Curiosidades do mundo animal

Insetos têm coração?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 29 agosto 2023
Insetos têm coração?

Os animais invertebrados diferem substancialmente dos vertebrados, tanto em aspectos anatômicos como fisiológicos e, de fato, dentro de cada um desses grupos encontramos também diversas diferenças. Os insetos, que são um tipo de invertebrados, possuem suas próprias particularidades, sendo algumas delas a presença de corpos segmentados, pernas articuladas porque são artrópodes, olhos compostos, antenas e muitas espécies que possuem asas.

Os insetos têm um sistema circulatório e, embora ele não seja igual ao de outros animais, possuem estruturas com funções semelhantes, como é o caso do coração. Afinal, insetos têm coração? Convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para saber mais sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Formiga tem coração?

Índice

  1. Insetos têm coração ou não?
  2. Quantos corações os insetos têm?
  3. Como é o coração dos insetos?

Insetos têm coração ou não?

Todos os insetos têm um sistema circulatório o qual, como outros componentes destes animais, é indispensável para a vida. O sistema circulatório desses artrópodes é de tipo aberto, porque o fluido que é transportado chega diretamente às diferentes partes ou cavidades do corpo, e não através de veias ou artérias como ocorre comumente nos animais vertebrados.

O fluido circulatório dos insetos não é realmente sangue, é conhecido como hemolinfa, a qual se caracteriza por não possuir eritrócitos, conter uma grande quantidade de aminoácidos livres, não ter a função de transportar oxigênio dentro do corpo e ajudar na expansão do animal quando o inseto está no processo de metamorfose. Basicamente, funciona como um fluído hidráulico.

Nesse sentido, temos que o sistema circulatório dos insetos é composto por vários órgãos. Vamos ver a seguir quais são os principais:

  • Vaso dorsal: este é o único órgão fechado do sistema circulatório nos insetos, o qual se estende da parte posterior do corpo, passa pelo tórax e chega à cabeça. Está dividido em duas seções: o coração e a aorta.
  • Coração: tem a função de bombear a hemolinfa, forma parte da estrutura do vaso dorsal e está localizado na área abdominal dos insetos.
  • Aorta: é o vaso condutor da hemolinfa nos insetos. Estende-se pela parte frontal do corpo, passando pelo tórax, até a cabeça do animal.

Como podemos notar, os insetos têm coração. Embora sua forma seja diferente da de outros animais, ele desempenha uma função parecida. Assim, a hemolinfa é bombeada por movimentos peristálticos, ou seja, de contração e relaxamento, da região posterior do corpo para a região frontal e para os lados.

Todo o processo de circulação nos insetos ocorre através do tubo ou vaso dorsal, de modo que o fluído atravessa várias válvulas, as quais possuem aberturas em cada lado chamadas de ostíolos, até chegar à aorta, que é uma estrutura mais simples. Finalmente, a hemolinfa é direcionada até a cabeça. Também existem bombas adicionais que levam hemolinfa para as asas, antenas e pernas, já que essas partes do corpo também precisam ser irrigadas.

Todos os insetos têm coração?

Sim, efetivamente todos os insetos têm coração. Este é um órgão indispensável para a vida desses animais, pois ele bombeia a hemolinfa para que ela alcance todo o corpo. Isso é vital, porque a hemolinfa transporta nutrientes, hormônios, está relacionada a resposta imune dos insetos, ajuda na cicatrização das feridas e também é importante para a metamorfose. Portanto, os insetos não apenas têm coração, como o mesmo é vital para esses animais.

Formiga tem coração?

Pois, como vimos, todos os insetos têm coração, inclusive as formigas. Claro que ele é diferente das dos animais vertebrados, como já vimos. Os corações das formigas têm a forma de um tubo alongado localizado perto do centro de seu tórax e essa estrutura tubular bombeia a hemolinfa, de maneira muito similar ao demonstrado na primeira imagem deste artigo. Agora que você já sabe que formiga tem coração, talvez esteja se perguntando quantos corações os insetos têm. É o que vamos ver a seguir.

Quantos corações os insetos têm?

Existem animais com mais de um coração, como é o caso dos polvos, que são peculiares porque têm três corações, os quais um deles é chamado de sistêmico e os outros dois são branquiais. No entanto, apesar de tanto os insetos como os polvos serem animais invertebrados, entre as várias diferenças que possuem, encontramos o número de corações, já que os insetos têm apenas um coração.

Como é o coração dos insetos?

Como mencionado, outra das características dos insetos é a presença de uma estrutura conhecida como vaso dorsal, que forma parte de seu sistema circulatório e se estende longitudinalmente pelo tórax e abdômen, na parede dorsal do animal. Geralmente, esse vaso dorsal é composto por um tecido membranoso frágil.

A região do vaso dorsal que está localizada no abdômen é chamada de coração, de modo que, o coração dos insetos tem uma forma alongada, dividida ou segmentada em diferentes câmaras, onde estão localizadas as válvulas que garantem o fluxo unidirecional da hemolinfa.

O coração dos insetos também possui estruturas semelhantes a músculos, que estão localizadas nas paredes das câmaras, e são elas que realizam o movimento peristáltico para que a hemolinfa possa fluir. Dependendo do tipo de inseto, o coração pode contrair em ritmos diferentes, variando cerca de 30 a 200 batimentos por minuto. Normalmente, há uma relação direcional entre a temperatura ambiente e os batimentos cardíacos dos insetos, ou seja, se a temperatura aumenta, os batimentos também aumentam e vice-versa.

Por outro lado, o coração dos insetos está localizado da região abdominal até a parte traseira. Em frente a ele, a aorta, que possui uma estrutura mais simples, é conectada sendo um tubo sem válvulas ou tecido muscular e se estende até a cabeça.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Insetos têm coração?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Brittanica. (2022). Insects. Disponível em: https://www.britannica.com/animal/insect/Circulatory-system
  • Mever, J. (2005). Insect physiology. Circulatory system. Disponível em: https://web.archive.org/web/20090927000720/http://www.cals.ncsu.edu/course/ent425/tutorial/circulatory.html
  • Kanost, M. (2009). Hemolymph, Editor(s): Vincent H. Resh, Ring T. Cardé, Encyclopedia of Insects (Second Edition). Disponível em: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-374144-8.00126-0
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Insetos têm coração?