Gato pode comer batata-doce?
Ver fichas de Gatos
A batata-doce (Ipomoea batatas) é um tubérculo rico em amido, que tem rápida absorção e apresenta um baixo índice glicêmico, sendo um ingrediente interessante a ser adicionado a alimentos para animais obesos e com diabetes mellitus. Para humanos, essa característica deste alimento é de grande valia. Mas e para os gatos? Acontece a mesma coisa? Essa e outras dúvidas são muito comuns para os tutores de gatos, principalmente aqueles adeptos à alimentação natural.
Por serem animais carnívoros, é de se esperar que tenhamos dúvidas sobre a alimentação dos gatos, pois não é comum vermos essa espécie se alimentando de comidas semelhantes às nossas, como acontece com os cães. Os gatos são mais seletivos e mantiveram o costume de caçar e comer suas presas, mantendo equilibrada a sua dieta. No entanto, alguns aminoácidos chamados de essenciais não são produzidos pelo seu corpo, sendo estritamente necessária sua ingestão.
Além disso, os gatos possuem outras peculiaridades de animais carnívoros que devem ser respeitadas, não sendo uma boa ideia dar muito carboidrato para essa espécie, e esse é o caso da batata doce. Mas ela é permitida para o gato? Em qual quantidade? Se você tem essas e outras dúvidas sobre se gato pode comer batata-doce, aproveite este artigo do PeritoAnimal e fique por dentro do assunto! Boa leitura!
Pode dar batata-doce para o gato?
Sim, a batata-doce pode ser oferecida na alimentação do gato, mas alguns cuidados devem ser tomados:
- Sempre ofereça a batata-doce cozida, pois o cozimento inativa alguns componentes que podem ser tóxicos ao gato, além de deixá-la mais macia e de fácil mistura com outros ingredientes da dieta;
- A batata-doce não pode substituir a dieta normal do gato, que precisa de grande quantidade de proteínas para se manter saudável. A quantidade oferecida deverá ser mínima, para que não ocorra o desbalanço nutricional, com um aporte maior que o necessário de carboidratos. Ofereça, no máximo, dois pedaços pequenos uma vez por semana. Caso o gato esteja adaptado à sua dieta, sendo ração industrializada ou mesmo dieta natural, consulte um médico veterinário antes de mudar os alimentos oferecidos. E lembre-se sempre: a batata-doce deverá ser um petisco para o gato, e não a base de sua alimentação.
- O excesso de batata-doce também pode causar problemas intestinais nos gatos, com amolecimento das fezes e produção excessiva de gases, gerando desconforto abdominal. A batata-doce é uma excelente fonte de fibras, o que pode aumentar o trânsito intestinal do bichano. Por isso, não permita que o gato coma demais.
Como preparar batata-doce para gato
A batata doce deverá ser cozida antes de ser oferecida para o bichano. Você pode cozinhar em uma panela comum, com um pouco de água, pode assar no forno, enrolada em papel alumínio e pode utilizar a air fryer também. Não use óleo, sal ou temperos, pois podem ser prejudiciais ao gato, além do risco de intoxicação. Sempre descasque a batata, pois a casca pode conter sujeiras e contaminações prejuidiciais à saúde do animal.
Após cozida, poderá ser amassada e misturada a outros ingredientes da dieta do gato. Como ela é uma boa fonte de carboidratos, alimentos ricos em proteínas deverão ser adicionados para que a dieta fique balanceada, como por exemplo, peito de frango ou carne magra. Mas cuidado! Todos esses macronutrientes devem estar em proporções corretas para um gato, considerando sempre suas características próprias de carnívoro e suas necessidades de aminoácidos essenciais. Lembre-se que o gato não produz todos os aminoácidos necessários para a manutenção da sua saúde, sendo necessária a ingestão de proteínas de origem animal.
Benefícios da batata-doce para gatos
Os benefícios da batata-doce para o gato são semelhantes aos das pessoas. Ela é uma fonte de energia que pode manter o gato ativo e saudável quando ingerida em quantidades adequadas. A batata-doce ainda é conhecida por ser uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, vitamina A, C e E, auxiliando na saúde de órgãos como a pele, aumenta a absorção do ferro ingerido, melhora o sistema imunológico, proporciona uma melhor produção de colágeno e previne os danos resultantes da liberação de radicais livres.
A batata doce também oferece uma certa quantidade de cálcio, o que pode ser bastante útil para a saúde dos dentes e ossos dos bichanos. Além disso, a batata-doce é rica em fibras, o que resulta em um baixo índice glicêmico. Mas o que isso significa? Isso quer dizer que a batata-doce tem menor velocidade absorção do açúcar, evitando picos de glicose, situação muito desejada para animais diabéticos. Muitas rações para gatos obesos e diabéticos utilizam a batata doce como ingrediente.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Gato pode comer batata-doce?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dietas caseiras.
- Takahashi, A.V. Batata doce (Ipomoea batatas) como fonte de amigo em alimentos extrusados para cães. Universidade Estadual Paulista, Campus Jaboticabal, 2020. Disponível em https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/22a220ac-cc6f-4627-b7b2-ecdd751633b7/content. Acesso em 28/10/2024.