O meu cachorro não quer comer ração

O meu cachorro não quer comer ração

São muitas as pessoas que procuram soluções para um problema que pode acontecer com vários cachorros: o que fazer quando ele não quer comer ração, deixando o alimento na tigela durante dias? Isso é um problema habitual e pode acontecer com qualquer animal.

Se você está preocupado com esta situação e quer colocar um fim a este problema para que tudo continue com normalidade, leia este artigo O meu cachorro não quer comer ração. Aqui noPeritoAnimal vamos apresentar as causas que fazem com que ele tenha esse comportamento e também soluções. Boa leitura!

Porque meu cachorro não quer comer ração

Há muitas razões que podem levar seu cachorro a parar de comer a ração. Mas antes de discutir os possíveis motivos a partir de seu comportamento ou dieta, é essencial descartar qualquer doença visitando um veterinário.

O ideal é que o cachorro ingira o alimento doseado, tal como nós, em duas ou três refeições distribuídas ao longo do dia e em horários fixos, e que a dieta seja um pouco variada (combinar ração com dietas úmidas e caseiras de forma ocasional).

Veja nesta lista possíveis causas que fazem com que seu cachorro não coma ração:

  • Mudança na alimentação: se você modificou recentemente a ração que oferece a seu melhor amigo, esta pode ser a causa que o está fazendo não querer comer. Lembre-se que é essencial mudar o alimento progressivamente, pensando até mesmo em questões de saúde (o cachorro é muito mais sensível a mudanças no alimento) e até mesmo para incentivar uma melhor adaptação à nova ração.
  • Ração de má qualidade: se, além de mudar a dieta de seu cão, você lhe oferecer um alimento de má qualidade, ele o rejeitará completamente. Muitos alimentos para cachorros processados de má qualidade ou não contêm os nutrientes essenciais que ele precisa ou usam ingredientes que não são palatáveis para ele. Verifique a composição do alimento de seu cão para ver se você está oferecendo um produto de qualidade ou não.
  • Enjoo: Embora não seja muito comum, alguns cães podem enjoar de sempre comer a mesma coisa. Isso está, inclusive, geralmente relacionado à depressão e isso pode deixá-lo desanimado de uma forma geral, e não exclusivamente com a comida.
  • Superalimentação: na embalagem de qualquer alimento comercial, deve aparecer uma tabela nutricional indicando claramente, de acordo com o peso, idade e nível de atividade, a quantidade de alimento a ser oferecida ao cachorro. Talvez você esteja colocando muita comida para ele, então é bom verificar qual deve ser a quantidade apropriada.
  • Apresentando outros tipos de dieta: Se você ofereceu recentemente ao seu cão uma dieta diferente da ração, esta pode ser a razão. Muitos cães rejeitam seus alimentos habituais por alimentos muito mais palatáveis, como dietas caseiras e alimentos úmidos. Ou seja, se você observar que ele não quer a ração e, quando dá a ele outro tipo de alimento, ele está mostrando a você que quando recusa a ração ele ganhará algo mais apetitoso.

O tipo de ração é importante, leia o nosso artigo sobre como escolher a ração do meu cachorro. Além disso, no vídeo abaixo você confere quantas vezes um cachorro deve comer por dia:

Como fazer o seu cachorro comer ração

Antes de começar com a reintrodução da ração, será essencial que você se certifique de que a comida de seu melhor amigo seja de qualidade, adequada às suas necessidades e nutricionalmente completa. Se você não tiver certeza sobre a alimentação balanceada, não hesite em visitar nosso artigo sobre alimentação de cachorro: tipos e benefícios e, claro, é sempre bom consultar seu veterinário.

O processo que vamos mostrar a seguir deve ser sempre aplicado a um cão saudável, nunca a um animal doente, e precisa de um certo rigor para ser eficaz. Lembre-se de que você não pode deixar seu cachorro comer tudo o que ele quer, desta maneira você não fará bem algum a ele.

Passos para reintroduzir a ração

Aqui está um guia passo a passo com o que deve ser feito para que seu cachorro volte a comer ração:

  • Elimine completamente a comida úmida, as receitas caseiras e a comida humana de sua dieta.
  • Calcule a quantidade de comida que seu cachoro precisa comer todos os dias e divida-a em duas refeições, que você oferecerá pela manhã e à tarde, sempre no mesmo horário.
  • Sirva sua refeição matinal na tigela e espere 15 minutos, se ele não tiver comido, retire-a.
  • À tarde, sirva sua comida na tigela, espere 15 minutos e, se ainda não comeu, pode retirá-la.
  • No dia seguinte, seguindo o mesmo processo, o cachorro finalmente, por causa da fome, vai comer.

Embora isso possa parecer um pouco rigoroso, é a melhor maneira de fazer com que seu cão coma sua comida habitual novamente e pare de esperar por outros tipos de comida que possam ser mais apetitosas. Entretanto, lembre-se que é importante que eles tenham uma mudança ocasional em sua dieta. Semanalmente, recomendamos a mudança de uma das rações por um alimento úmido, mas sem tornar este alimento parte de sua dieta diária.

Dicas extras para conseguir que meu cão coma ração

Algumas vezes, alguns cães se recusam a comer, especialmente quando a comida seca foi misturada com comida úmida. Embora possa ser um truque positivo para encorajar cachorros doentes a comer, a verdade é que combinar ração com comida caseira ou comida úmida não é adequado, pois os tempos de digestão são diferentes, produzindo fermentação inadequada no estômago e, assim, a ocorência de gases, etc.

Aqui estão algumas dicas sobre como conseguir que seu cão coma ração:

Misture a ração com um pouco de água morna: assim, a comida ficará mais macia e você o ajudará a se hidratar, além de ficar mais apetitoso para ele na época de frio.

Misture a ração com caldo (sem cebola e sal): ao substituir a água por caldo, você oferecerá a ele nutrição extra. Além disso, será muito mais apetitoso para o cachorro.

Mantenha uma rotina pró-ativa: cada cachorro tem suas próprias necessidades de exercício, portanto, fazer caminhadas e participar de atividades ao ar livre será crucial para manter os músculos de seu cão, ativando seu metabolismo e, por fim, proporcionando-lhe um estilo de vida saudável e apropriado.

Não exagere nas recompensas: durante suas sessões de treinamento, evite usar em excesso as recompensas, pois elas poderiam eventualmente saciar seu cão. Você pode dividir cada petisco em dois, usar prêmios leves, preparar petiscos de vegetais desidratados e até mesmo ficar sempre à frente dele para reforçá-lo apenas com voz e carícias.

Não dê restos: como mencionamos anteriormente, há alimentos que são prejudiciais aos cães, mas também há outros que não são muito adequados. O abuso de cereais, frutas ou laticínios não é bom para seu melhor amigo, portanto, evite-os.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer ou conhece outras dicas, comente aqui pra gente. Você também pode se interessar pelo artigo com as melhores vitaminas para cachorros.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu cachorro não quer comer ração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.