Como afugentar um gato de rua

Como afugentar um gato de rua

A presença de gatos de rua dentro de casa nem sempre é bem-vinda, principalmente se defecam, escavam ou destroem as plantas. Na verdade, pode se tratar de uma situação de risco se forem gatos selvagens, uma vez que não foram devidamente socializados e podem ser portadores de parasitas e doenças virais, fatores preocupantes para os tutores de animais.

Por isso, apesar de se considerar um animalista como nós, é possível que você se encontre em um dilema na hora de tentar saber como espantar gatos intrusos no seu jardim ou varanda. Existe algum tipo de repelente para gatos que seja eficaz? Como espantar gatos sem machucá-los? É possível aplicar algum método efetivo e duradouro para espantar gatos de rua? Ou ainda, pode ser que não seja um gato de rua, mas um gato doméstico que aproveita o seu jardim para fazer as necessidades. Em todos esses casos, com certeza você está se perguntando sobre o o que deve e pode fazer.

Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar como afugentar um gato de rua com alguns conselhos básicos e efetivos, com dicas de alguns remédios caseiros para utilizar e também te explicaremos como resolver o problema das fezes e urina. Continue lendo!

Como espantar gatos

Para saber como espantar gato de rua de forma definitiva, é primordial conhecer a causa que está provocando essa situação. Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que nem sempre é possível chegar a uma conclusão. Os gatos são animais muito ativos e, apesar de se moverem sempre dentro do mesmo território, ou seja, aquele que consideram próprio, podem chegar a percorrer vários quilômetros diariamente para caçar, cheirar e exercitar-se.

Talvez os felinos se aproximem da sua casa de forma espontânea ou para utilizar o jardim tentando encontrar um local disponível. Eles podem estar obtendo alimento do seu lixo porque passam fome, caçando na sua varanda porque existem vários pássaros ou até porque consideram a sua casa parte do território deles e, depois de defecar e urinar nesse local, voltam com frequência para assegurar que continua deles, empregando diferentes formas de marcar o território, como esfregar, urinar e arranhar.

Independente de ter encontrado ou não a causa desse fenômeno, continue lendo esse artigo pois vamos explicar alguns truques e conselhos gerais para que você saiba como espantar gato de rua.

Como espantar gatos definitivamente

Antes de mencionar alguns repelentes para gatos, você deve analisar alguns aspectos da casa e seguir certas pautas para assegurar que está atuando na causa do problema e não na presença em si do gato. Tenha em conta que esse ponto é muito importante se o seu objetivo é que os gatos de rua abandonem a sua casa definitivamente.

Como espantar gato do jardim:

  1. Evite que os gatos de rua comam do seu lixo fechando bem os sacos e colocando dentro do contêiner fechado;
  2. Espante ratos e ratazanas da sua casa com remédios caseiros para evitar que eles sirvam de alimento para os gatos de rua;
  3. Se você gosta de alimentar pássaros silvestres, aposte no uso de comedouros em locais altos para prevenir que sirvam de alimentos para os gatos que estão buscando comida;
  4. Explore seu jardim em busca de ninhos ou refúgios que possam estar sendo utilizado por eles para se protegerem;
  5. Faça uso de repelente para gatos caseiro para conseguir espantar os gatos sem machucá-los;
  6. Faça uma boa limpeza na sua casa utilizando produtos enzimáticos para eliminar feromônios;
  7. Se você vive na cidade, entre em contato com ONGs ou Associações que possam resgatar animais de rua;
  8. Se você vive em locais descentralizados, consulte a prefeitura para saber se existe algum encarregado que possa castrar e controlar a população dos gatos de rua.

No mercado, você vai encontrar também alguns produtos para espantar gatos de rua conhecidos como "repelente para gatos". De forma geral, são elaborados a base de fórmulas sintéticas tendo como objetivo ser desagradáveis aos felinos, podendo imitar o cheiro da urina de outros predadores. No entanto, esses produtos nem sempre tem resultados efetivos.

Uma boa opção é combinar esses 8 conselhos que te oferecemos com alguns produtos caseiros para afastar gatos. São alguns remédios caseiros que você mesmo pode fazer em casa, assim como o uso de repelente para gatos naturais que não sejam maléficos para os animais.

Lembre-se de comentar com os seus vizinhos e familiares para que eles sigam as mesmas pautas e evitem que os gatos voltem a se sentir atraídos por alguma casa perto.

7 repelentes para gatos caseiros

Se você está se perguntando como espantar gatos de rua de forma caseira, nessa seção você vai encontrar várias dicas que podem ser ser combinadas com os conselhos anteriores, sendo muito efetivos. Tratam-se de produtos caseiros para espantar gatos que você pode preparar sem gastar dinheiro.

Repelente para gatos com cítricos

O que espanta gato de rua? Um dos remédios caseiros para afastar os gatos do seu jardim e dos vasos de flores é o uso de cítricos. Você pode aproveitar as cascas de limões, limas, laranjas e tangerinas que sobrarem da sua comida e colocar em um vaso junto das plantas. Além de ser um excelente fertilizante natural, servirá também como repelente para gatos.

Você também pode cortar frutas cítricas pela metade e esfregá-las pela parede, vasos e outras regiões que os gatos frequentam, com o objetivo de que o cheiro fique impregnado mais tempo possível. Esse cheiro não aguentará muito tempo, por isso, você deve repetir quantas vezes forem necessárias.

Conheça também as plantas tóxicas para gatos nesse artigo do PeritoAnimal.

Repelente para gatos: plantas

Se você não considerar a opção de colocar as cascas e restos no seu jardim, pode optar por colocar plantas para espantar gatos no seu jardim, além de encher a sua casa de aromas agradáveis para os seus sentidos, para os gatos esses cheiros são repugnantes. Algumas plantas que ajudam na questão "como espantar gato do quintal?", são:

  • Lavanda;
  • Eucalipto;
  • Manjericão;
  • Gerânio;
  • Plectranthus caninus.

Repelente para gatos com pimenta

Uma solução mais drástica, e um tanto agressiva, que funciona como repelente para gatos é jogar pimenta em pó por lugares estratégicos do seu jardim. Com ela, o que você vai conseguir é provocar irritação no nariz do gato quando ele cheirá-la, que terá como resultado uma série de espirros incômodos para ele. Assim, depois de alguns episódios iguais, o felino irá associar esse lugar como um ambiente incômodo e, por isso, deixará de visitar.

Repelente para gatos com café

Como os cítricos e algumas plantas mencionadas, o café costuma ser um aroma incômodo para os gatos, precisamente pela intensidade. Assim como no caso dos cítricos, você pode espalhar grãos de café pelos vasos e em diferentes áreas do seu jardim que, além de tudo, vai servir como fertilizante natural para as plantas. Esse é um excelente repelente para gatos caseiro.

Repelente para gatos com vinagre

Outro remédio caseiro que pode te ajudar a afastar os gatos do seu jardim é o uso do vinagre branco pois é muito desagradável para eles. Você pode colocar uma mistura de vinagre e água em um borrifador e aplicar sob as áreas que o felino frequenta, borrifando com grande intensidade para impregnar bem o aroma e assim, atuar como um potente repelente.

Repelente para gatos: cercas no jardim

Para você quer quer saber como espantar gatos, outra ideia é colocar alguns elementos arquitetônicos que façam com que os gatos não entrem como, por exemplo, uma cerca ao redor da sua casa ou uma barreira. Para ser ainda mais eficaz, faça uma cerca com inclinação para fora, dificultando ainda mais que os gatos consigam escalar.

O que mais posso fazer para espantar gatos?

Pode acontecer que nem todos os remédios caseiros para espantar gatos que apresentamos sejam eficazes com todos os gatos que vagueiam por sua casa. Cada felino é diferente e cada um tem sua própria personalidade e forma de lidar com a adversidade.

Além disso, embora existam cheiros que os gatos odeiam em geral, nem todos são repelentes naturais para os gatos ou atuam da mesma maneira. O que podemos te assegurar é que com a combinação certa de elementos você pode conseguir, sem prejudicar o felino, que o acesso e a permanência em seu território se torne um desafio de obstáculos para ele e, portanto, ele procurará um lugar menos hostil para seus interesses.

O que fazer para impedir que gatos façam cocô no quintal?

Se o que mais te incomoda na presença de gatos de rua em sua casa são as fezes e o mau cheiro da urina que eles fazem aí para marcar o território deles, aqui damos algumas dicas de como evitar que os gatos façam cocô em seu jardim ou quintal:

  1. Consiga uma pá de jardinagem.
  2. Sempre que você vir a urina ou fezes, remova-a, incluindo a terra ao seu redor (para sair o cheiro).
  3. Em seguida, pulverize a área com vinagre ou qualquer outra substância que atue como um repelente caseiro para gatos.
  4. Limpe vasos de plantas, paredes e pisos com urina com produtos enzimáticos.
  5. Evite o uso de amônia ou alvejante.

Seguindo estas dicas, você não só eliminará o mau cheiro, mas também removerá completamente as feromonas que o felino possa ter deixado em sua casa, o que o impedirá de reconhecer a área como própria e impedirá que outros felinos venham a marcar, eliminando assim a presença de gatos de rua.

Lembre-se também que existem algumas doenças que podem ser transmitidas pelos gatos de rua através das fezes, portanto, removê-las deve ser sua prioridade. Além disso, não se esqueça que as fezes dos carnívoros não servem como fertilizante para as plantas, portanto, mantê-las em casa nunca é uma boa ideia.

Agora, vamos apresentar algumas das "dicas para espantar gatos" que você NÃO deve usar. Explicaremos também por que o seu uso não é indicado:

  1. Veneno para gatos: não recomendamos o uso de venenos para gatos porque nós, do PeritoAnimal, acreditamos que nunca devemos fazer mal a nenhum bicho. Além disso, o uso de venenos pode ser muito perigoso em lares onde há crianças e outros animais de estimação, pois eles poderiam ingeri-los por acidente. Além disso, se você tiver um pomar ou árvores frutíferas, o gato poderia transportar essas substâncias e você poderia ingeri-las involuntariamente.
  2. Uso de repelentes tóxicos: os problemas associados a este tipo de repelente para gatos são os mesmos acima, e você também estará prejudicando a flora e a fauna de seu jardim.
  3. Assustar um gato: o mais provável é que, quando você assusta um gato, ele fuja em pânico. Entretanto, pode não saber onde se esconder ou sair e o conflito pode terminar em um ataque. Se você nunca viu um gato agressivo antes, é melhor não experimentar estas técnicas, pois elas podem ser um tiro pela culatra e causar sérios ferimentos.
  4. Molhar um gato: Molhar um gato, seja no inverno ou no verão, é uma questão de crueldade. O banho causa uma queda significativa nas defesas do gato, o que pode levar a uma saúde precária.

É melhor usar técnicas suaves que mostrem como espantar os gatos sem machucá-los ou prejudicá-los.

Agora que você já sabe como espantar gatos de rua, não perca o vídeo a seguir em que mostramos como evitar que o gato suba nos móveis:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como afugentar um gato de rua, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Conselhos
  • Lembramos que o Perito Animal é um site que promovo o bem-estar animal e somos contra qualquer tipo de mau-trato contra os animais. Se tiver dificuldade em espantar o gato, recorra a ajuda de um profissional (ONG de animais) para que possa recolher o animal sem o magoar.
Bibliografia
  • Kingborough. How to deter them from your garden. Disponível em: <https://www.kingborough.tas.gov.au/wp-content/uploads/2017/05/Nuisance-Cats-2.pdf>. Acesso em 2 de dezembro de 2021.