Curiosidades do mundo animal

Quantas patas tem a formiga?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 22 agosto 2023
Quantas patas tem a formiga?

A ordem Hymenoptera, inclui abelhas, vespas e formigas, entre outros tipos de animais. Estas últimas são agrupadas na família Formicidae, um grupo diversificado de insetos distribuídos praticamente em todo o mundo, com exceção da Antártida e algumas ilhas remotas. As formigas são consideradas insetos eussociais, que significa dizer que eles possuem o maior nível de organização social que existe. Além disso, as colônias desses pequenos artrópodes são definidas como um superorganismo, precisamente porque agem de forma estritamente unificada. Neste artigo do PeritoAnimal, queremos apresentar informações específicas sobre um aspecto anatômico desses animais, então continue lendo para descobrir quantas patas tem a formiga.

Também lhe pode interessar: Formiga tem coração?

Índice

  1. Quantas patas tem a formiga?
  2. Como são as patas das formigas?
  3. Curiosidades sobre as patas das formigas

Quantas patas tem a formiga?

As formigas, que são identificadas como formicídeos, são caracterizadas pelo fato da maioria (mas não todas as espécies) possuir uma glândula metapleurótica, que produz um ácido. Esse ácido serve para combater fungos e bactérias. Além disso, esses insetos destacam-se por sua forma corporal, uma vez que o pescoço fino se une ao mesossoma, que corresponde ao tórax, e esse, por sua vez, é conectado a cintura, que é particularmente fina, e se destaca nesses insetos por sua constrição. O termo formal utilizado para se referir a cintura é pecíolo.

Assim, as formigas têm, de maneira geral, seu corpo dividido em três segmentos:

  • A cabeça;
  • O mesossoma, que corresponde ao tórax ou parte média do corpo;
  • E o metassoma, que é o abdômen ou parte posterior; essas partes também são conhecidas como tagmas.

As patas das formigas se unem ao mesossoma ou tórax, e no caso das formigas com asas, que correspondem aos indivíduos reprodutores, como as rainhas e os machos, essas estruturas para o voo também estão inseridas no mesossoma.

As formigas são artrópodes, os quais as patas são apêndices articulados que geralmente são usados para caminhar. As formigas possuem seis patas, de modo que são denominadas como hexápodes, e cada par desses apêndices está ligado a cada um dos três segmentos do tórax.

Se você quer conhecer mais características das formigas, deixamos a seguir um post com os "Tipos de formigas: características e fotografias".

Como são as patas das formigas?

Você viu quantas patas a formiga tem: seis no total. As patas das formigas, assim como em geral nos animais artrópodes, são formadas por várias estruturas, que em ordem da porção proximal ou próxima do corpo são:

  • Coxa: é a parte mais próxima ao corpo, de modo que une a perna da formiga com o tórax da mesma.
  • Trocânter: corresponde com a articulação que une o fêmur com a coxa.
  • Fêmur: geralmente é a parte mais robusta da perna.
  • Tíbia: é um pouco mais fina que o fêmur, mas também um pouco mais longa. Em alguns casos, ela possui estruturas chamadas de esporões, que podem ter a forma de um pente, conhecidos como pectinados ou de espinho, também chamados de esporões simples.
  • Tarso: é, de certa forma, a parte mais complexa das pernas das formigas e, em geral, dos artrópodes. Ele é subdividido em várias partes, conhecidas como tarsômeros. O mais próximo do corpo é o mais longo, enquanto o distal, ou o último, é provido de garras.

Você pode estar se perguntando, todas as formigas possuem a mesma quantidade de patas? Quantas patas tem uma formiga vermelha? Ou, quantas patas tem uma formiga preta? A respeito disso, informamos que todas as formigas têm seis pernas, essa é uma das características que define o grupo dos insetos, de modo que não existem espécies que tenham mais ou menos desses apêndices.

Quantas patas tem a formiga? - Como são as patas das formigas?

Curiosidades sobre as patas das formigas

A seguir, vamos conhecer algumas curiosidades sobre as patas das formigas:

  • Elas não têm músculos verdadeiros, mas são muito resistentes.
  • As pernas das formigas são de tipo unirramo, ou seja, uma série de segmentos unidos em um único ramo sem ramificações.
  • A forma dos esporões e das garras é útil para a classificação das formigas.
  • As patas das formigas são especializadas para caminhar e escalar, o que permite com que elas subam em praticamente qualquer superfície.
  • As larvas das formigas não têm patas, na verdade, nesse estágio elas se movem pouco.
  • Uma das formigas com as maiores patasque encontramos é a formiga-touro-vermelha (Myrmecia gulosa), uma das maiores espécies do mundo, que é nativa da Austrália.
  • Se uma formiga perder uma ou duas pernas, ela ainda pode conseguir se deslocar adequadamente.

Como as formigas caminham?

Além das curiosidades anteriores, a seguir, vamos explicar a forma como as formigas caminham. Já sabemos que, com exceção das rainhas e dos machos, que possuem asas e podem, além de caminhar, voar, o resto das formigas possui somente a locomoção terrestre. Para se deslocarem, as formigas têm um andar muito estável e, para se moverem, o fazem formando um tripé ou triângulo.

A pata do meio de um lado e as patas dianteira e traseira do outro ficam no solo, enquanto as outras se elevam e movem o animal para frente. Em seguida, elas se alternam entre as que estão no chão e as que se elevam, permitindo o movimento.

Esse tipo de locomoção usado pelas formigas, lhes oferece muitas vantagens, permitindo que se desloquem em alta velocidade e tenham flexibilidade nos movimentos; se desejarem, podem andar lentamente, fazer curvas ou escalar várias superfícies. Todos esses movimento podem ser identificados quando observamos com atenção uma formiga.

Agora que você já sabe quantas patas tem a formiga, aqui estão outras "Curiosidades sobre as formigas" que podem ser muito interessantes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas patas tem a formiga?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Hickman, C.; Roberts, L.; Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
  • Roof, J. (2001). Formicidae. Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Formicidae/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quantas patas tem a formiga?