O meu cachorro não quer comer ração

O meu cachorro não quer comer ração

São muitas as pessoas que procuram soluções para o problema do seu cachorro, que se nega a comer ração e faz com que esta permaneça na tigela da comida durante dias. Isto é um problema habitual e pode acontecer com qualquer cachorro.

Se está preocupado com esta situação e quer colocar um fim a este problema para que tudo continue com normalidade, continue lendo este artigo de PeritoAnimal, pois é muito importante que conheça as causas e a solução de porque seu cachorro não quer comer ração.

Porque meu cachorro não quer comer ração

O ideal é que o cachorro ingira o alimento doseado, tal como nós, em duas ou três refeições repartidas ao longo do dia em horários fixos, e que a dieta seja um pouco variada (combinar ração com dietas úmidas e caseiras de forma ocasional).

Possíveis causas que fazem com que seu cachorro não coma ração:

  • Antes de ver se se trata de um problema de outro tipo, devemos ter a certeza que o nosso cachorro está completamente saudável, ou seja, não se trata de um problema de saúde. Para isso, o melhor é ir com ele a um veterinário.
  • Se não lhe proporcionar uma dieta variada, o cachorro vai ficar deprimido comendo sempre a mesma coisa, além disso pode ter a necessidade de outro tipo de nutrientes, vitaminas ou proteínas. Pode ser que simplesmente não goste da ração que lhe esteja a oferecer ou que seja de má qualidade.
  • Oferecer-lhe comida humana é um grande erro, uma vez que além de prejudicarmos a sua digestão, pode derivar em problemas de saúde e inclusive reforçar o fato dele não quer comer ração, uma vez que já experimentou comida melhor.
  • O cachorro sabe que se não comer receberá outro tipo de comida mais apetitosa. Se o seu cachorro se negar a comer ração seca e ao vê-lo você não esperar e oferecer-lhe logo comida úmida ou humana, é normal que continue rejeitando a ração.

O tipo de ração é importante, leia o nosso artigo sobre como escolher a ração para o cachorro.

Como fazer o seu cachorro comer ração

A saúde do seu cachorro vai depender da dieta que lhe proporcionar. As necessidades vão mais além da alimentação, falamos de uma nutrição adequada. Como referimos anteriormente, muitos donos ignoram o fato do cachorro ser um animal praticamente carnívoro e, por esse motivo é um erro oferecer-lhe um excesso de hidratos, frutas e legumes e inclusive alimentos proibidos como o caso das guloseimas ou chocolate.

Existem diferentes tipos de dieta como por exemplo a dieta BARF (carne, pele e ossos crus), dar-lhe sobras da nossa comida ou dietas caseiras, mas a mas recomendada é a dieta básica do cachorro que consiste em combinar:

  • Ração de qualidade
  • Comida úmida
  • Dieta caseira
  • Prêmios e guloseimas

Todos estes alimentos devem contar com um alto conteúdo proteico animal, proteico vegetal, sem aditivos nem corantes, poucos hidratos de carbono e uma baixa presença de cereais.

Para que o seu cachorro volte a comer sem nenhum problema não lhe deverá dar nenhum alimento humano ou não apropriado e proporcionar-lhe um alimento adequado. É muito importante que siga este passo, pois se continuar a dar-lhe alimento extra ou de um sabor melhor, ele nunca mais voltará a comer a ração que tem no prato.

Sabemos que ver a tigela de comida cheia é preocupante e gera ansiedade nos donos. Mas não se preocupe, deve reeducar o seu cachorro na alimentação tal como o faria com uma criança. Não pode permitir que coma de tudo o quiser, pois não lhe vai fazer bem nenhum, nem a ele nem ao seu sistema digestivo.

Coloque a quantidade de comida que o seu cachorro deveria consumir (confirme sempre na tabela que encontrará no rótulo do produto) na tigela de comida. Não se preocupe, pois se ele tiver fome acabará por comer aquilo que você lhe colocou no prato.

Passos a seguir para a reintrodução da ração na sua alimentação:

  1. Elimine completamente da sua dieta as guloseimas e comida humana.
  2. Adquira uma embalagem de ração de qualidade e diferentes latas de comida úmida.
  3. Coloque uma lata de comida úmida (do tipo patê) na sua tigela da comida e, adicione em cima uma pequena quantidade de ração e misture tudo.
  4. Deverá utilizar um tipo diferente de patê todos os dias, para enriquecer e variar sua dieta e, deverá adicionar sempre a ração.
  5. Pouco a pouco deverá aumentar a quantidade de ração.
  6. Nunca retire a comida da tigela de comida. Se tiver fome, acabará por comer.
  7. Dever ter sempre água em abundância à sua disposição.

Este deve ser um processo progressivo para que o cachorro volte a comer ração. Lembre-se que é extremamente importante que o faça uma vez que a comida equilibrada e saudável contém nutrientes como o ômega 3 e ômega 6, proteína de qualidade, minerais, etc, que não lhe podemos oferecer com outras dietas. Não desanime e seja persistente.

Esperamos tê-lo ajudado! Ainda assim, se depois de seguir todos estes conselhos o seu cachorro continuar sem comer ração, é importante que o leve ao veterinário para que o examinem. Deve explicar ao veterinário o problema e os passos que utilizou para tentar resolver o problema.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu cachorro não quer comer ração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.