Partilhar

Os 5 reinos dos seres vivos

 
Por Ana Diaz Maqueda. 16 abril 2020
Os 5 reinos dos seres vivos

Todos os organismos vivos são classificados em cinco reinos, desde as pequenas bactérias a humanos. Essa classificação tem bases fundamentais que foram estabelecidas pelo cientista Robert Whittaker, que contribuiu enormemente para o estudo dos seres que vivem na Terra.

Você quer saber mais sobre os 5 reinos dos seres vivos? Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre a classificação dos seres vivos em cinco reinos e suas principais características.

Também lhe pode interessar: Os 10 melhores pais do reino animal

Os 5 reinos dos seres vivos de Whittaker

Robert Whittaker foi um importante ecólogo vegetal nos Estados Unidos que focava na área de análise de comunidades vegetais. Ele foi a primeira pessoa a propor que todos os seres vivos fossem classificados em cinco reinos. Whittaker se baseou em duas características fundamentais para sua classificação:

  • Classificação dos seres vivos de acordo com sua alimentação: dependendo se o organismo se alimenta através da fotossíntese, absorção ou ingestão. A fotossíntese é o mecanismo que as plantas possuem para pegar o carbono do ar e produzir energia. A absorção é o método de alimentação, por exemplo, das bactérias. A ingestão é a ação de tomar nutrientes pela boca. Saiba mais sobre a classificação dos animais quanto à alimentação nesse artigo.
  • Classificação dos seres vivos de acordo com seu nível de organização celular: encontramos organismos procariotos, eucariotos unicelulares e eucariotos pluricelulares. Os procariotos são organismos unicelulares, ou seja, formados por uma única célula, e se caracterizam por não possuir um núcleo em seu interior, seu material genético se encontra disperso dentro da célula. Os organismos eucariotos podem ser unicelulares ou pluricelulares (formados por duas ou mais células), e sua características principal é que seu material genético se encontra dentro de uma estrutura chamada núcleo, no interior da célula ou das células.

Unindo as características que compõem as duas classificações anteriores, Whittaker classificou todos os seres vivos em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

Os 5 reinos dos seres vivos - Os 5 reinos dos seres vivos de Whittaker

1. Reino Monera

O reino Monera inclui organismos procariotos unicelulares. A maioria deles se alimenta através de absorção, mas alguns conseguem realizar fotossíntese, como é o caso das cianobactérias.

Dentro do reino Monera encontramos dois subreinos, o das arqueobactérias, que são microorganismos que vivem em ambientes extremos, por exemplo, lugares com temperaturas muito altas, como podem ser as fossas termais dos fundos oceânicos. E também o subreino das eubacterias. Podemos encontrar eubactérias em quase todos os ambientes do planeta, elas desempenham papéis importantes na vida da Terra e algumas causam doenças.

Os 5 reinos dos seres vivos - 1. Reino Monera

2. Reino Protista

Este reino inclui os organismos eucariotos unicelulares e alguns organismos multicelulares simples. Existem três subreinos principais do reino Protista:

  • Algas: organismos aquáticos unicelulares ou pluricelulares que realizam fotossíntese. Variam em tamanho, desde espécies microscópicas, como as micromonas, até organismos gigantes que alcançam os 60 metros de comprimento.
  • Protozoários: organismos principalmente unicelulares, móveis, e que se alimentam por absorção (como as amebas). Estão presentes em quase todos os hábitats e incluem alguns parasitas patogênicos de humanos e animais domésticos.
  • Fungos protistas: protistas que absorvem seus alimentos de matéria orgânica morta. São classificados em 2 grupos, mofos de limo e mofos de água. A maioria dos protistas com aparência de fungo utilizam pseudópodos ("pés falsos") para se mover.
Os 5 reinos dos seres vivos - 2. Reino Protista

3. Reino Fungi

O reino Fungi é composto por organismos eucariotos multicelulares que se alimentam através da absorção. Eles são, em sua maioria, organismos decompositores, que secretam enzimas digestivas e absorvem pequenas moléculas orgânicas liberadas pela atividade dessas enzimas. Neste reino se encontram todos os tipos de fungos e cogumelos.

Os 5 reinos dos seres vivos - 3. Reino Fungi

4. Reino Plantae

Este reino compreende os organismos eucariotos multicelulares que fazem fotossíntese. Através deste processo, a plantas produzem seu próprio alimento a partir do dióxido de carbono e água que capturam. As plantas não possuem um esqueleto sólido, por isso todas as suas células possuem uma parede que as mantêm firmes.

Elas também têm órgãos sexuais que são multicelulares e formam embriões durante seus ciclos de vida. O organismos que podemos encontrar neste reino são, por exemplo, os musgos, samambaias e plantas com flores.

Os 5 reinos dos seres vivos - 4. Reino Plantae

5. Reino Animalia

Este reino é composto por organismos eucariotos multicelulares. Eles se alimentam por ingestão, comendo a comida e a digerindo em cavidades especializadas dentro de seu corpo, como é o caso do sistema digestório nos vertebrados. Nenhum dos organismos deste reino tem parede celular, que ocorre nas plantas.

A características principal dos animai é que posuem a capacidade de se mover de um lugar para outro, de forma mais ou menos voluntária. Todos os animais do planeta pertencem a este grupo, desde as esponjas marinhas até os cachorros e seres humanos.

Os 5 reinos dos seres vivos - 5. Reino Animalia

Você quer saber mais sobre os seres vivos da Terra?

Descubra no PeritoAnimal tudo sobre os animais, desde os dinossauros marinhos até os animais carnívoros que habitam nosso planeta Terra. Seja você também um PeritoAnimal!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 5 reinos dos seres vivos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Vídeos relacionados com Os 5 reinos dos seres vivos

1 de 3
Vídeos relacionados com Os 5 reinos dos seres vivos

Escrever comentário sobre Os 5 reinos dos seres vivos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os 5 reinos dos seres vivos
1 de 7
Os 5 reinos dos seres vivos

Voltar ao topo da página