Curiosidades do mundo animal

Urubu come carne humana?

Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 3 maio 2022
Urubu come carne humana?

Os urubus são aves conhecidas por se alimentarem de carniça e vivem em locais com pouca vegetação na natureza e, em áreas urbanas, é possível encontrá-los em lixões e aterros sanitários. Entre os vertebrados necrófagos, ou seja, que se alimentam de animais mortos ou cadáveres em decomposição, são os únicos animais que contam com uma dieta quase que exclusivamente composta por carniça ou carcaças.

E quando há acidentes ou, por diferentes motivos, pessoas morrem em locais onde há incidência dessas aves, muita gente fica na dúvida: será que urubu come carne humana? Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre este assunto além de detalhar o comportamento e características alimentares dos urubus. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Festival de Yulin: carne de cachorro na China

Índice

  1. Características dos urubus
  2. Como os urubus conseguem comer carne podre?
  3. Alimentação do urubu
  4. Qual a diferença entre abutre e urubu?
  5. Urubu come carne humana?
  6. Quais animais comem carne humana?

Características dos urubus

Antes de falar se urubu come carne humana, apresentamos algumas das características dos urubus, nome que designa as aves da ordem Cathartiformes, família Cathartidae, formado por sete espécies divididas em dois subgrupos: quatro espécies de urubus e três de condores. Em geral, os urubus têm porte médio a grande com asas largas e longas, coloração preta e suas espécies se diferenciam pelo formato e coloração da cabeça. Os urubus têm entre 56 e 81 cm de comprimento, envergadura média de 1,50 metro e podem pesar mais de 2 kg.

São aves que não caçam e, por isso, não contam com garras para serem utilizadas para agarrar e matar suas presas, como fazem as demais aves de rapina. O sentido que mais utilizam para encontrar as carcaças é a visão e não o olfato. Eles são capazes de ver um pequeno animal a 3 mil metros de altura!

Sua capacidade de ingerir alimentos com alto grau de putrefação se deve a uma série de adaptações fisiológicas e anatômicas mas sabe-se que esta ave que se alimenta de carniça prefere comer carne com um a dois dias de decomposição.

O nome urubu vem do latim Atratus, que significa vestido de preto ou de luto, que representa muito bem a principal espécie, o urubu-de-cabeça-preta que, assim como as outras espécies, possui cabeça rugosa e sem penas.

No entanto, a espécie de urubu com o olfato mais apurado é o urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura. S), que consegue localizar uma carcaça três vezes mais rapidamente que o urubu-preto.

Os urubus podem planar por horas e, assim, gastar o mínimo de energia possível nos voos utilizando as correntes de ar. Em seu período de reprodução, os urubus-fêmeas põem dois ou três ovos entre paredões, árvores ocas e rochas, e não em galhos, sendo que o tempo de incubação varia de 40 a 60 dias.

Tipos de urubus

  • Urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus): É bastante comum em diferentes regiões do Brasil, mas também pode ser encontrado em quase todos os países da América do Sul e também nos Estados Unidos. É o urubu de menor envergadura, mas o mais agressivo ao disputar a carcaça com as demais espécies. Tem cerca de 62 cm e 1,6k quilo.
  • Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura): Possui o olfato mais desenvolvido que os outros urubus e as penas das asas são cinza escuro, que podem chegar a 1,80 m. Essas aves são encontradas da América do Sul até o sul do Canadá.
  • Urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus): Com envergadura de 1,60 m, tem entre 53 e 65 centímeros de comprimento. Costuma voar em baixas alturas e é encontrado principalmente na Amazônia e no Nordeste do Brasil, como também do México até o Uruguai e Argentina.
  • Urubu-da-mata (Cathartes melambrotus): É encontrado na vegetação ribeirinha e em matas de terra firme e várzea. Mede entre 75 e 81 centímeros e habita o Peru, Colômbia, Venezuela, Guianas e, no Brasil, pode ser visto em Tocantins e Amazônia.
Urubu come carne humana? - Características dos urubus

Como os urubus conseguem comer carne podre?

A falta de habilidade para a caça, devido ao tipo de garra que possuem, faz dos urubus animais que precisam sobreviver de "restos" e, por isso, de animais mortos. Estudos apontam o sistema digestivo desses animais possui um ácido estomacal que consegue digerir ossos e nervos. Além disso, o suco gástrico secretado em seu estômago é capaz de neutralizar as toxinas e bactérias encontradas na carne podre.

Outra característica que faz com que os urubus consigam comer carne em putrefação são os anticorpos presentes em seu sistema imunológico, que os tornam imunes a doenças que certamente afetariam outras espécies de animais.

O fato de não terem penas no pescoço e cabeça também ajudam neste tipo de alimentação, pois facilita a higiene dessas regiões.

Urubu come carne humana? - Como os urubus conseguem comer carne podre?
Imagem: Leonardo Casadei

Alimentação do urubu

Nas zonas urbanas eles vivem em lixões e aterros sanitários e acabam causando asco na grande maioria das pessoas devido ao tipo de alimentação que possuem. Mas além de carcaças e carniças, você sabe o que urubu come? Listamos aqui os principais alimentos de sua dieta:

  • Carnes em decomposição
  • Ossos
  • Sementes de palmeiras
  • Cocos.

Portanto, os urubus desempenham um importante papel no meio ambiente já que, justamente por seu tipo de alimentação, retiram restos de alimentos e carcaças de animais mortos, ajudando a evitar diversos problemas de saúde para o homem e até possíveis epidemias. Alguns estudos estimam que os urubus eliminam cerca de 95% das carcaças de animais mortos na natureza. Assim, atuam na eliminação de bactérias que poderiam atingir e até matar animais domésticos e selvagens, além de prevenir a propagação de doenças.

Acredita-se, ainda, que as carcaças levam entre três e quatro vezes mais tempo para se decompor em áreas onde não existem urubus.

Qual a diferença entre abutre e urubu?

Muitas pessoas se confundem e se questionam qual a diferença entre abutres e urubus. Aqui listamos algumas diferenças principais:

  • Urubus: da família Cathartidae, só existem no "Novo Mundo", ou seja, no continente americano. São aves de tamanho médio, sem penas na cabeça e pescoço, crânio pequeno, bico um tanto quanto fraco e afiado na ponta. Os condores fazem parte da mesma família, mas têm porte bem maior.
  • Abutres: são família Accipitridae (a mesma das águias e gaviões), e são “Velho Mundo”, ou seja, África, Europa e Ásia. Existem 16 espécies diferentes de abutres que, em geral, têm um bico mais forte, maior porte, alguns têm pescoço relativamente longo (se comparado com os dos urubus). No entanto, há abutres menores que não apresentam tais características, como é o caso do abutre-egípcio (Neophron percnopterus).

Além de terem os mesmos hábitos alimentares, urubus e abutres compartilham outras características. Ambos possuem o bico afiado capaz de rasgar a carne, têm um suco gástrico que promove uma super digestão do que comem, as poucas ou nenhuma pena na cabeça e asas grandes e largas.

Na imagem abaixo, mostramos um grupo de abutres comendo uma zebra.

Urubu come carne humana? - Qual a diferença entre abutre e urubu?
Imagem: Carlos Reis

Urubu come carne humana?

Sim, urubu pode comer carne humana e diversos registros nos últimos anos comprovam este fato. Como animais que se alimentam de carniça - cadáveres e carcaças - o cheiro de qualquer animal morto pode atraí-los. Assim como acontece com os abutres, que também comem carne humana. Em 2013 o jornal Huffpost publicou uma reportagem que dizia que um grupo de abutres comeram o corpo de uma mulher que havia morrido ao cair de um penhasco na França em apenas 45 minutos. [1]

Já um estudo realizado pela Forensic Anthropology Research Facility da Universidade Estadual do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que os urubus podem comer carne humana mas que levam mais tempo para encontrar o cadáver de uma pessoa do que a carcaça de animais como porcos na natureza.

Uma outra reportagem do site R7, além de comprovar que abutre come carne humana, detalha um ritual antigo ainda colocado em prática no Tibete. Em uma cidade localizada a 4 mil metros acima do nível do mar, é comum a realização dos "funerais aéreos", em que consiste em mutilar os corpos dos mortos e oferecê-los aos abutres para que levem seus restos para o céu. Essa tradição ocorre, além da China, na Mongólia, e está ligada ao Vajrayana, uma vertente do budismo que crê na transmigração dos espíritos. [2]

Os urubus atacam pessoas?

Não. Como já foi dito, os urubus não caçam e nem atacam pessoas e nem outros animais até mesmo pelo tipo de patas que possuem. Mas por se alimentarem de animais mortos, e nós humanos somos mamíferos, consequentemente urubus podem comer cadáveres de pessoas.

No entanto, isso não é algo comum por diferentes motivos: primeiro porque temos o costume de enterrar o corpo de quem morre ou até mesmo cremá-lo. Ainda sem nenhuma explicação científica, está também o fato de que urubus e abutres apresentam certo receio de se alimentar de carne humana, preferindo a carne de outros animais e não a humana.

Urubus comem carne de cavalo? E de vaca? Sim, a verdade é que urubus comem a carne de qualquer animal morto.

Quais animais comem carne humana?

A carne humana não faz parte da dieta rotineira de nenhum grande animal mas há inúmeros registros de animais que já atacaram e comeram carne humana, como leões, tigres, porcos, hienas e lobos.

Agora que você já sabe que urubu come carne humana, mas por questões culturais e por nosso costume de enterrar as pessoas falecidas, isso não é algo comum, recomendamos a leitura do artigo a seguir em que falamos sobre os animais carniceiros, com tipos e exemplos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Urubu come carne humana?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Huffpost. Disponível em: <https://www.huffpost.com/entry/woman-eaten-by-vultures-cliff_n_3224746>. Acesso em 30 de dezembro de 2021.
  2. R7. "Cemitério aéreo": Mortos são mutilados e deixados para urubus "levá-los para o céu" no Tibete. Disponível em: <https://noticias.r7.com/internacional/fotos/cemiterio-aereo-mortos-sao-mutilados-e-deixados-para-urubus-leva-los-para-o-ceu-no-tibete-04112015#/foto/1>. Acesso em 30 de dezembro de 2021.
  3. FAPESP. Por que os leões comem homens. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/por-que-os-leoes-comem-homens/>. Acesso em 30 de dezembro de 2021.
Bibliografia
  • SANCHES, Luciana Guimarães, et al. Um estudo sobre a importância da espécie urubu-de-cabeça-preta para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Codó. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 2020, vol. 3, no 3, p. 1946-1955. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJAER/article/view/15016>. Acesso em 27 de dezembro de 2021.
  • Eu quero biologia. Você sabe a diferença entre urubu e abutre? Disponível em: <http://euquerobiologia.blogspot.com/2015/02/voce-sabe-diferenca-entre-urubu-e-abutre.html>. Acesso em 27 de dezembro de 2021.
  • Wikiaves. Cathartidae. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/cathartidae>. Acesso em 28 de dezembro de 2021.
  • YOUTUBE. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Ciência no Cotidiano. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nTZZ8immXBM>. Acesso em 30 de dezembro de 2021.
  • SUPER Interessante. Como os urubus conseguem comer carne podre? Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-os-urubus-conseguem-comer-carne-podre/>. Acesso em 30 de dezembro de 2021.
  • Mundo Ecologia. Urubus comem carne humana? Disponível em: <https://www.mundoecologia.com.br/animais/urubus-comem-carne-humana/>. Acesso em 30 de dezembro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Walter Clemente
Urubus não atacam seres humanos mas se defendem deles quando se aproximam de seus ninhos simplesmente vomitando carniça sobre os invasores. Já tive essa experiência pessoalmente e posso garantir que o fedor é insuportável.
A sua avaliação:
alfredo
Os urubus comem carne humana sim.
E tambem atacam animais vivos.
Está b de rever seus conceitos.

No Google existe vários outros artigos sobre o assunto.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Alfredo. Sim, é exatamente como está no texto: "Sim, urubu pode comer carne humana e diversos registros nos últimos anos comprovam este fato." Os urubus comem carne humana em diferentes situações.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal
Imagem: Leonardo Casadei
Imagem: Carlos Reis
1 de 4
Urubu come carne humana?