Frutas e verduras para periquitos

Frutas e verduras para periquitos

A maioria das pessoas que decidem ter uma ave como animal de estimação encantam-se pelo periquito australiano ou periquito comum, uma vez que se trata de um pássaro muito alegre, que gosta da companhia humana e que além disso possui uma grande inteligência.

Como qualquer outro ser vivo, para que o nosso periquito se encontre em um bom estado de saúde vai precisar que as suas necessidades básicas sejam cobertas, sendo uma das principais a alimentação. Mas afinal, o que periquito come? Neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe as frutas e verduras para periquitos, alimentos que são imprescindíveis na sua dieta e que lhes permitem prevenir várias doenças.

Por que o periquitos precisam de frutas e verduras?

São vários os cuidados que o periquito precisa e que devemos ter em conta, embora a alimentação seja um dos mais importantes, uma vez que influencia notoriamente na saúde do nosso pet. A dieta do periquito deve ser constituída principalmente por uma boa mistura de alpiste e painço, que geralmente se costuma encontrar em muitos preparados de sementes para aves.

Será necessário complementar este alimento básico com uma quantidade extra de cálcio e para isso recomenda-se a utilização de um osso de choco (sépia).

Obviamente a água é outro elemento que devem ter sempre à disposição visto que participa em várias funções, embora com todos estes recursos básicos a dieta do periquito não seja equilibrada. Porquê?

O que periquito come deve conter uma grande quantidade de vitaminas e minerais e a melhor formar de o obterem é através de alimentos naturais como as frutas e verduras, as quais são imprescindíveis para a saúde do seu animal de estimação.

Frutas para periquitos australianos

Dentre as frutas que periquito come e que eles mais gostam são as seguintes:

  • Frutos vermelhos: Mirtilos, morangos ou cerejas são excelentes para prevenir problemas cardiovasculares, geralmente ricos em vitamina C e betacarotenos.
  • Pêssego: Contém elevadas propriedades antioxidantes e ajuda a prevenir o câncer de estômago devido às suas propriedades anti-tumorais. Também são bons para a visão e para a derme do periquito.
  • Tangerina: A tangerina é muito rica em vitamina C, por isso é um excelente antioxidante. Também possui fibra e uma baixa quantidade de açúcar.
  • Laranja: Tal como a tangerina, a laranja é rica em vitamina C, mas além disso é excelente pra prevenir resfriados e para proteger o organismo em geral.
  • Banana: A banana é um alimento nutricional muito completo, mas do qual não devemos abusar. Basta dar ao periquito uma ou duas vezes por semana em pequenas porções.
  • Melão: O melão é rico em vitamina A e E, além disso, oferece muita água ao organismo do periquito. Ajuda também a eliminar as toxinas do organismo. Devemos limitar o seu consumo devido ao fato de ser tão rico em água, uma vez que pode provocar diarreias.
  • Melancia: A melancia também é rica em antioxidantes e contém vitamina A, vitamina C e vitamina B3. É um alimento muito saudável e rico em vitaminas mas devemos regular o seu consumo devido ao seu elevado teor de água.
  • Papaia: É um excelente diurético e é muito rico em vitamina C e A. Também tem propriedades antioxidantes e confere muita fibra ao organismo.

É importante que todas as frutas que tenham cascas sejam descascadas, também se deve ter em conta que a banana não é adequada quando o periquito sofre de prisão de ventre.

Verduras para periquitos

Dê preferência às folhas verdes-escuras. Os legumes e verduras que normalmente os periquitos mais gostam são os seguintes:

  • Endívia: A endívia é uma verdura perfeita para regular o trânsito intestinal e, embora em pouca quantidade, é portadora de vitamina C.
  • Espinafre: Oferecer espinafre ao periquito é uma boa opção uma vez que, além de um potente anti-inflamatório, esta verdura possui muitas vitaminas e minerais, assim como cálcio, muito importante para a saúde do periquito.
  • Acelga: A acelga é muito rica em vitamina A, ferro e vitamina C. Geralmente adoram e podem ser uma boa ajuda para evitar a prisão de ventre.
  • Alface: Confere vitamina B1, B2 e B3 mas contém muita quantidade de água, por isso é importante moderar o seu consumo.
  • Cenoura: A cenoura é uma verdura que nunca deve faltar na alimentação do periquito. Fornece vitaminas A, B, C e E, assim como minerais e compostos antioxidantes.
  • Tomate: Os tomates são muito ricos em água (assim sendo, uma vez mais, deve moderar o seu consumo) mas são excelentes pelo seu conteúdo em vitaminas A, B e C. Ajudam a manter o sistema digestivo do nosso periquito saudável.
  • Berinjela: É uma verdura excelente por ser diurética, antioxidante e conferir fibra.
  • Pimentão: Tem um elevado conteúdo de vitamina C, vitamina B6 e são uma das verduras preferidas dos periquitos.
  • Abobrinha: A abobrinha também é uma boa opção, embora neste caso seja imprescindível que esteja sempre descascada.
  • Chicória: A chicória é bastante nutritiva. Possui alguns minerais como ferro, cálcio, fósforo, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e D.
  • Almeirão: Atua de maneira antioxidade por ser rico em vitamina A. Lembre de oferecer suas folhas sempre frescas e bem lavadas.
  • Couve: Rica em vitamina A e C, a couve possui ainda cálcio, beta caroteno, fibras e antocianinas, além de possuir baixo teor calórico.
  • Jiló: O jiló, além de possuir baixo teor calórico, é rico em vitaminas A, C e em algumas do complexo B. Contém ainda minerais como ferro, cálcio, potássio, magnésio e fósforo e antioxidantes.

Como dar a fruta e verdura ao periquito

As frutas e verduras não só conferem vitaminas como também são muito úteis para prevenir que o nosso periquito sofre de prisão de ventre e para fazer com que se encontre sempre bem hidratado. No entanto, não precisam de as comer diariamente. As frutas e verduras devem ser dadas em dias alternados, à temperatura ambiente e previamente lavadas com bastante água.

Como você já pode ter visto, pode oferecer ao seu periquito uma grande variedade de alimentos, embora seja recomendável que use apenas as que foram mencionadas, uma vez que algumas frutas e verduras podem ser tóxicas, alguns exemplos disso são as seguintes frutas: abacate, limão, ameixas ou cebolas. Cuidar da alimentação do seu periquito fará com que este seja mais saudável e feliz.

Agora que você já sabe o que periquito come, talvez possa se interessar por este artigo sobre os melhores brinquedos para periquitos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Frutas e verduras para periquitos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • PARANHOS, Sandra Jammal; ARAÚJO, C. B.; MARCONDES-MACHADO, Luiz Octavio. Comportamento alimentar do Periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri) no interior do estado de São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Ornitologia, 2007, vol. 15, no 1, p. 95-101. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Carlos_Araujo9/publication/254003555_Comportamento_alimentar_do_Periquito-de-encontro-amarelo_Brotogeris_chiriri_no_interior_do_estado_de_Sao_Paulo_Brasil/links/53fb3bfc0cf20a45497059e5.pdf>. Acesso em 4 de fevereiro de 2021.
  • GLOBO RURAL. Como criar periquito-australiano. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/noticia/2018/08/como-criar-periquito-australiano.html>. Acesso em 4 de fevereiro de 2021.
  • ABREU, Ana Paula Martinez de, et al. Passeriformes versus não Passeriformes: comparação filogenética através da atividade da enzima lactato desidrogenase plasmática. 2009. Disponível em: <https://tede.ufrrj.br/handle/tede/214>. Acesso em 4 de fevereiro de 2021.