Lombriga de cachorro pega em humano?
Ver fichas de Cachorros
As lombrigas, ou vermes, são um dos tipos de parasitas que podem afetar os cães. Alguns desses vermes são zoonóticos, o que significa que podem ser transmitidos aos seres humanos. Se você está se perguntando se o seu cachorro pode transmitir lombrigas para você, a resposta é que algumas lombrigas realmente podem infectar pessoas. No entanto, em muitos casos, esses parasitas não chegam a se desenvolver completamente no corpo humano, mas isso não significa que os sintomas sejam menos graves.
Por esse motivo, se você quer saber quais parasitas em cães afetam humanos, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal e obter finalmente a resposta para a seguinte pergunta: lombriga de cachorro pega em humano?
Posso pegar lombriga do meu cachorro?
Nem todas as lombrigas que os cães têm são zoonóticas, ou seja, nem todas têm potencial para serem transmitidas para as pessoas, mas há vermes parasitas em cães que podem ser transmitidos para humanos. A seguir, trataremos das principais lombrigas que podem ser transmitidas de um cão para um ser humano.
Quais lombrigas de cães são transmitidas aos humanos?
Os exemplos de lombrigas que podem ser transmitidas para humanos são os seguintes:
Larva migrans visceral
Primeiramente, vamos falar da larva migrans visceral em humanos, causada pelo parasita Toxocara canis, um verme redondo que afeta os cães, especialmente os filhotes. Este parasita provoca sintomas digestivos, pois os vermes adultos se alojam no intestino delgado, causando:
- Diarreia;
- Distensão abdominal;
- Vômitos;
- Crescimento deficiente;
- Desnutrição.
Em casos graves, os parasitas podem chegar aos pulmões, causando pneumonia e colocando em risco a vida do filhote. Em cães adultos, a infestação pode ser assintomática.
Larva migrans cutânea
Por outro lado, temos a larva migrans cutânea em humanos, causada pelos parasitas ancilostomídeos. São helmintos com uma cápsula bucal grande e dentes, pertencentes à família Ancylostomatidae e ao gênero Ancylostoma.
Os parasitas que afetam nossos cães e podem causar zoonoses em humanos são:
- Ancylostoma caninum;
- Uncinaria stenocephala;
- Ancylostoma braziliense.
Devido à cápsula bucal e à localização intestinal desses vermes, nossos cães sofrem danos na mucosa intestinal, o que causa sinais de enterite traumática ulcerativa crônica com perda de sangue.
Echinococcus granulosus
Echinococcus granulosus é uma tênia ou verme chato que pode afetar nossos cães e que, apesar de não causarem sintomas nesses animais, podem liberar ovos em suas fezes, que parecem pequenos grãos de arroz, e ser uma fonte de infecção para os humanos.
Nos seres humanos, o parasita provoca a formação de cistos hidáticos ou hidatidose. Diferente dos animais, os humanos não são os hospedeiros definitivos, mas sim intermediários. Isso significa que o parasita não se desenvolve em sua forma adulta no corpo humano, mas sim na fase larval.
Dirofilaria immitis ou verme do coração
Por último, outro verme que pode afetar nossos cães e ser zoonótico de maneira indireta é o Dirofilaria immitis, ou verme do coração, um nematoide que se localiza nas artérias pulmonares dos cães, podendo afetar o coração na fase final da doença, ou Dirofilaria repens, que causa a dirofilariose subcutânea.
Entre os sintomas da dirofilariose pulmonar, estão: intolerância ao exercício; dificuldade respiratória; tosse ou síncope, podendo levar o cão à morte quando o parasita atinge o coração. Já no caso da dirofilariose subcutânea, ela pode ser assintomática ou formar nódulos na pele que contêm o parasita internamente.
Como se transmitem as lombrigas de um cachorro para uma pessoa?
A forma de transmissão dependerá do parasita ou das condições, pois alguns são transmitidos através dos ovos que os cães eliminam pelas fezes, enquanto outros podem ser transmitidos por via percutânea ou pela picada de um mosquito.
No caso do Toxocara canis, o contágio mais comum ocorre em parques, principalmente com crianças menores de cinco anos, que acidentalmente ingerem ovos desses parasitas, presentes no solo ou na terra contaminada por fezes de cães. No entanto, pessoas de todas as idades podem se infectar se não lavarem as mãos adequadamente após manusear objetos contaminados com fezes de cães infectados e levá-las à boca.
Os ancilostomídeos caninos são zoonóticos e podem ser transmitidos diretamente pela ingestão oral das larvas dos parasitas, da mesma forma que no caso anterior, ou por via direta através da pele. Neste último caso, ocorre a "larva migrans cutânea", causando lesões cutâneas nas pessoas pela ação do parasita.
O cisto hidático é a lesão que provoca a hidatidose em humanos após a ingestão acidental de ovos de tênias. Esses ovos podem ser encontrados no ambiente ou no próprio pelo dos cães, já que às vezes ficam presos após a defecação. Os cães podem lamber a área e espalhar os ovos para outras partes do corpo, e, ao acariciar o animal, os ovos podem permanecer em nossas mãos, sendo levadas à boca.
Por fim, o verme do coração, Dirofilaria repens, é transmitido pela picada de um mosquito que anteriormente picou um cão infectado.
Como saber se meu cachorro pegou lombriga?
Se o seu cão e você apresentarem algum dos sintomas mencionados e não houver outra explicação plausível, é possível que seu cão tenha transmitido seus parasitas a você, ou seja, tenha ocorrido uma zoonose.
Primeiramente, é necessário confirmar quais parasitas estão presentes no seu cão e desparasitá-lo. Além disso, é importante que você vá ao hospital para realizar os exames necessários para confirmar a parasitose e iniciar o tratamento antiparasitário específico para o parasita em questão.
É fundamental ter consciência sobre a desparasitação rotineira de nossos cães, pois, além de proteger a saúde e qualidade de vida deles, como vimos, também existe o risco de transmissão de alguns desses parasitas para nós. A seguir, sugerimos alguns antiparasitários para cães filhotes.
Sinais de que meu cachorro me passou lombriga
Se o seu cachorro lhe transmitiu algum tipo de lombriga, os sintomas que você poderá desenvolver dependerão do tipo de verme transmitido, pois nem todos causam os mesmos sintomas nos cães.
Larva migrans visceral
O Toxocara provoca a toxocaríase humana, uma doença que pode provocar sintomas como:
- Febre;
- Fadiga;
- Dores abdominais;
- Tosse.
Além disso, pode haver complicações oculares, uma vez que a larva migrans visceral pode ocorrer se a larva do parasita migrar pela corrente sanguínea para órgãos como pulmões, fígado, sistema nervoso central e olhos.
Larva migrans cutânea
Por outro lado, os ancilostomídeos, especialmente o Ancylostoma braziliense, podem causar a larva migrans cutânea quando as larvas penetram pela pele. Isso provoca uma dermatite leve e autolimitada, que se manifesta com:
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Pápulas;
- Lesões móveis em forma de linhas ou trajetos serpenteantes de cor marrom-avermelhada, causadas pelo movimento das larvas sob a pele, o que também provoca coceira.
Echinococcus granulosus
A hidatidose provoca a formação de cistos hidáticos nos seres humanos. Diferente dos cães, as pessoas, assim como outros animais, como ovelhas, vacas, cabras ou cervos, são hospedeiros intermediários do parasita. Isso significa que o Echinococcus granulosus não atinge sua fase adulta no corpo humano.
Em vez disso, os ovos do parasita eclodem no intestino, liberando a oncosfera ou larva. Essa larva atravessa a parede intestinal e migra pela corrente sanguínea para diferentes órgãos, onde pode formar cistos hidáticos (metacestodos).
Dentro desses cistos, o parasita continua a se desenvolver, aumentando de tamanho e formando o próximo estágio larval com protoescólex, que é a fase infectante para o hospedeiro definitivo. Os cistos hidáticos costumam se formar com maior frequência no fígado ou nos pulmões, causando sintomas como icterícia e dor abdominal no caso do fígado, ou tosse, hemoptise e dor torácica quando afetam os pulmões.
Dirofilaria immitis
Por fim, o Dirofilaria immitis geralmente não causa sintomas nas pessoas, mas em alguns casos pode provocar:
- Dificuldade respiratória;
- Febre;
- Tosse.
Esses sintomas são consequência da formação de nódulos pulmonares ao redor dos parasitas no caso de dirofilariose pulmonar. No entanto, o mais comum é a formação de nódulos na pele ou ao redor dos olhos, no caso de Dirofilaria repens.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Lombriga de cachorro pega em humano?, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.