Comparações

Gatos híbridos: o que são e raças

 
Eva López
Por Eva López, Jornalista. 3 outubro 2025
Gatos híbridos: o que são e raças
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Gatos híbridos são aqueles que surgiram do cruzamento entre uma raça de gato doméstico e um selvagem. Mas com "gato selvagem" não nos referimos a um gato de rua, e sim a espécies de felinos selvagens como o leopardo-asiático ou o gato-da-selva. Alguns desses cruzamentos surgiram de forma natural, no entanto, muitos outros foram provocados pelo ser humano com o objetivo de obter gatos domésticos com aparência de selvagens. Durante esse processo de criação de novas raças, em muitos casos, foi praticada a endogamia, de modo que algumas são mais suscetíveis a determinadas doenças hereditárias.

Por tudo isso, é importante não incentivar a compra e venda de animais nem esse tipo de prática. Pelo exposto, o PeritoAnimal é a favor da adoção responsável de felinos, assim como a castração para evitar o abandono. Independentemente disso, se você adora esses animais e quer conhecer as diferentes raças de gatos híbridos que existem, continue lendo nosso artigo sobre gatos híbridos: o que são e raças.

Também lhe pode interessar: Raças de gatos tigrados
Índice
  1. Gato-de-bengala
  2. Ashera
  3. Savannah
  4. Chausie
  5. Caracat
  6. Toyger
  7. Cheetoh
  8. Serengeti
  9. Outros gatos híbridos

1. Gato-de-bengala

Sem dúvida, quando pensamos em gatos híbridos, o primeiro que sempre nos vem à mente é o gato-de-bengala. Com sua linda pelagem manchada, figura esbelta e elegância ao andar, ele nos lembra imediatamente da grandiosidade do leopardo, e não é à toa: o gato-de-bengala surgiu nos Estados Unidos como resultado do cruzamento de um gato doméstico com um leopardo-asiático (Prionailurus bengalensis bengalensis). Não foi um cruzamento natural, mas sim Jean Mill, geneticista, criadora e conservadora do leopardo-asiático, quem criou e desenvolveu a raça em 1963.

Gatos híbridos: o que são e raças - 1. Gato-de-bengala

2. Ashera

O gato ashera também surgiu pelas mãos humanas, mas, desta vez, vários gatos selvagens intervieram em sua origem. Principalmente, participaram de sua criação o gato doméstico, o leopardo-asiático e o serval (Leptailurus serval). Sua criação foi realizada em um laboratório dos Estados Unidos no início do século XXI, sendo assim uma das raças de gatos híbridos mais recentes e também uma das maiores, já que alcança os 15 kg.

Apesar de sua bela aparência, que sem dúvida nos lembra um felino selvagem, e de seu temperamento calmo. características que muitas pessoas buscam em um animal de companhia, devemos ressaltar que esta não é uma raça que se pode adotar, sendo necessário entrar em contato diretamente com o laboratório que a criou. Por isso, incentivamos a reflexão sobre a ideia de ter um gato ashera, levando em conta o que isso implica e a grande quantidade de gatinhos que existem em abrigos e ONGs protetoras de animais esperando por uma segunda chance.

Gatos híbridos: o que são e raças - 2. Ashera

3. Savannah

O gato savannah também foi criado nos Estados Unidos após o cruzamento de gatos domésticos com o serval. Por ter o serval em comum, é muito parecido com o ashera. No entanto, o savannah é menor, menos estilizado e sua aparência em geral é menos selvagem. Ainda assim, continua sendo um gato maior do que a maioria das raças felinas.

Gatos híbridos: o que são e raças - 3. Savannah

4. Chausie

O gato chausie é totalmente diferente dos mencionados anteriormente, pois sua pelagem não é manchada, e sim levemente tigrada ou sólida, sendo o marrom e o preto as cores mais comuns. Esse gato híbrido é originário do Egito e surgiu ao cruzar gatos-da-selva com gatos domésticos, por isso também é um dos maiores gatos em termos de tamanho. Mais uma vez, esse cruzamento não foi casual, mas totalmente provocado pelo homem.

Gatos híbridos: o que são e raças - 4. Chausie

5. Caracat

De aspecto similar ao anterior, o caracat apresenta uma característica que todos os mencionados até agora não têm: sua origem foi acidental. Entretanto, não podemos dizer que foi totalmente natural, pois aconteceu em um zoológico da Rússia no final do século XX, quando um caracal se reproduziu com um gato doméstico. O resultado impressionou tanto, que após esse cruzamento inesperado, começaram a cruzá-los de forma totalmente intencional com o objetivo de consolidar a nova raça.

O caracat é muito parecido com o caracal (Caracal caracal) quanto à cor da pelagem e aparência selvagem, e até suas orelhas apresentam os característicos tufos de pelo na ponta, mas com um tamanho menor.

Gatos híbridos: o que são e raças - 5. Caracat

6. Toyger

Se pensarmos no gato toyger, automaticamente nos vem à mente a imagem de um tigre, certo? Pois isso não é coincidência, e essa raça de gato híbrido foi projetada justamente para imitar a pelagem desse grande felino. Neste caso, não foram usados gatos selvagens de forma direta, pois a raça surgiu após cruzar um gato-de-bengala com gatos domésticos que apresentavam padrão malhado na pelagem (listrado). No entanto, como o gato-de-bengala descende de gatos selvagens, o toyger também é considerado um híbrido.

Esta raça foi criada na Califórnia em 1980 com o objetivo de obter felinos com a aparência do tigre e o temperamento e tamanho do gato doméstico.

Gatos híbridos: o que são e raças - 6. Toyger

7. Cheetoh

O gato cheetoh também é um dos mais recentes, pois surgiu em 2003 após cruzar um gato-de-bengala com um ocicat. Como no caso anterior, não se trata de uma raça que descende diretamente de um gato selvagem, mas sim de um de seus progenitores, por isso também é considerado um gato híbrido.

O cheetoh se destaca por sua pelagem manchada, brilhante e linda, que lhe confere essa aparência selvagem e similar à do leopardo.

Gatos híbridos: o que são e raças - 7. Cheetoh
Imagem: petmapz.com

8. Serengeti

O gato Serengeti foi criado na Califórnia após cruzar um gato-de-bengala com um gato oriental. Dessa forma, nos deparamos novamente com uma raça de gato híbrido procedente do gato-de-bengala e, portanto, do leopardo-asiático. Este felino apresenta o característico padrão manchado na pelagem, com os traços típicos dos gatos orientais, o que o torna um gato realmente belo. É também maior do que outras raças de gatos devido aos seus antepassados.

Gatos híbridos: o que são e raças - 8. Serengeti

Outros gatos híbridos

Infelizmente, a ânsia do ser humano por obter raças novas e cada vez mais exóticas o leva a continuar cruzando felinos selvagens com domésticos, e até mesmo raças híbridas entre si. Alguns exemplos são os seguintes:

  • Gato junle: cruzamento entre um gato-de-bengala e um chausie;
  • Gato eurochausie: cruzamento entre um chausie e um gato-montês;
  • Gato ussuri: cruzamento entre um gato doméstico e um gato-leopardo-siberiano (Prionailurus bengalensis euptailura).

Novamente, insistimos na importância de não promover a compra e venda de animais e, muito menos, algumas das práticas mencionadas para obter "novas raças". Muitos gatos mestiços ou procedentes de outras raças felinas estão em ONGs e abrigos esperando para receber uma oportunidade de encontrar um lar. Todos eles também são lindos, únicos e merecedores do nosso amor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gatos híbridos: o que são e raças, recomendamos que entre na nossa categoria de Comparações.

Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: petmapz.com
1 de 9
Gatos híbridos: o que são e raças