Curiosidades do mundo animal

Reprodução em animais

 
Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. 1 setembro 2020
Reprodução em animais

Todos os seres vivos do planeta devem se reproduzir para perpetuar a espécie. Apesar disso, nem todos conseguem ou, não necessariamente todos os indivíduos de uma espécie se reproduzem. Por exemplo, animais que vivem em eusociedades recebem um papel dentro do grupo e apenas um ou alguns indivíduos se reproduzem. Os animais solitários, por sua vez, buscarão e lutarão por seu direito de reproduzir e perpetuar seus próprios genes.

Outro grande grupo de animais realiza outra estratégia reprodutiva, na qual não é necessária a presença do sexo oposto para se reproduzir. Vamos falar sobre todos eles neste artigo do PeritoAnimal. Quer saber mais sobre reprodução em animais? Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Reprodução assexuada em animais

Índice

  1. O que é a reprodução em animais?
  2. Tipos de reprodução animal
  3. Reprodução sexuada em animais
  4. Reprodução assexuada em animais
  5. Reprodução alternada em animais

O que é a reprodução em animais?

A reprodução em animais é um processo complexo de mudanças hormonais que causam transformações físicas e comportamentais nos indivíduos para atingir um único propósito: produzir descendentes.

Para isso, a primeira mudança que deve ocorrer é a maturação sexual dos animais. Este fato ocorre em um determinado momento da vida de cada indivíduo, dependendo de sua espécie. Tudo começa com o estabelecimento dos órgãos sexuais e a formação dos gametas, que é chamada de espermatogênese nos machos e ovogênese nas fêmeas. Após esse episódio, parte da vida dos animais é focada na busca por um parceiro para estabelecer um vínculo que os leve a se reproduzir.

Porém, há animais que, apesar de possuírem esses órgãos, em determinados momentos e sob condições específicas, não os utilizam. Isso é conhecido como reprodução assexuada em animais.

Reprodução em animais - O que é a reprodução em animais?

Tipos de reprodução animal

Na natureza existem vários tipos de reprodução em animais. Cada um deles tem características definidas que os tornam muito diferentes uns dos outros. Em termos gerais, podemos dizer que os tipos de reprodução animal são:

  • Reprodução sexuada em animais
  • Reprodução assexuada em animais
  • Reprodução alternante em animais

A seguir, vamos falar e dar exemplos de cada uma delas.

Reprodução sexuada em animais

A reprodução sexuada em animais é caracterizada por ter dois indivíduos envolvidos, uma fêmea e um macho. A fêmea produzirá óvulos formados por ovogênese em seus ovários. O macho, por sua vez, criará espermatozoides em seus testículos, que geralmente são caracterizados por serem pequenos e possuírem alta mobilidade. Esses espermatozoides têm a função de fertilizar o óvulo e formar um zigoto que, aos poucos, se desenvolverá para formar um indivíduo completo.

A fecundação pode ocorrer dentro ou fora do corpo da fêmea, sendo conhecida como fertilização interna ou externa, a depender da espécie.

Fecundação interna em animais

Durante a fertilização interna, os espermatozoides passam pelo sistema reprodutor feminino em busca do óvulo. A fêmea será então capaz de desenvolver a prole dentro dela, como ocorre com os animais vivíparos, ou em seu exterior. Se o desenvolvimento embrionário ocorrer fora do corpo feminino, estamos falando de animais ovíparos, que botam ovos.

Fecundação externa em animais

Ao contrário, os animais com fecundação externa liberam seus gametas no ambiente (geralmente aquático), tanto óvulos quanto espermatozoides, e a fecundação ocorre fora do corpo.

A característica mais importante desse tipo de reprodução é que os indivíduos resultantes carregam em seu genoma material genético de ambos os pais. Portanto, a reprodução sexuada aumenta a probabilidade de sobrevivência de uma espécie a longo prazo, graças à variabilidade genética que produz.

Reprodução em animais - Reprodução sexuada em animais

Reprodução assexuada em animais

A reprodução assexuada em animais é caracterizada pela ausência de outro indivíduo do sexo oposto. Portanto, a prole é idêntica ao indivíduo reprodutor.

Além disso, a reprodução assexuada não envolve necessariamente células germinativas, ou seja, óvulos e espermatozóides; na maioria dos casos, são células somáticas com capacidade de divisão. As células somáticas são as células normais do corpo.

Tipos de reprodução assexuada em animais

A seguir, veremos que existem vários tipos de reprodução assexuada em animais:

  • Gemulação ou gemação: é a reprodução assexuada típica das esponjas do mar. Um tipo específico de célula acumula partículas de alimento e, no final, se separa e cria um gene que dá origem a um novo indivíduo..
  • Brotamento: nas hidras, um tipo específico de cnidário, a reprodução assexuada ocorre por brotamento. Na superfície do animal, um determinado grupo de células começa a crescer, formando um novo indivíduo que pode se separar ou permanecer junto ao original.
  • Fragmentação: é um dos tipos de reprodução realizados por animais como estrelas do mar ou planárias. Seu corpo pode ser segmentado em várias partes, e cada uma delas dá origem a um novo indivíduo.
  • Partenogênese: nesse tipo de reprodução assexuada está envolvida uma célula germinativa, que é o óvulo. Este, mesmo que não fecundado, pode se desenvolver e criar um indivíduo feminino idêntico à mãe.
  • Ginogênese: este é um caso raro de reprodução assexuada, que só ocorre em certos anfíbios e peixes ósseos. O macho doa seu esperma, mas este é usado apenas como estímulo para o desenvolvimento do óvulo; ele não contribui de fato com seu material genético.

Animais com reprodução assexuada

Alguns dos animais com reprodução assexuada que podemos encontrar são os seguintes:

  • Hidra
  • Vespas
  • Estrelas do mar
  • Anêmonas do mar
  • Ouriços do mar
  • Pepinos do mar
  • Esponjas do mar
  • Amebas
  • Salamandras
Reprodução em animais - Reprodução assexuada em animais

Reprodução alternada em animais

Entre os animais, embora não seja muito comum, podemos encontrar também a reprodução alternada. Durante esta estratégia reprodutiva, a reprodução sexuada e assexuada são intercaladas, embora não necessariamente.

Este tipo de reprodução é muito comum no mundo vegetal. Nos animais é rara, mas pode ser observada em certas eusociedades, como formigas e abelhas, ou seja, em animais invertebrados. A estratégia de reprodução alternativa em animais dependerá de cada espécie.

Reprodução em animais - Reprodução alternada em animais

Se deseja ler mais artigos parecidos a Reprodução em animais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Cook, R. E. (1979). Asexual reproduction: a further consideration. The American Naturalist, 113(5), 769-772.
  • Sawada, H., Inoue, N., & Iwano, M. (2014). Sexual reproduction in animals and plants. Springer-Verlag GmbH.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Reprodução em animais