Curiosidades do mundo animal

Louva-a-deus é venenoso?

 
María Luz Thomann
Por María Luz Thomann, Bióloga e ornitóloga. 26 outubro 2023
Louva-a-deus é venenoso?

Os louva-a-deus pertencem à ordem Mantodea. Esta ordem de insetos abarca cerca de 2.400 espécies em todo o mundo. Por sua vez, os louva-a-deus são membros proeminentes dessa ordem e se destacam pela sua postura ereta, pernas dianteiras modificadas para a captura de presas e seu comportamento predatório.

Os louva-a-deus são encontradas em uma variedade de habitats em todo o mundo, desde regiões tropicais até zonas temperadas e desertos, principalmente em áreas onde encontram uma maior abundância de presas, pois são predadores vorazes. Eles se alimentam principalmente de insetos, como moscas, grilos, borboletas, gafanhotos e outros insetos pequenos.

Agora, você já se perguntou se o louva-a-deus é venenoso? Se sim, não perca este artigo do PeritoAnimal, no qual responderemos a essa pergunta.

Também lhe pode interessar: Por que louva-a-deus come o macho?

Índice

  1. O louva-a-deus é venenoso ou não?
  2. Os louva-a-deus picam ou mordem?
  3. Por que os louva-a-deus não têm veneno?

O louva-a-deus é venenoso ou não?

O louva-a-deus é geralmente considerado não venenoso para os seres humanos. Apesar de sua aparência de um animal predador e suas habilidades de caça, essas criaturas não possuem glândulas venenosas nem injetam veneno como outras espécies de insetos predadores. Essa distinção é fundamental para entender como os louva-a-deus interagem com seu ambiente e com os seres humanos.

A principal arma do louva-a-deus é sua destreza física na caça. Essas criaturas fascinantes são mestras na arte da caça, confiando em sua agilidade e velocidade para capturar suas presas, em vez de depender de veneno. Suas pernas dianteiras fortes e afiadas, conhecidas como "pernas raptoriais", são a chave para seu sucesso na caça. Essas pernas são projetadas especificamente para agarrar e segurar suas presas. O louva-a-deus muitas vezes fica à espreita de suas presas calmamente, aguardando o momento certo para atacar.

Sua dieta é principalmente carnívora, e eles se alimentam de uma ampla variedade de insetos, como moscas, grilos, borboletas, gafanhotos e outros insetos menores. Ao detectar uma presa em potencial, o louva-a-deus usa suas pernas dianteiras para segurá-la com uma precisão impressionante. Em seguida, eles começam a devorá-la viva, frequentemente começando pela cabeça e avançando pelo restante do corpo.

Os louva-a-deus picam ou mordem?

Ainda que não sejam venenosos no sentido tradicional, geralmente os louva-a-deus não mordem da mesma forma que outros animais. Eles podem "beliscar" com suas pernas raptoriais se forem manuseados de maneira incorreta ou tocados bruscamente e se sentirem ameaçados. Esses "beliscões" raramente causam danos significativos aos humanos e, na maioria dos casos, se assemelham mais a uma irritação na pele do que a uma verdadeira picada venenosa. Apesar de sua aparência imponente, os louva-a-deus não representam uma ameaça para a saúde humana.

No entanto, os louva-a-deus têm mandíbulas fortes e podem morder se se sentirem ameaçados ou se forem manuseados de forma brusca. No entanto, a mordida do louva-a-deus geralmente não é dolorosa nem perigosa para os humanos. Na maioria das vezes, um louva-a-deus tentará fugir ou usará suas pernas dianteiras para se defender antes de recorrer à mordida.

Como mencionado ao longo do artigo, esses insetos fascinantes se destacam por sua aparência única e comportamento predatório. Suas pernas dianteiras em forma de lâmina permitem que capturem suas presas com precisão cirúrgica. Muitas vezes, lhes é atribuída a capacidade de "morder" ou "beliscar", o que leva à preocupação sobre se são venenosas ou perigosas para os humanos.

Você já se perguntou se o louva-a-deus pica? Na realidade, esses insetos não são venenosos nem picam, pois sua capacidade de morder é mais um ato de autodefesa do que um ataque agressivo, e elas não podem picar porque não possuem ferrões ou outras estruturas que possam causar danos. Ao contrário de outros insetos, como abelhas ou escorpiões, que possuem uma picada venenosa como mecanismo de defesa, os louva-a-deus evoluíram de maneira diferente.

Suas mandíbulas estão principalmente adaptadas para caçar insetos menores, como moscas, grilos e borboletas. Quando se sentem ameaçados ou perturbados, podem responder tentando morder ou beliscar, mas suas mandíbulas raramente exercem força suficiente para causar danos significativos aos humanos. As mordidas de louva-a-deus geralmente são inofensivas e, na maioria dos casos, não causam dor nem lesões notáveis.

Para evitar ser mordido por um louva-a-deus, é aconselhável interagir com esses insetos com delicadeza e respeito. Se encontrar um louva-a-deus na natureza e tentar manipulá-lo, é melhor fazê-lo com cuidado para minimizar qualquer possibilidade de que se sinta ameaçado e, portanto, reduzir a probabilidade de que tente morder.

Louva-a-deus é venenoso? - Os louva-a-deus picam ou mordem?

Por que os louva-a-deus não têm veneno?

Os louva-a-deus, ao contrário de outros predadores do reino animal, não contam com veneno como parte de sua estratégia de caça e alimentação. Esses insetos são predadores visuais excepcionais. Sua visão aguçada e movimentos rápidos permitem que detectem e capturem insetos no ar ou no solo com uma precisão impressionante. A característica mais distintiva dos louva-a-deus, sem dúvida, são suas pernas dianteiras em forma de lâmina, conhecidas como "pernas raptoriais", que usam para segurar e capturar suas presas. Essa técnica de caça é tão eficaz que os louva-a-deus podem pegar insetos em pleno voo.

A ausência de veneno nos louva-a-deus se deve em parte à eficácia de seu método de caça. Eles usam suas pernas raptoriais para subjugar suas presas, segurando-as firmemente no lugar antes de consumi-las. Ao contrário de outras criaturas que dependem do veneno para paralisar ou digerir suas presas, os louva-a-deus aproveitam sua velocidade, precisão e força para subjugar suas presas de maneira mais direta e eficaz.

Essa estratégia de caça sem veneno também pode estar relacionada à evolução de sua anatomia e comportamento. Ao longo de milhões de anos, os louva-a-deus desenvolveram adaptações específicas que lhes permitem caçar com sucesso sem depender da toxicidade. Sua agressividade na caça e sua capacidade de espreitar suas presas são testemunhos de como essas criaturas se adaptaram de maneira excepcional ao seu nicho ecológico.

Conheça neste artigo do PeritoAnimal os insetos mais bonitos do mundo, dentre os quais está o louva-a-deus.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Louva-a-deus é venenoso?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Carle, T., Horiwaki, R., Hurlbert, A., & Yamawaki, Y. (2018). Aversive learning in the praying mantis (Tenodera aridifolia), a sit and wait predator. Journal of insect behavior, 31, 158-175.
  • Lawrence, S. E. (1992). Sexual cannibalism in the praying mantid, Mantis religiosa: a field study. Animal Behaviour, 43(4), 569-583.
  • Maldonado, H., Levin, L., & Pita, J. B. (1967). Hit distance and the predatory strike of the praying mantis. Zeitschrift für vergleichende Physiologie, 56, 237-257.
  • Prete, F. R., Klimek, C. A., & Grossman, S. P. (1990). The predatory strike of the praying mantis, Tenodera aridifolia sinensis. Journal of Insect Physiology, 36(8), 561-565.
  • Ramesh, A., Vijayan, S., Sreedharan, S., Somanathan, H., & Uma, D. (2016). Similar yet different: differential response of a praying mantis to ant-mimicking spiders. Biological Journal of the Linnean Society, 119(1), 158-165.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Louva-a-deus é venenoso?