Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre as formigas

Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 2 setembro 2022
Curiosidades sobre as formigas

As formigas são animais que pertencem ao filo dos artrópodes, à classe dos insetos e estão agrupados na família Formicidae. Estes pequenos mas impressionantes animais estão cheios de curiosidades e, apesar de seu pequeno tamanho, são capazes de comportamentos surpreendentes relacionados à sua organização, forma de comunicação, distribuição do trabalho, hábitos alimentares e muito mais. Então, junte-se a nós neste artigo do AnimalExpert e conheça as 15 curiosidades mais surpreendentes das formigas.

Também lhe pode interessar: O que as formigas comem?

Índice

  1. Têm uma grande capacidade de organização
  2. As formigas bebem água
  3. Existem formigas voadoras
  4. São um grupo muito diverso
  5. Sentem cheiros por suas antenas
  6. Cada colônia tem um cheiro particular
  7. Constroem ninhos complexos
  8. Formam balsas para flutuar
  9. Há formigas muito perigosas
  10. Protegem as plantas em que vivem
  11. Têm um papel importante nos ecossistemas
  12. Seu cérebro é pequeno, embora complexo
  13. Enterram seus mortos
  14. Se comunicam de diferentes maneiras
  15. Vivem em quase todo o mundo

1. Têm uma grande capacidade de organização

Uma das características mais marcantes das formigas é que elas são um grupo com grande capacidade de organização, formando um tipo particular conhecido como "eusocial", que significa "sociedade verdadeira". Este tipo de agrupamento é definido pela presença de certos aspectos como a divisão do trabalho reprodutivo, a cooperação no cuidado da prole, a sobreposição de gerações e o altruísmo.

Neste sentido, as formigas têm uma estrutura social complexa composta de diferentes indivíduos com diferentes funções. Assim, sua organização consiste em rainhas e machos que são os principais responsáveis pela reprodução da colônia e trabalhadores que dividem responsabilidades e se especializam na construção do ninho, cuidando das larvas, procurando alimento e fornecendo proteção.

Curiosidades sobre as formigas - 1. Têm uma grande capacidade de organização

2. As formigas bebem água

Todos os seres vivos precisam de água para sua subsistência, embora as exigências específicas variem de um grupo para outro. As formigas não são exceção, portanto, elas bebem água e obviamente suas necessidades de água não são tão altas, portanto é comum observar estes insetos bebendo o líquido de uma gota de água. Da mesma forma, outra das curiosidades sobre as formigas é que o ninho delas requer uma certa umidade, que é controlada pelas próprias formigas, portanto a água desempenha um papel fundamental na subsistência da colônia.

Curiosidades sobre as formigas - 2. As formigas bebem água

3. Existem formigas voadoras

É comum pensar nas formigas como insetos exclusivamente terrestres que carecem de asas; no entanto, na verdade elas pertencem ao grupo dos Pterigotos, que são insetos alados, incluindo alguns que perderam suas asas por processos adaptativos, como é o caso das formigas. Mas nem todos os membros de uma colônia destes animais perderam suas asas; acontece que tanto as rainhas quanto os machos as têm. De fato, quando chega a hora de reproduzir, eles fazem um vôo nupcial para que, após o ato reprodutivo, a fêmea abata suas asas e se instale em terra, fundando sua própria colônia. Portanto, outra das curiosidades das formigas é que existem formigas com asas.

Neste outro artigo, falamos em detalhes sobre como as formigas se reproduzem.

4. São um grupo muito diverso

As formigas são um grupo altamente diversificado, dos quais cerca de 358 gêneros, mais de 10.000 espécies e cerca de 4.515 subespécies foram identificadas, mas as estimativas sugerem que estes números estão aumentando. Seus números são tão altos que ocupam entre 15 e 20% da biomassa animal terrestre do planeta, o que já sugere sua diversidade e quantidade para cada espécie existente.

Saiba sobre os tipos de formigas que existem neste outro post.

5. Sentem cheiros por suas antenas

A comunicação química que ocorre neste grupo é percebida através das antenas, ou seja, através destas estruturas que as formigas sentem cheiros, já que elas contêm receptores para compostos químicos orgânicos, que foram identificados e denominados como hidrocarbonetos cuticulares. Cada formiga individual produz essas substâncias em diferentes partes de seu corpo, que são percebidas pelos outros membros da colônia.

6. Cada colônia tem um cheiro particular

O papel da comunicação química é tão complexo que foi identificado que cada colônia tem um odor característico, que é causado por diferentes aspectos, tais como genética, fisiologia e a alimentação do grupo. Estes fatores dão origem a um odor distinto, que é transmitido entre indivíduos desde o nascimento através do contato físico, ajudando-os a reconhecerem uns aos outros. Sem dúvida, este é um dos fatos mais curiosos sobre as formigas, você não acha?

7. Constroem ninhos complexos

Os ninhos de formigas estão longe de serem estruturas simples; pelo contrário, se caracterizam por sua grande complexidade. Eles consistem em vários túneis que podem ter vários metros de profundidade, assim como várias câmaras para armazenamento de alimentos, manutenção de criação e abrigo para a rainha. Eles também podem utilizar toras ou outros espaços para estabelecer seu refúgio elaborado. Entretanto, a vida das formigas nem sempre é a mesma, pois algumas, pelo contrário, podem levar uma vida nômade.

Curiosidades sobre as formigas - 7. Constroem ninhos complexos

8. Formam balsas para flutuar

Algumas espécies, como a formiga-de-fogo (Solenopsis invicta), têm uma grande capacidade de se agrupar quando ocorre uma inundação, formando uma espécie de balsa/jangada que lhes permite flutuar na água por vários dias até que possam alcançar terra firme. Este complexo sistema de entrelaçamento protege principalmente a rainha e as larvas. Desta forma, o resto das trabalhadoras e os machos cuidam deles permanecendo juntos na parte inferior para evitar a passagem de água, enquanto que os de cima deixam algum espaço para que o oxigênio circule. Esta é, sem dúvida, uma peça perfeita de engenharia natural e uma das grandes curiosidades sobre as formigas.

Curiosidades sobre as formigas - 8. Formam balsas para flutuar

9. Há formigas muito perigosas

Várias espécies de formigas podem causar danos significativos aos seres humanos devido a suas toxinas, o que pode causar dores severas e até mesmo problemas graves para os seres humanos e outros animais. Exemplos incluem a formiga-saltadora ou jack jumper (Myrmecia pilosula), a formiga-de-fogo (Solenopsis invicta) e a formiga-cabo-verde (Paraponera clavata), entre outras. Além disso, em alguns casos eles podem se tornar pragas que danificam certas culturas.

Curiosidades sobre as formigas - 9. Há formigas muito perigosas

10. Protegem as plantas em que vivem

As formigas, em alguns casos, desenvolveram relações simbióticas com certas espécies vegetais, onde ambas obtêm benefícios. Um caso em questão é a relação entre a planta Acacia cornigera e a formiga acacia (Pseudomyrmex ferrugineus). A primeira fornece ao inseto um lugar para viver e dois nutrientes utilizados como alimento pelo inseto. A formiga, por outro lado, é muito agressiva para com qualquer outro animal que se aproxima da planta para se alimentar dela, livrando-a de qualquer ataque que possa causar-lhe danos.

11. Têm um papel importante nos ecossistemas

Outra das curiosidades das formigas, e um aspecto muito benéfico, é o papel que elas desempenham em certos casos dentro dos ecossistemas, pois podem atuar como controladores biológicos de outras espécies. Além disso, quando cavam seus ninhos subterrâneos de forma tão otimizada, muitas vezes ajudam a arejar o solo, o que é positivo para as plantas e outros animais que o habitam. Por outro lado, elas desempenham um papel importante no ciclo de nutrientes através de sua alimentação. Sem dúvida, as formigas não são apenas fascinantes, mas também animais necessários para a natureza!

12. Seu cérebro é pequeno, embora complexo

Outra das curiosidades sobre as formigas é sobre o seu cérebro: ele tem aproximadamente 0,06 milímetros cúbicos de tamanho, o que pode nos levar a acreditar que se trata de uma estrutura simples, mas este não é o caso. Seus cérebros são complexos, pois, apesar de seu tamanho, são capazes de processar os aspectos comunicativos que ocorrem entre elas, o que por sua vez influencia o agrupamento ideal que as caracteriza.

13. Enterram seus mortos

Outra coisa curiosa sobre as formigas é que elas não ignoram os membros mortos ou mesmo feridos da colônia. Quando um deles morre no ninho ou perto dele, as trabalhadoras se encarregam de deslocá-lo para um local distante ou mesmo para uma câmara especial dentro do ninho. Em uma colônia que está sendo fundada apenas pela rainha, ela própria é capaz de separar o corpo de um membro morto e depositá-lo em um determinado lugar.

14. Se comunicam de diferentes maneiras

Estes pequenos insetos possuem um sistema de comunicação muito complexo, que desenvolvem de três maneiras: olfatória, visual e tátil. A primeira é sem dúvida a mais desenvolvida e curiosa, pois é através da percepção química dos compostos conhecidos como feromonas que as formigas conseguem se comunicar.

Por outro lado, embora a visão não seja tão bem desenvolvida, ela desempenha um papel importante ao permitir que estes animais reconheçam o espaço pelo qual se movimentam. Quanto à comunicação física, ela se torna essencial para grupos que trabalham nas mesmas tarefas e que interagem constantemente. Além disso, as formigas também sentem as vibrações no chão.

Curiosidades sobre as formigas - 14. Se comunicam de diferentes maneiras

15. Vivem em quase todo o mundo

Estes insetos conquistaram praticamente o mundo inteiro, com exceção da Antártica. Assim, eles prosperam em uma ampla gama de ecossistemas com condições diversas, onde conseguem se adaptar de maneira apropriada e aproveitar os recursos disponíveis do local. Isto faz das formigas, sem dúvida, um grupo cosmopolita.

Agora que você conheceu as principais curiosidades sobre as formigas, talvez possa se interessar por este outro artigo sobre os insetos mais venenosos do Brasil.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre as formigas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Fioravanti, C. (2018). El lenguaje químico de los insectos. Pesquisa. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/es/el-lenguaje-quimico-de-los-insectos/>. Acesso em 2 de setembro de 2022.
  • López-Riquelme, Germán Octavio, & Ramón, Fidel. (2010). El mundo feliz de las hormigas. TIP. Revista especializada en ciencias químico-biológicas, 13(1), 35-48. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-888X2010000100004&lng=es&tlng=es>. Acesso em 2 de setembro de 2022.
  • Wilkinson, A. (2017). Queen Ants and Other Insects Bury Their Dead—Here's Why. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com/animals/article/animals-queen-ants-termites-bees-insects-undertakers-bury-dead#:~:text=Workers%20serve%20as%20undertakers%20in,will%20bury%20the%20corpse%20instead>. Acesso em 2 de setembro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Nathalia
Obrigada pela matéria! Acho o mundo das formigas fascinante!!! Gosto de descobrir sobre como funciona a colônia, é muito interessante.
xD
Aerton Guimarães (Editor/a de PeritoAnimal)
Agradecemos pelo comentário e ficamos felizes que tenha gostado, Nathalia. Iremos providenciar um artigo explicando mais sobre as colônias!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
1 de 7
Curiosidades sobre as formigas