Partilhar
Partilhar em:

O meu gato me rouba comida, porquê?

O meu gato me rouba comida, porquê?

Ver fichas de  Gatos

Alguma vez encontrou o seu gato subindo a bancada da cozinha tentando roubar um pedaço de comida? Ou, quase subindo para a mesa para roubar comida do seu prato? Se as respostas são afirmativas não se preocupe mais porque no PeritoAnimal vamos explicar os possíveis motivos pelos quais o seu gato lhe rouba comida e como corrigir esse comportamento inadequado.

Educar um gato desde pequeno é primordial para conseguir que o seu pet entenda o que pode ou não pode fazer e como se deve comportar e conviver com a sua família humana. No entanto, por vezes os animais aprendem comportamentos indesejados e desconfortáveis para nós. Assim sendo neste artigo intitulado "O meu gato me rouba comida, porquê?", poderá descobrir os fatores que podem ter fomentado este comportamento e descobrirá também como reeducar o seu gato para que deixe de roubar comida.

Também lhe pode interessar: Porque meu gato me morde

Porque os gatos roubam comida?

Sabemos que o fato de que o seu gatinho aproveitar o menos descuido para lhe roubar algum pedaço de comida que tenha ficado em cima da bancada da cozinha ou que suba diretamente para cima da mesa quando você está comendo para lhe pedir e/ou roubar comida é uma situação muito desconfortável mas, porque os gatos roubam comida?

Para saber a resposta a esta pergunta é necessário revisar o comportamento do nosso pet e os hábitos que adquiriu conosco, os seus donos. Talvez o problema tenha começado por nós ou talvez não, mas o que sim é certo é que este é um comportamento que deve ser parado e corrigido o quanto antes, porque pode chegar a converter-se em com contratempo grave se por exemplo o gato ingerir algum alimento tóxico para o seu organismo.

Em seguida, revisamos os possíveis motivos pelos quais os gatos roubam comida.

Não gostam da sua comida para gatos

Um dos principais motivos pelos quais os gatos roubam comida é que não gostam da sua, ou seja, a sua ração ou a comida úmida que têm à sua disposição não é do seu agrado ou não os satisfaz completamente, e por isso roubam a comida de onde podem e quando podem.

Lembre-se que os gato são animais carnívoros, por isso recomenda-se que lhes dê uma ração que contenha principalmente carne e que não esteja misturada com outros produtos alimentares como farinhas refinadas, cereais, etc... Se acredita que a ração que está dando ao se gato não é a mais adequada e repara que ele não gosta muito porque deixa alguma e não a come, o ideal é que mude de marca, que compre uma ração de melhor qualidade e que vá experimentando até conseguir a melhor ração para o seu gato, ou melhor ainda, pode experimentar elaborar a sua própria comida caseira para gatos.

Também é possível que a ração ou a comida úmida que lhe dá seja do seu agrado, mas o seu gato não a come porque está passada. Os gatos são animais muito minuciosos e não comem tudo o que lhes dão. Assim sendo, em alguns casos a solução é muito fácil: simplesmente sirva a quantidade de comida diária que lhe toca (segundo a idade e o peso corporal) no momento certo, e depois de comer retire a comida. Assim não ficará comida desperdiçada e perdendo a sua qualidade.

Além disso, podemos pensar também que o nosso felino não come a sua comida, não porque está estragada ou porque não encontramos a sua ração preferida, e sim porque gosta mais do que tem no nosso prato em cima da mesa. As a verdade é que não é bem assim. Não há nada que os gatos gostem mais do que a comida que está pensada especificamente para eles.

Tem um mau hábito

Se já encontrou a melhor ração ou comida úmida para o seu pet e ainda assim o seu gato rouba comida, é possível que o problema vá mais além e que seja um mau hábito que tenha adquirido com o tempo.

É possível que em algum momento da sua vida, o gato tenha subido para cima da mesa enquanto comíamos e acabámos dando um pedacinho de carne ou de atum que estávamos comendo. Nesse momento começou o reforço de um mau hábito, uma vez que o gato entendeu que era normal comer a comida do nosso prato e mais ainda se fomos nós que lhe oferecemos. Se esta situação se repetiu mais que uma vez ao longo do tempo, é muito lógico que o gato roube comida da cozinha ou da mesa, isto porque para ele é um comportamento aprendido.

A solução para acabar com o mau hábito é criar um novo, assim sendo esteja atento às dicas do próximo ponto.

Qual a solução?

A verdade é que não é fácil ensinar um novo hábito e menos ainda aos gatos, que todos sabemos o quão especiais são. Assim sendo, o ideal é educá-los sempre desde que são pequenos porque quanto antes aprenderem melhor e também é preciso ter muita paciência com eles. Mas se o seu gato já é adulto e rouba comida, não se preocupe ainda há esperança.

Em primeiro lugar, devemos ter consciência e ajudar o gato a erradicar esse mau hábito evitando deixar comida desprotegida pela mesa ou pela cozinha (incluindo restos) e também não devemos oferecer mais comida da nossa mão enquanto estamos comendo.

Além disso, se algum dia nos distrairmos e virmos que o gato se está aproximando para roubar algum resto de comida que ficou esquecido ou que sobe a mesa com essa intenção, o que temos que fazer é chamá-lo à atenção dizendo "NÃO" de forma firme e serena, e afastando-o desse lugar pegando-o nos braços e não deixando entrar até ter escondido todos os alimentos e restos. Dessa forma o gato entenderá pouco a pouco que não pode fazer isso.

Outra forma para que o gato entenda que não pode roubar comida é molhando-o com um pulverizador de água cada vez que tiver a intenção de o fazer. Os esguichos de água são uma coisa que os incomoda muito e se cada vez que querem roubar algum alimento os pulverizarmos com um pouco de água, pouco a pouco o gato entenderá que não se deve aproximar mais da comida que não é sua.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu gato me rouba comida, porquê?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (2)

Escrever comentário sobre O meu gato me rouba comida, porquê?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Eloisa Guedes
eu doei um gatinho q resgatei com 3 meses e ,a nova família está preocupada porque ele rouba comida,mesmo tendo ração a disposição.Como posso ajudar pra corrigir esta tendencia do bichano?
Mariana Castanheira (Editor de PeritoAnimal)
Oi Eloisa! Roubar comida é um comportamento complicado de corrigir nos gatos. O melhor é tentar evitar que a comida esteja num local que o gato consiga aceder. De qualquer forma, sempre que ele se aproximar da comida deverão dizer um "não" firme. Ignorem o gato depois de o repreender para ele perceber que o que fez foi errado. Veja o nosso artigo sobre como repreender o gato: https://www.peritoanimal.com.br/como-repreender-o-meu-gato-20758.html
A sua avaliação:
Val
Bom eu sempre duvidir minha comida com meu gato. Ele rouba a panela e quando esta roubando se elementos perceber que alguem esta chegando ele sai correndo.
Mariana Castanheira (Editor de PeritoAnimal)
Oi Val! É bem comum os nossos gatinhos terem esse comportamento. Tente seguir as nossas dicas para corrigi-lo e tenha sempre cuidado pois alguns alimentos são perigosos para ele, como pode ver nesse artigo aqui:
https://www.peritoanimal.com.br/alimentos-proibidos-para-gatos-20128.html
gfggfgfgf
não aconselho muito vc a dar comida de HUMANOS para gatos pq podem fazer mal para o seu intestino e ele so esta roubando comida pq já se acostumou a comer com vc

O meu gato me rouba comida, porquê?
1 de 3
O meu gato me rouba comida, porquê?