Curiosidades do mundo animal

Elefantes podem pular?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 27 fevereiro 2024
Elefantes podem pular?

Os elefantes são incríveis, sendo os maiores animais terrestres existentes. Embora sua classificação tenha variado entre os cientistas, atualmente reconhecemos três espécies vivas: o elefante-asiático (Elephas maximus), com três subespécies; o elefante-da-savana (Loxodonta africana); e o elefante-da-floresta (Loxodonta cyclotis).

Esses animais são cheios de curiosidades, como sua memória, sua estrutura social complexa, suas formas de comunicação ou sua percepção através de suas patas, entre outras. Devido ao seu tamanho, você provavelmente se perguntou se os elefantes podem pular ou não, e a resposta é... não. Quer saber por quê? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra todos os detalhes.

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre o elefante

Índice

  1. Elefantes pulam?
  2. Por que os elefantes não podem pular?
  3. Elefantes têm joelhos?

Elefantes pulam?

Os elefantes são animais de quatro patas que, para se locomoverem, alternam duas no chão e levantam as outras duas, permitindo-lhes caminhar para frente ou para trás. No entanto, outros animais, como felinos e caninos, podem passar rapidamente de caminhar para correr, mobilizando ao mesmo tempo as duas patas dianteiras e traseiras de forma rítmica. No entanto, os elefantes não se movem dessa maneira.

Por um lado, esses mamíferos enormes não podem mover simultaneamente as patas dianteiras e traseiras, como fazem outros animais, mas o fazem lateralmente, isto é, um lado de cada vez e depois o outro. Por outro lado, quando vemos um elefante se mover rapidamente, não se encaixa completamente na definição de correr, mas sim realiza uma espécie de trote acelerado. Nesse sentido, um estudo[1] determinou que os elefantes têm uma maneira única de se deslocar, trotando com as patas dianteiras, enquanto com as traseiras fazem caminhadas em alta velocidade.

Os elefantes também diferem de muitos outros animais porque não podem pular. Eles podem se movimentar rapidamente, mas não dão pulos porque são fisicamente impedidos de fazê-lo. Assim, as imagens de muitos quadrinhos onde os elefantes pulam não são baseadas na realidade.

Elefantes podem pular? - Elefantes pulam?

Por que os elefantes não podem pular?

Sendo os maiores animais terrestres existentes atualmente, os elefantes podem pesar várias toneladas. Seu enorme tamanho é uma primeira razão para não conseguirem pular, pois é praticamente impossível que, por si só, possam dar pulos com essa massa corporal. No entanto, isso não é o único motivo.

Por muito tempo, as extremidades dos elefantes foram descritas como estruturas rígidas, com músculos relativamente fracos em comparação com o peso que carregam, além de tornozelos com baixa flexibilidade e pouca força. Essas foram as razões que explicaram por um longo tempo o porquê dos elefantes não poderem pular. No entanto, um estudo[2] revelou que as patas dos elefantes, apesar de serem um tanto maleáveis, têm características de elasticidade, não sendo tão rígidas quanto se considerava, e com uma forma mais elástica do que em forma de coluna. Assim, as patas podem se dobrar e ter algum rebote, o que é necessário para amortecer o grande peso que precisam suportar. No entanto, essas novas características descritas não são suficientes para permitir que os elefantes possam saltar.

Diante disso, a incapacidade dos elefantes de saltar se explica principalmente pela relação desproporcional entre peso, estrutura e força de suas patas, que não conseguem realizar a ação de se descolar completamente do solo.

Elefantes têm joelhos?

Sim, os elefantes têm joelhos, sendo essas articulações não apenas presentes, mas também necessárias para a união de ossos, cartilagens e músculos, assim como para a mobilidade e para que o animal possa dobrar as patas.

As patas dos elefantes são únicas, pois são as extremidades que suportam o maior peso de todos os animais terrestres existentes hoje. Nesse sentido, a articulação do joelho dos elefantes desempenha uma função extremamente importante no suporte de peso, assim como na locomoção. No entanto, os joelhos dos elefantes adultos geralmente são afetados por doenças como a artrose.

Entre as características das extremidades dos elefantes, podemos mencionar que os joelhos têm uma disposição de repouso estendida. Além disso, a articulação do fêmur e da tíbia tem congruência com os ossos, e os meniscos são bastante estreitos e finos.

Os elefantes podem estender e flexionar seus joelhos com um alcance de movimento de cerca de 142º. No entanto, o ângulo formado entre o fêmur e a tíbia, que é quase de 180º, é diferente da maioria dos mamíferos, onde é de uma postura semi-inclinada. Curiosamente, a postura de joelho "estendida" que os elefantes têm se assemelha mais à postura bípede dos humanos. Dessa forma, a articulação peculiar do joelho dos elefantes guarda uma relação estreita com o peso e o tipo de locomoção desses enormes e pesados quadrúpedes.

Finalmente, queremos informar que, na maioria dos animais que se deslocam de quatro patas, as extremidades traseiras são usadas para impulso e aumento de velocidade, enquanto as dianteiras têm a função de freio. No entanto, nos elefantes, tudo indica que isso ocorre de maneira diferente, pois cada pata age de maneira independente tanto para acelerar quanto para frear, sendo esse mecanismo comparado a veículos 4x4.

Agora que você sabe por que os elefantes não podem pular, não deixe de aprender e consultar estes outros artigos:

Elefantes podem pular? - Elefantes têm joelhos?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Elefantes podem pular?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Genin, J. J., Willems, P. A., Cavagna, G. A., Lair, R., & Heglund, N. C. (2010). Biomechanics of locomotion in Asian elephants. Journal of Experimental Biology, 213(5), 694-706.
  2. Royal Veterinary College. (1998). Biomechanical Research Revealing Elephants Move Like 4x4 Vehicles.
Bibliografia
  • Ren, L., Miller, C. E., Lair, R., & Hutchinson, J. R. (2010). Integration of biomechanical compliance, leverage, and power in elephant limbs. Proceedings of the National Academy of Sciences, 107(15), 7078-7082.
  • Weissengruber, G. E., Fuss, F. K., Egger, G., Stanek, G., Hittmair, K. M., & Forstenpointner, G. (2006). The elephant knee joint: morphological and biomechanical considerations. Journal of Anatomy, 208(1), 59-72.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Elefantes podem pular?