Pinguim tem joelho?
Ver fichas de Pinguins
Os pinguins são um grupo de aves distintivas, pois ao contrário da maioria deste tipo de animais, são incapazes de voar. No entanto, são dotados de muitas outras características que os tornam peculiares. Por exemplo, são nadadores experientes, habilidade que utilizam para caçar suas presas com muita agilidade ou escapar de seus predadores. Algumas espécies vivem na Antártida e estão adaptadas para tolerar essas condições frias, enquanto o resto se desenvolve em águas frias, mas não necessariamente em ambientes gelados.
Certamente você já percebeu que os pinguins têm uma anatomia particular. De fato, caminham de forma não convencional, com um balanço para cada lado enquanto se deslocam. Por isso, é provável que você já tenha se perguntado se pinguim tem joelho ou não, e neste artigo do PeritoAnimal falamos sobre isso.
Os pinguins têm joelhos ou não?
A anatomia óssea das aves é algo diferente da de outros vertebrados, embora alguns aspectos sejam comuns. Tanto as aves em geral quanto os pinguins em particular têm joelhos, mas não estão localizados onde esperamos ou onde acreditamos ver essa estrutura em outros animais ósseos.
O joelho é uma articulação que nos pinguins não é visível. O que parece ser o joelho e parece dobrar para trás é na verdade o tornozelo, que é uma articulação localizada mais acima nestas aves. Quanto à articulação dos joelhos dos pinguins, elas estão muito mais acima e não são visíveis porque estão cobertas pela plumagem do animal. Assim como os fêmures de cada perna são relativamente curtos, os joelhos dobram-se em direção ao corpo, ficando próximos das asas. Imagine que você veste uma camisa muito comprida que cobre seus joelhos e, além disso, é um pouco justa, deixando visíveis apenas seus tornozelos. Isso é algo semelhante ao que acontece nos pinguins.
Nas aves, ocorrem fusões de alguns ossos e outras modificações que ocorreram como adaptações do grupo. Por exemplo, são animais digitígrados, então ao caminhar, o fazem com os dedos dos pés no chão, enquanto o resto do pé fica elevado ou estendido para cima. Por outro lado, o que parece ser os joelhos dobrando-se para trás na verdade são os tornozelos.
Como são os joelhos dos pinguins?
Os pinguins possuem diversas modificações que os dotam de adaptações para serem aves mergulhadoras e também influenciam em sua capacidade de se deslocar em terra com menos agilidade do que outras aves. Naturalmente, o suporte do corpo no solo é feito sobre os dedos, algo que para nós seria desconfortável se o fizéssemos por muito tempo. Além disso, seus joelhos estão muito mais acima do que parece, são cobertos por pele e penas, e na verdade as pernas dos pinguins são curtas e se posicionam para trás do corpo.
Essa disposição anatômica dos pinguins faz com que caminhem de maneira peculiar, mas ao mesmo tempo lhes permite manter-se bastante eretos quando se deslocam. Quanto à aparência dos joelhos dos pinguins, destacam-se as seguintes características:
- Não estão visíveis como em outros animais.
- Localizam-se muito perto do que corresponde ao quadril e se associam ao fêmur, à tíbia e à fíbula, embora sua posição seja particular.
Os ossos e articulações dos pinguins têm uma constituição similar à de outros vertebrados. Embora as aves voadoras tenham ossos mais leves para poderem voar, os pinguins, por não necessitarem dessa variação por não voarem, possuem ossos mais densos, que são mais sólidos e pesados, o que é necessário para poderem se submergir na água com mais facilidade.
Funções dos joelhos dos pinguins
Os joelhos dos pinguins têm uma função semelhante àquela dessas estruturas em outros animais:
- Permite a união de ossos e músculos desta área do corpo.
- Fornece estabilidade e suporte ao corpo, sendo importante para o deslocamento desta ave, além da mobilidade da perna ao caminhar.
Esta localização dos joelhos é uma adaptação que favorece a natação, já que o pinguim precisa se locomover como um submarino em propulsão. Portanto, os joelhos com esta posição minimizam a resistência debaixo d'água, o que torna o pinguim muito rápido quando está submerso. Agora, as patas palmadas também são uma modificação que facilita seus hábitos aquáticos, mas ao mesmo tempo o ajuda a caminhar em terra como um pato, embora não seja tão experiente e o vejamos um pouco desajeitado ao fazê-lo.
Problemas nos joelhos dos pinguins
Até o momento, não foram relatados estudos sobre problemas ou doenças nos joelhos dos pinguins. No entanto, todas as estruturas ósseas, cartilaginosas e musculares, como ossos, tendões e músculos, são suscetíveis ao desgaste, fraturas ou danos por acidentes ou impactos inadequados. Portanto, teremos que aguardar que os cientistas realizem estudos específicos sobre o tema para conhecer quais problemas podem afetar os joelhos dos pinguins.
Agora que você sabe que os pinguins têm joelhos, suas características e funções, não deixe de aprender sobre esses animais fantásticos e consultar estes outros artigos:
Se deseja ler mais artigos parecidos a Pinguim tem joelho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Aquae Fundación. (2022). ¿Por qué los pingüinos renunciaron a volar? Disponible en: https://www.fundacionaquae.org/wiki/por-que-los-pinguinos-renunciaron-a-volar/#:~:text=Los%20huesos%20de%20las%20alas,su%20definitiva%20forma%20de%20aleta
- Haidr, N. (2019). Anatomía y morfología funcional del esqueleto de pingüinos (Aves, Sphenisciformes) actuales, aplicaciones en los fósiles. Disponible en: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/82101
- Hickman, C.; Roberts, L.; Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.