Curiosidades do mundo animal

Animais homeotérmicos e poiquilotérmicos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 19 janeiro 2023
Animais homeotérmicos e poiquilotérmicos

Ao longo de milhões de anos de evolução, os animais foram desenvolvendo, conforme as espécies, diversos mecanismos que otimizam a sua vida nos habitats onde se encontram. Desse modo, os distintos grupos taxonômicos requerem desses processos para se alimentarem, reproduzirem ou regular sua temperatura, pois, caso contrário, morreriam rapidamente.

Na natureza sabemos que a temperatura corporal pode se manter estável ou variar, e, dependendo disso, há uma classificação de animais homeotérmicos ou poiquilotérmicos. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça a que se referem esses conceitos.

Índice

  1. Características dos animais homeotérmicos
  2. Características dos animais poiquilotérmicos
  3. Diferença entre animais homeotérmicos e poiquilotérmicos
  4. Exemplos de animais homeotérmicos e poiquilotérmicos

Características dos animais homeotérmicos

O que são os animais homeotérmicos? O termo "hómoios" vem do grego e significa "igual" ou "parecido", logo os animais homeotérmicos se referem àqueles que mantêm uma temperatura corporal relativamente constante. Isso ocorre graças aos processos fisiológicos internos, de modo que, mesmo que a temperatura do ambiente varie, internamente esta se mantém constante do ponto de vista térmico. Tradicionalmente, os homeotérmicos têm sido chamados de "animais de sangue quente", embora do ponto de vista biológico não seja de todo apropriado.

No entanto, falar de absolutismos na natureza é bastante difícil, uma vez que a dinâmica da mesma está cheia de relativismos. Assim, por exemplo, encontra-se que, ainda que muitos animais sejam homeotérmicos e tenham uma temperatura corporal mais ou menos estável, em determinados momentos podem fazer com que sua temperatura corporal caia de maneira consideravelmente. Isso ocorre nos mamíferos que hibernam, os quais vivem em habitats onde as temperaturas do ambiente baixam drasticamente, assim reduzindo seu metabolismo ao mínimo e, portanto, a temperatura corporal também cai. Dessa maneira, sabe-se que com um animal homeotérmico que temporalmente muda seu estado térmico.

Um exemplo concreto do anterior temos no esquilo-do-ártico (Urocitellus parryii). Devido ao fato de que no inverno as temperaturas caem tanto que o alimento se escassa por completo, essa espécie hiberna de maneira obrigatória, sendo que seu metabolismo diminui ao máximo, assim como sua temperatura, a fim de poder resistir aos meses em que não há alimento. Quando sai desse estado, sua temperatura corporal se eleva novamente.

Animais homeotérmicos e poiquilotérmicos - Características dos animais homeotérmicos

Características dos animais poiquilotérmicos

Vistos os homeotérmicos, o que são os animais poiquilotérmicos? O termo "poikílos" também vem do grego e significa "variado", assim, a poiquilotermia faz alusão àqueles animais que têm uma temperatura diferente. Isso se deve ao fato de que ela varia em função das condições ambientais e o indivíduo não consegue se autorregular termicamente. Geralmente, esse tipo de animais é conhecido como "animais de sangue frio", porém, assim como no caso anterior, do ponto de vista biológico é uma expressão pouco concreta e não apropriada para se referir a esse tipo de animais.

Desse modo, um animal poiquilotérmico está exposto às condições da temperatura do ambiente onde vive e, como seu organismo não lhe dá a capacidade de regular o calor, depende de fontes externas para isso, como por exemplo, tomar sol, pregar-se no chão ou em uma rocha quente. Algo importante a se levar em conta é que esses animais também produzem calor, mas não o retém como os homeotérmicos.

Apesar de os animais poiquilotérmicos não poderem viver normalmente em um habitat com temperaturas extremas, eles têm uma importante vantagem sobre os homeotérmicos, pois diferentemente deles podem passar mais tempo sem se alimentarem porque para manter seu calor não dependem de processos metabólicos. Além do mais, os homeotérmicos não toleram muito bem mudanças internas de temperatura, enquanto que os poiquilotérmicos sim, mesmo que, como já sabemos, existam exceções.

Animais homeotérmicos e poiquilotérmicos - Características dos animais poiquilotérmicos

Diferença entre animais homeotérmicos e poiquilotérmicos

A principal diferença entre os animais homeotérmicos e poiquilotérmicos se encontra na regulação da temperatura corporal. Assim, os primeiros mantêm relativamente a temperatura interna de seu corpo, apesar da externa variar, enquanto os segundos não são capazes de regularem-se termicamente por si próprios, de modo que se a temperatura do habitat muda, consequentemente a sua também, fazendo com que busquem mecanismos no ambiente para regular sua temperatura.

Para observar de uma forma mais clara essa diferença entre animais homeotérmicos e poiquilotérmicos, vamos conhecer alguns exemplos concretos:

  • Um lobo-do-ártico (Canis lupus arctos) que pode estar em áreas com temperaturas congelantes graças aos seus mecanismos metabólicos e, neste caso, à sua pelagem, consegue manter relativamente estável a temperatura de seu corpo.
  • Uma lagartixa pode ter uma atividade ótima em uma faixa de temperatura dos 30 aos 38°C, porém se esta baixar, é comum vê-la tomando sol ou deitada sobre uma rocha quente para se aquecer, já que não pode autorregular-se.

Por outro lado, os animais homeotérmicos, como possuem uma taxa metabólica mais alta, ou seja, elevada, requerem um maior consumo de alimentos para poder transformá-los e obter energia, ao passo que seus períodos sem comer são mais limitados. Isso difere dos poiquilotérmicos, uma vez que estes podem passar períodos mais prolongados sem consumir alimentos.

Exemplos de animais homeotérmicos e poiquilotérmicos

Uma vez vistas as características gerais e suas principais diferenças, a seguir vejamos alguns exemplos de animais homeotérmicos e poiquilotérmicos:

Exemplos de animais homeotérmicos

Começando pelos homeotérmicos, alguns dos exemplos mais representativos são:

  • Papagaio-moleiro (Amazona farinosa)
  • Rato-doméstico (Mus musculus)
  • Búfalo-americano (Bison bison)
  • Chimpanzé (Pan troglodytes)
  • Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)
  • Raposa-do-ártico (Vulpes lagopus)

Exemplos de animais poiquilotérmicos

Quanto aos poiquilotérmicos, encontramos os seguintes exemplos:

  • Iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus)
  • Monstro-de-gila (Heloderma suspectum)
  • Crocodilo-americano (Crocodylus acutus)
  • Formiga-cabo-verde (Paraponera clavata)
  • Esperança (Tettigonia viridissima)
  • Medusa-da-lua (Aurelia aurita)
Animais homeotérmicos e poiquilotérmicos - Exemplos de animais homeotérmicos e poiquilotérmicos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais homeotérmicos e poiquilotérmicos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Arenas, M. (2015). All you need is biology. Disponível em: <https://allyouneedisbiology.wordpress.com/2015/09/19/animales-sangre-caliente-fria/>. Acesso em 19 de janeiro de 2023.
  • Hickman, C.; Roberts, L.; Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Animais homeotérmicos e poiquilotérmicos