Coelho pode comer uva?

Coelho pode comer uva?

Há cada vez mais lares que têm entre seus membros um coelho como animal de estimação. Para uma convivência bem sucedida e para que nosso coelho desfrute de boa saúde, é importante que, antes de adotar um destes peludos, nos informemos sobre os cuidados veterinários e de alimentação que o coelho precisará para seu bem-estar.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos nos concentrar na alimentação e responder à seguinte pergunta: coelho pode comer uva? Continue lendo.

Coelho pode comer uva?

Sim, coelho pode comer uva. No entanto, assim como as demais frutas que coelho pode comer, é importante não oferecer em exagero nem frequentemente.

A uva é rica em ferro, cálcio, sódio, magnésio e vitaminas do complexo B e C. Mas, para os coelhos, representa uma fonte de carboidratos e, por isso, deve ser oferecida a ele de forma moderada.

É importante destacar que a uva deve ser bem lavada antes de ser dada ao coelho, até mesmo para evitar uma possível intoxicação devido ao uso de agrotóxicos.

A alimentação do coelho

A alimentação dos coelhos em seu ambiente natural seria constituída, basicamente, por plantas e capim. Eles são vegetarianos estritos e temos que levar isso em consideração ao pensar nos alimentos que vamos oferecer a ele, que deve ser baseado em feno e ervas frescas, como dente-de-leão ou trevo mas, ao mesmo tempo, a mais diversificada possível.

O feno para coelhos

Embora existam diferentes tipos de ração comercial para coelhos, não é aconselhável oferecê-las como seu único alimento, pois são uma fonte de problemas dentários e intestinais. Eles não devem compor mais de 20-30% da alimentação total e sua porcentagem de proteína deve ser inferior a 16%.

Por outro lado, o feno assegura um trânsito intestinal correto e também ajuda a desgastar os dentes, o que é essencial porque os dentes dos coelhos crescem ao longo de suas vidas. Basta ter cuidado com a alfafa porque ela contém uma grande quantidade de cálcio e um consumo excessivo e prolongado deste mineral está associado a algumas doenças, como calcificações ou insuficiência renal.

Frutas e legumes para coelhos

O feno deve estar sempre livremente disponível para o coelho. Se tiver sido seco ao sol, aproveitamos seu teor de vitamina D. Devemos também fornecer-lhes legumes e frutas, mas em quantidades menores e melhores a partir de seus três meses de vida. Antes disso ou se exagerarmos na quantidade oferecida, isso pode levar a problemas intestinais. Portanto, como já falamos, sim, coelho pode comer uva e outras frutas.

E se você quiser saber que mais frutas você pode dar a eles, aqui está outro artigo sobre frutas e legumes recomendados para coelhos.

Meu coelho não quer comer, o que fazer?

Uma alimentação inadequada pode fazer com que o coelho pare de comer, diminua sua atividade, podemos ver que ele está enfraquecido, seu abdômen está distendido, ele para de defecar ou faz menos fezes do que de costume e com uma consistência alterada.

Além disso, a falta de fibra é igualmente prejudicial e sua insuficiência é a causa da diminuição da motilidade intestinal, da retenção de alimentos ou, diretamente, da paralisia intestinal, que ameaça a vida. Por todas estas razões, se em 24 horas seu coelho não comer ou beber, é essencial que você vá ao veterinário o mais rápido possível.

Neste outro artigo explicamos por que um coelho urina em você.

Quanto um coelho come por dia

Seguindo as indicações dadas na seção anterior, é essencial escolher um bom feno e deixá-lo sempre ao alcance do coelho para que ele possa se alimentar no seu próprio ritmo. Por outro lado, é importante ressaltar que ele deve ser mudado diariamente para estar sempre fresco.

É melhor usar um recipiente projetado para colocar este alimento, também conhecido como "caixote porta feno", já que o feno que cai no chão será pisoteado e ficará sujo ao invés de ser comido, portanto, terá que ser jogado fora. Para que o coelho possa pegá-lo bem da caixa porta feno, os fios devem ter comprimento suficiente.

Também podemos acrescentar verduras frescas como brócolis, repolho, acelga ou espinafre, que são uma boa fonte de cálcio. Também é possível dar-lhes cenouras e frutas, pois os coelhos podem comer uvas, maçãs, pêras, melão, melancia ou abacaxi.

Se quisermos lhe dar ração, é claro que ela deve ser formulada especificamente para coelhos, mas não é aconselhável oferecer-lhe grandes quantidades. Em média é suficiente oferecer a ele uma colher de sopa por kg de peso por dia.

É melhor oferecer ração em pellets, já que quanado damos as misturas usuais o coelho seleciona e come somente os alimentos a seu gosto, de modo que a alimentação não fique equilibrada. Finalmente, não podemos esquecer de deixar sempre à sua disposição água limpa e fresca. Para isso, deve ser trocada com frequência.

Neste outro artigo apresentamos os alimentos proibidos para coelhos que talvez possa te interessar.

Verduras e plantas que os coelhos podem comer

Além do feno, é recomendado oferecer aos coelhos vegetais fibrosos que adicionam vitaminas à alimentação que são perdidas durante o processamento do feno. Alguns deles, são:

  • Alfafa fresca.
  • Grama.
  • Folhas de árvores frutíferas.
  • Folhas de cenoura.
  • Folhas de amora.
  • Agrião
  • Rúcula
  • Endívia.
  • Salsa.
  • Espinafre.
  • Brócolis
  • Folhas de couve-flor
  • Aipo
  • Couve

Todas elas podem ser comidas diariamente e só precisam ser lavadas antes de serem oferecidas. Como já dissemos, os coelhos podem comer uvas verdes e pretas, assim como outras frutas, mas neste caso é necessário dar-lhes com moderação, mesmo que seja apenas como recompensa, ou seja, ocasionalmente, devido ao seu alto teor de açúcar. O mesmo se aplica a outros alimentos, como alface, tomate, pimentão e similares.

É claro, antes de oferecer um novo alimento ao seu coelho, certifique-se de que não seja uma planta tóxica para seu animal de estimação.

Coelho pode comer uva passa?

Enquanto as uvas podem ser oferecidas com moderação, isso não acontece com a uva passa. Ela contém uma quantidade maior de açúcar, o que a torna um alimento indesejável para esta espécie. Se muito ocasionalmente lhes dermos uma única unidade, nada lhes acontecerá, mas não podemos acrescentá-la à alimentação regularmente nem permitir que o coelho coma grandes quantidades. Lembremos que uma dieta desequilibrada é uma fonte de problemas de saúde e, portanto, nossa recomendação é que não, coelho não pode comer uva passa.

Agora que você já sabe que coelho pode comer uva, mas não a passa, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre cinco tipos de coelhos e suas características especiais:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coelho pode comer uva?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Chapel, José Miguel, Benedito, José Luis, Rodríguez, Ruth, Pereira, Víctor y Castillo, Cristina. Bases nutricionales del conejo de compañía. Revista Ateuves nº 70. pp. 12-17.
  • Gallego, Manuel. La alimentación del conejo. Revista Ateuves nº 8. pp.32-38.
  • Portilla, Ángel Luis. Prevención de problemas dentales y digestivos en conejos. Revista Ateuves nº 19. pp. 34-39.