas, podemos fornecer mais detalhes em nosso artigo sobre o tema.
Como é o coração da formiga?
Como vimos, as formigas têm um coração, mas ele é diferente dos corações de outros animais. O vaso dorsal tem uma forma alongada, assemelhando-se a um tubo longo e fino, o que permite que ele percorra praticamente todo o corpo do inseto, ao mesmo tempo em que transporta o fluido circulatório, a hemolinfa. Além disso, um cordão nervoso passa pelo coração, tendo a função de regular o funcionamento do sistema circulatório.
A parte específica do tubo ou vaso dorsal que corresponde ao coração das formigas tem uma forma mais esférica e é composta por pequeninos músculos que auxiliam na contração e relaxamento desse órgão. Quando esse processo contínuo ocorre, a hemolinfa é movida por todo o corpo, seguindo um procedimento semelhante ao de outros animais que possuem um coração.
Um estudo[1] revelou que o pulso das formigas apresenta, em média, 53,5 batimentos por minuto, e essa frequência não varia entre as diferentes espécies estudadas. Portanto, podemos observar que existem diferenças entre o sistema circulatório das formigas e o dos animais com um sistema circulatório fechado. Embora o coração atue de maneira semelhante, sua forma é diferente, uma vez que, devido ao sistema aberto, a hemolinfa é transportada diretamente para outras partes do corpo, preenchendo-as.
Considerando que o sistema circulatório das formigas é distinto do nosso, você provavelmente está se perguntando sobre sua alimentação. Confira tudo sobre o tema no artigo "O que as formigas comem?".
Onde fica o coração da formiga?
Em termos gerais, o corpo das formigas divide-se em cabeça, mesossoma ou tórax e metassoma ou abdômen. Neste último, estão localizados diversos sistemas vitais para o animal, como o respiratório, digestivo, excretor, reprodutivo e parte do circulatório. Assim, embora o vaso dorsal percorra o corpo, a parte correspondente ao coração ou sistema de bombeamento está situada em direção ao abdômen, enquanto a região da aorta fica na direção da cabeça.
Como vimos, o sistema circulatório das formigas, incluindo o seu coração, apresenta algumas semelhanças com outros animais, mas também difere substancialmente em termos de forma, localização, tipo e substância transportada no organismo. No entanto, como em qualquer outro animal, o coração das formigas é indispensável para a sua vida.
Se você tem interesse nestes fascinantes insetos, confira nosso artigo com diversas curiosidades sobre as formigas.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Formiga tem coração?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Davis, A, Mei Clancy, K y Sasaki, T. (2021). How to take an ant’s pulse: a procedure for non-destructively monitoring baseline and stimulated heart rate in Formicidae. Disponible en: https://sasakilab.ecology.uga.edu/wp-content/uploads/2021/08/eea.13071.pdf
- Brittanica. (2022). Insects. Disponible en: https://www.britannica.com/animal/insect/Circulatory-system
- Kanost, M. (2009). Hemolymph. Editor(s): Vincent H. Resh, Ring T. Cardé, Encyclopedia of Insects (Second Edition). Disponible en: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-374144-8.00126-0
- Nature Blog Network (2023). Do Ants Have Hearts?. Disponible en: https://www.hummingbirdsplus.org/nature-blog-network/do-ants-have-hearts-explained-wildlife-informer/