Problemas de alimentação

O estômago do cachorro digere osso?

 
YourVetPlanet (Pablo M.S.)
Por YourVetPlanet (Pablo M.S.), Veterinário. 21 novembro 2023
O estômago do cachorro digere osso?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Ao longo da história, a dieta dos cães tem sido baseada em restos de comida doméstica ou alimentos de baixo valor nutricional. Por isso, muitas pessoas acreditam atualmente que ossos são um alimento ideal para os cães, inclusive sendo frequentemente representados em desenhos animados acompanhados de ossos. No entanto, existem cada vez mais motivos para acreditar que não é a melhor opção dar ossos aos nossos cães.

Se deseja saber se o estômago do cachorro digere osso, não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos se eles podem comê-los, se os ossos são digeridos no estômago, o que acontece se seu cão engolir um osso e como ajudar os cães a expelir ossos.

Índice

  1. Cachorro pode comer osso?
  2. O estômago do cachorro digere osso ou não?
  3. O que acontece se meu cachorro engolir um osso?
  4. Como ajudar cachorro a expelir osso?

Cachorro pode comer osso?

Quanto à pergunta se os cães podem comer ossos, a resposta é simples: para a saúde deles, não. Muitos tutores se divertem vendo seus animais brincar com um osso, no entanto, essa diversão momentânea pode se tornar, em alguns casos, um problema grave. Atualmente, graças aos avanços na alimentação animal, os animais de estimação podem obter a energia e os nutrientes necessários através de sua ração ou de uma dieta elaborada por um veterinário especializado em nutrição. Isso se deve à grande variedade de alimentos disponíveis que se adaptam às diferentes fases de suas vidas e a certas patologias. No entanto, muitas pessoas ainda acreditam que os cães precisam comer ossos para obter nutrientes como o cálcio.

Essa crença tem grandes desvantagens para os cachorros, pois os ossos são, na maioria dos casos, alimentos afiados, duros, de difícil digestão e com grande capacidade de penetração. Se adicionarmos essas características ao fato de que o osso deve percorrer todo o aparelho digestivo, da boca ao ânus, a probabilidade de causar um problema aumenta consideravelmente.

Se você deseja experimentar uma nova dieta ou tem dúvidas sobre a alimentação do seu cão, o mais recomendável é consultar seu veterinário de confiança ou um especialista em nutrição animal.

O estômago do cachorro digere osso? - Cachorro pode comer osso?

O estômago do cachorro digere osso ou não?

Outro argumento utilizado para defender o uso de ossos na dieta canina é baseado na ideia de que os ossos se desintegram no estômago dos cães. O problema não é apenas que eles não são digeridos no estômago, mas em algumas situações, eles se desidratam ainda mais no trato digestivo, formando fragmentos ósseos com a dureza semelhante à de uma pedra, o que pode levar a obstruções de difícil resolução.

O que acontece se meu cachorro engolir um osso?

Como mencionado ao longo do artigo, as repercussões de engolir um osso podem ser catastróficas em alguns casos. Portanto, se o seu cão estiver brincando com um osso, é melhor retirá-lo imediatamente e observá-lo nas horas seguintes em busca de sintomas preocupantes. Dependendo do comportamento do seu cão, para evitar que ele se machuque ou cause danos a si mesmo, ofereça-lhe um brinquedo que ele possa mastigar/comer. Isso facilitará a remoção do osso, se necessário.

Se o seu cachorro for capaz de triturar o osso na boca e defecá-lo, é provável que nos dias seguintes você observe fezes com sangue ou feridas na cavidade anal. Além disso, algumas das alterações que os ossos podem causar em cachorros incluem:

  • Danos na cavidade bucal, que podem resultar em fístulas e até mesmo na quebra de dentes;
  • Obstruções na laringe com comprometimento respiratório;
  • Irritação da mucosa no esôfago, que pode levar a obstruções ou rupturas no órgão;
  • O mesmo se aplica ao estômago e intestino, com consequências que podem incluir obstruções, rupturas, peritonite e, no pior dos casos, morte;
  • Irritação e fístulas no reto e ânus.

Se identificar os sintomas de uma obstrução, recomendamos que procure imediatamente uma clínica veterinária. Para mais informações sobre os sintomas e tratamento de obstrução intestinal em cães, consulte o artigo "Obstrução intestinal em cachorros - Sintomas e tratamento".

O estômago do cachorro digere osso? - O que acontece se meu cachorro engolir um osso?

Como ajudar cachorro a expelir osso?

A primeira opção deve ser procurar um veterinário. Não tente desobstruir manualmente, pois isso pode piorar significativamente a situação. Se a obstrução ocorreu nas vias superiores, como na laringe, o osso pode ser removido com pinças ou, em casos extremos, por endoscopia. Se a obstrução ocorreu no intestino, o uso de enemas e laxantes é uma opção interessante em primeiro lugar. Em muitos casos, enemas de água morna e shampoo de clorexidina são suficientes. Pode-se adicionar um laxante à base de dioctilsulfosuccinato de sódio. Se a obstrução não for resolvida ou o animal apresentar sintomas graves, pode ser considerada uma enterotomia.

Portanto, se você deseja saber como ajudar cachorro a expelir osso, recomenda-se procurar imediatamente uma clínica veterinária. Este problema pode parecer insignificante à primeira vista, mas se a obstrução não for resolvida ou se complicar com uma ruptura e peritonite, o animal pode sofrer muito, em alguns casos chegando a óbito.

Alternativas seguras

Existem muitas alternativas ao uso de ossos para fins recreativos em cães. Empresas de alimentos para animais de estimação desenvolveram petiscos, recompensas e snacks naturais que não representam problemas para os animais de estimação, pois são feitos de materiais altamente digeríveis. Alguns exemplos incluem tiras de frango desidratado e outros petiscos naturais para cães. Essas opções são muito úteis para cães que gostam de brincar com ossos, pois também permitem que eles roam e mordam. Se você estiver interessado em saber mais sobre esses petiscos, pode perguntar em sua loja de animais de estimação local ou ao seu veterinário sobre as melhores opções. Você também pode encontrar opções de alta qualidade em lojas online.

Agora que você sabe que cachorros não digerem ossos e as consequências do que isso podem causar, lembre-se de que você também pode oferecer brinquedos interativos, como dispenser de ração, para manter seu cão entretido.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O estômago do cachorro digere osso?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O estômago do cachorro digere osso?