Curiosidades do mundo animal

Pinguins têm penas?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 2 agosto 2024
Pinguins têm penas?
Pinguins

Ver fichas de  Pinguins

Os pinguins são um grupo de aves fascinantes, distribuídas principalmente no hemisfério sul. Eles se destacam por sua aparência peculiar, a forma característica de caminhar quando saem da água, por não poderem voar, mas serem excelentes nadadores. Várias espécies de pinguins habitam em águas bastante frias, necessitando de adaptações para viver nesse tipo de ambiente.

À primeira vista, a aparência dessas aves pode nos confundir sobre do que são cobertas e, por isso, apresentamos este artigo do PeritoAnimal sobre se os pinguins têm penas ou não.

Também lhe pode interessar: Pinguim tem joelho?
Índice
  1. Os pinguins têm penas ou pelos?
  2. Por que os pinguins têm penas?
  3. Como são as penas dos pinguins?
  4. Qual a função das penas dos pinguins?

Os pinguins têm penas ou pelos?

Os pinguins são aves e, como todas as aves, ao contrário dos animais mamíferos, estão cobertos de penas. A presença de penas nos pinguins é uma característica que lhes permite viver em climas extremos, onde precisam estar dentro da água e depois em terra. Existem mamíferos que também podem ter esses mesmos hábitos e seu pelo funciona perfeitamente para eles. No entanto, as penas também podem oferecer as mesmas vantagens, embora sejam diferentes.

Embora todas as aves apresentem penas, elas não são iguais em todas as espécies. As penas das aves voadoras ou daquelas com hábitos principalmente terrestres são diferentes em estrutura e função das penas dos pinguins, que são adequadas para o estilo de vida marinho que levam.

Os pinguins, ao viverem em ecossistemas com condições extremas, precisam de adaptações que lhes permitam se desenvolver adequadamente e, nesse sentido, as penas desempenham um papel fundamental, pois oferecem uma série de benefícios a essas aves, que veremos com mais detalhes nas próximas linhas.

Pinguins têm penas? - Os pinguins têm penas ou pelos?

Por que os pinguins têm penas?

A primeira razão pela qual os pinguins têm penas é porque eles são um tipo de ave, e esses animais se caracterizam pela presença de penas. Agora, podemos nos questionar de forma mais geral por que as aves têm penas. A esse respeito, surgiram diferentes propostas científicas para responder a essa pergunta, mas, como é usual, elas têm sido cheias de controvérsias e pontos de vista divergentes.

No entanto, atualmente se sabe que as penas são uma característica das aves, mas também estiveram presentes em alguns tipos de dinossauros, tanto nos antecessores das aves propriamente ditas quanto em outros.

Por um tempo, pensava-se que a presença de penas estava estreitamente relacionada à capacidade de voo, mas as evidências não foram conclusivas a esse respeito, portanto, o voo não era a principal razão para o surgimento das penas. Dessa forma, as pesquisas também associaram a evolução das penas como uma adaptação a certas condições ambientais, de modo que provavelmente a termorregulação e a impermeabilização desempenharam um papel mais decisivo nesse sentido, além de alguns processos metabólicos nesses animais.

Aqui você encontra mais detalhes sobre "Onde vivem os pinguins?".

Como são as penas dos pinguins?

Atualmente, as penas são uma característica exclusiva das aves, uma vez que outros tipos de animais que as possuíam estão extintos. No caso dos pinguins, especialmente quando estão molhados, pode parecer que não têm penas, mas sim pelos, porém existem diferenças significativas entre essas estruturas.

As penas são compostas por uma proteína chamada queratina, a mesma encontrada nas unhas e no cabelo. No entanto, as penas, particularmente as dos pinguins, são estruturas únicas devido à função que desempenham.

As penas dos pinguins são curtas, rígidas e se sobrepõem umas às outras sobre o corpo desses animais. Nas aves voadoras, por exemplo, as penas são organizadas de forma diferente e, em alguns casos, ajudam a refrescar a ave em ambientes muito quentes. Nos pinguins, ao contrário, suas penas são projetadas para formar uma camada densa e uniforme, proporcionando isolamento térmico e proteção contra a água, muitas vezes gelada.

Cada pena é composta por uma estrutura central chamada raquis, a partir da qual emergem filamentos muito finos que se engancham uns aos outros, criando uma barreira impermeável nos pinguins. Essa é a maneira pela qual essas aves marinhas conseguem permanecer secas e manter sua temperatura corporal, mesmo passando longos períodos dentro d'água.

Um aspecto comum entre as aves é sua capacidade de realizar a muda de penas, e os pinguins não são exceção. Através da muda regular, essas aves renovam suas penas de forma eficiente, mantendo assim seu isolamento e impermeabilidade.

Qual a função das penas dos pinguins?

Como mencionado, os pinguins geralmente vivem em condições ambientais com águas geladas, e por isso a sua plumagem desempenha um papel fundamental para lidar com essas condições.

Vamos detalhar mais quais são as funções das penas dos pinguins:

  • Isolamento térmico: Os pinguins necessitam de isolamento térmico para manter sua temperatura corporal, especialmente aqueles que habitam em águas geladas, onde mergulham constantemente em busca de alimento. Assim, suas penas se agrupam de maneira densa e criam uma camada isolante que minimiza a perda de calor.
  • Impermeabilidade: A disposição das penas dos pinguins cria um sistema altamente impermeável, impedindo que a água penetre até a pele. Isso é crucial para que possam permanecer por longos períodos na água gelada, sem perder calor, e também para nadar com agilidade.
  • Camuflagem: embora haja variação entre as espécies de pinguins a maioria segue um padrão geral de coloração: penas dorsais ou superiores negras e penas ventrais ou inferiores brancas. Essa coloração proporciona uma camuflagem eficaz: vista de cima, o pinguim se confunde com a escuridão do mar, e vista de baixo, seu ventre branco se mistura com a luminosidade solar, oferecendo proteção contra predadores
  • Hidrodinâmica: Os pinguins são excelentes nadadores, e suas penas contribuem significativamente para isso. A estrutura das penas cria uma superfície lisa e uniforme que reduz a resistência à água, facilitando o movimento debaixo d'água. Isso é uma vantagem crucial para caçar peixes, sua principal fonte de alimento, e escapar de predadores.
  • Exibição: Embora em outras espécies de aves este aspecto seja mais proeminente, uma plumagem saudável é uma forma que os pinguins têm de indicar sua saúde durante o cortejo para reprodução.

Agora que você sabe que os pinguins têm penas porque são pássaros, você pode estar interessado em aprender sobre outras "Curiosidades sobre pinguins".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pinguins têm penas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Thomas, D. y Fordyce, E. (2007). Disponible en: The heterothermic loophole exploited by penguins
  • Thomas, D. (2011). Biological Plasticity in Penguin Heat-Retention Structures. Disponible en: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ar.21538
  • Walter J. (2000). Explanatory History of the Origin of Feathers, American Zoologist, Volume 40, Issue 4, Pages 478–485. Disponible en: https://doi.org/10.1093/icb/40.4.478
  • Williams, C., Hagelin, J. y Kooyman, G. (2015). Hidden keys to survival: the type, density, pattern and functional role of emperor penguin body feathers. Disponible en: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rspb.2015.2033
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pinguins têm penas?