Lobos

Lobo-mexicano

Atualizado: 22 dezembro 2022
Lobo-mexicano

O lobo (Canis lupus) é uma espécie de carnívoro do grupo dos caninos que, tradicionalmente, apresentava uma ampla distribuição por diversas regiões do planeta. Ele tem diversas subespécies, uma destas é comumente conhecida como lobo-mexicano (Canis lupus baileyi), que sofreu de forma terrível a matança de quase toda sua população. Embora os lobos possam gerar certos inconvenientes com os animais domésticos, isto se deve fundamentalmente à falta de presas em seus habitats naturais, as quais diminuíram pelas mesmas ações humanas.

Siga lendo esta ficha do PeritoAnimal e conheça os dados mais relevantes sobre as características do lobo-mexicano, seu habitat, hábitos e estado de conservação atual.


Origem
  • América
  • Estados Unidos
  • México

Índice

  1. Características do lobo-mexicano
  2. Habitat do lobo-mexicano
  3. Alimentação do lobo-mexicano
  4. Hábitos do lobo-mexicano
  5. Reprodução do lobo-mexicano
  6. Estado de conservação do lobo-mexicano

Características do lobo-mexicano

A seguir conheceremos as principais características que definem a subespécie do lobo-mexicano:

  • De todas as subespécies, o lobo-mexicano, é a que possui maiores diferenças genéticas, isto faz com que tenha traços físicos, como a morfologia e coloração, que o distingue do restante dos lobos americanos. Também são diferentes seu comportamento e ecologia na natureza, pois pode, por exemplo, habitar em lugares mais áridos que as outras subespécies.
  • Esta subespécie é muito mais parecida com um cachorro grande que os outros tipos de lobos.
  • Mede aproximadamente 1 a 1,5 metro de comprimento e possui uma altura até a cernelha que fica entre 60 e 80 cm. Em relação ao peso, se encontra entre os 20-30 kg, de forma que é o menor lobo dos que existem na América do Norte.
  • Os machos dos lobos-mexicanos são maiores que as fêmeas.
  • A cabeça é alongada, o focinho grosso, as orelhas grandes e arredondadas nas pontas.
  • A pelagem deste lobo é abundante. Na parte superior pode apresentar uma combinação de cinza com uma cor similar à ferrugem. Eventualmente, apresenta áreas pretas no dorso e, na região do ventre e extremidades, são claras.
  • Possui uma cauda longa com presença de uma pelagem espessa.
  • As extremidades são longas e as patas bem desenvolvidas.
  • O lobo-mexicano usualmente tem padrões faciais que o distinguem dos outros, os quais se caracterizam por uma franja de cor variável que vai desde o centro dos olhos até o nariz. Logo, debaixo dos olhos se estende a mesma coloração da cabeça, seguida pela cor branca, que se prolonga aos lados e até o peito.

Habitat do lobo-mexicano

Este animal é uma subespécie que inicialmente estava restringida à certas áreas do México e Estados Unidos. No primeiro caso, se distribuía desde o sul até o centro do México, com uma grande abundância na Sierra Madre Ocidental e Oriental, e também na região vulcânica central. No caso dos Estados Unidos, habitava o sudoeste do Texas, sul do Novo México e sudoeste do Arizona. O lobo-mexicano podia se desenvolver em vários tipos de habitats, desde florestas de montanhas até áreas dos desertos de Chihuahua e Sonora.

Este animal enfrentou uma caça extrema que o extinguiu das áreas mencionadas. Recentemente sua reintrodução foi realizada de forma restrita ao leste do Arizona, condado de Gila, oeste do Novo México e norte do México, especificamente na Sierra de San Luis.

Alimentação do lobo-mexicano

O lobo-mexicano, como todas as demais subespécies de lobo, é um animal carnívoro e sua alimentação se baseia principalmente em animais como alces, veados, javalis, lebres e em geral mamíferos de tamanho pequeno disponíveis no habitat. Também pode incluir carniça e dejetos humanos em sua alimentação.

Quando nascem, os pequenos lobos são amamentados por pouco tempo, durante aproximadamente um mês. Uma vez que os dentes começam a se desenvolver, os pais, principalmente a mãe, lhes oferecem comida para que iniciem uma alimentação semi sólida para que logo, quando os dentes estejam todos desenvolvidos, comecem a comer os animais que os adultos caçam.

Tradicionalmente, o lobo-mexicano caçava as presas em seu habitat natural, no entanto, quando elas começaram a diminuir, se viu na necessidade de atacar os animais domésticos para poder se alimentar, o que originou conflitos entre as pessoas e estes caninos. Esta foi uma das razões que provocou a caça inapropriada e desmedida do lobo-mexicano.

Hábitos do lobo-mexicano

O lobo-mexicano tende a hábitos noturnos, embora isso não o limite a realizar movimentações durante o dia. Esta subespécie desenvolveu complexos comportamentos sociais, com uma estreita comunicação entre seus membros. Um costume peculiar é a caça em grupos, a qual desenvolve de forma muito hábil. A imagem atraente deste lobo, suas habilidades de caça, mas também, seu surpreendente uivo, fizeram com que antigamente o lobo-mexicano fosse um animal venerado pelos moradores que constituíam as tribos do território onde habitava.

Por outro lado, encontramos que não é um animal com hábitos migratórios, no entanto, no inverno, quando as presas como o alce começavam a movimentar-se, o lobo-mexicano também se deslocava e os seguiam para poder se alimentar.

As alcateias estabelecem uma área que delimitam como seu território, pela qual se movimentam de forma constante. A extensão desta área pode depender das quantidades de presas disponíveis. Para estabelecer novas alcateias, os lobos mais jovens tendem a se dispersar em territórios novos, os quais são conquistados para fundar seus próprios grupos.

Entenda no artigo como é a organização de uma alcateia de lobos.

Reprodução do lobo-mexicano

A reprodução do lobo-mexicano ocorre entre fevereiro e março. Como ocorre com outras subespécies, somente o casal alfa da alcateia é quem se reproduz, mantendo-se unida até falecerem. O grupo familiar se constitui, em geral, de 4 a 9 indivíduos.

O período de gestação dura entre 63 e 65 dias, depois do qual nascem entre 4 e 7 crias, cegas, surdas e totalmente dependentes dos seus pais. A mãe se mantém no ninho para cuidar e amamentar os filhotes, enquanto que o macho costuma ficar nas proximidades deste para protegê-los de qualquer perigo. Passam várias semanas até que os novos membros da alcateia dos lobos-mexicanos saiam do ninho.

Estado de conservação do lobo-mexicano

O estado de conservação do lobo-mexicano tem sido uma situação muito complicada para a população desta subespécie. Este canino foi massivamente caçado e inclusive envenenado, o que o levou a estar quase desaparecido no México e Estados Unidos e, por isso, declarado como provavelmente extinto em vida silvestre.

Uns poucos indivíduos foram capturados para formar um programa de recuperação do lobo-mexicano, o que permitiu no ano de 2011 a liberação em Sonora, México, de alguns exemplares. Posteriormente, foram realizadas mais 11 liberações.

Recentemente, no ano de 2019, foram contabilizados pelo menos 30 filhotes nascidos em vida silvestre, o que permitiu a legislação mexicana em matéria de conservação deste animal mudar seu status de provavelmente extinto em vida silvestre para em perigo de extinção.

O lobo-mexicano tem sido um dos tantos animais vítimas das ações humanas, o que, sem dúvida, uma vez mais nos leva a levantar a reflexão sobre a necessidade urgente de mudar nossa relação com o restante da biodiversidade. Consulte nosso artigo sobre animais ameaçados de extinção pelas mudanças climáticas para conhecer mais sobre o tema.

Bibliografia
  • Boitani, L., Phillips, M. & Jhala, Y. 2018. Canis lupus (errata version published in 2020). The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T3746A163508960. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T3746A163508960.en.>. Acesso em 22 de dezembro de 2022.
  • Fundación UNAM. El lobo mexicano, un predador al borde de la extinción. Disponível em: <https://www.fundacionunam.org.mx/ecopuma/el-lobo-mexicano-un-predador-al-borde-de-la-extincion/>. Acesso em 22 de dezembro de 2022.
  • The Center for Biological Diversity. Lobo gris mexicano. Disponível em:< https://www.biologicaldiversity.org/espanol/especies/lobo_gris_mexicano.html>. Acesso em 22 de dezembro de 2022.
  • The National Academy of Sciences (2019). Evaluación del Estado Taxonómico del Lobo Gris Mexicano y del Lobo Rojo. Disponível em: <https://www.nap.edu/resource/25351/Wolf%20Taxonomy%204-Pager%20-%20Spanish%204-18-19.pdf>. Acesso em 22 de dezembro de 2022.
  • National Geographic (2018). Lobo mexicano. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.es/animales/lobo-mexicano>. Acesso em 22 de dezembro de 2022.
  • National Geographic (2019). Lobo gris mexicano abandona la categoría de “Probablemente extinta en el medio silvestre”. Disponível em: <https://www.ngenespanol.com/animales/lobo-gris-mexicano-abandona-categoria-probablemente-extinta-en-el-medio-silvestre/>. Acesso em 22 de dezembro de 2022.

Fotos de Lobo-mexicano

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Lobo-mexicano

Suba a foto do seu Pet
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 de 4
Lobo-mexicano