Capstar para gatos - Para que serve, como usar, efeitos colaterais



Ver fichas de Gatos
A infestação por pulgas e as doenças resultantes desses parasitas sempre foram um grande problema para os tutores de gatos. As pulgas podem sobreviver no ambiente por vários anos, causando diversos tipos de doenças e um grande desconforto nos bichanos.
Os gatos pegam pulgas com grande facilidade, pois costumam perambular pela rua em locais com grande quantidade de parasitas, como gramados. Esses insetos se multiplicam rapidamente, podendo contaminar o ambiente onde o animal vive e causando uma verdadeira batalha para seu controle e eliminação.
Uma variedade de medicamentos estão disponíveis para combater esse bichinho tão pequeno e tão prejudicial aos animais, de forma rápida e eficiente. Um desses produtos é o Capstar, do fabricante Novartis. O produto pode ser utilizado em gatos com segurança, em associação a produtos que auxiliem no controle ambiental da pulga.
O Capstar possui fácil administração e pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos veterinários. Se você ainda não conhece esse produto, ou mesmo se já conhece e quer saber mais sobre ele, não perca este artigo do PeritoAnimal! Falaremos sobre o uso de Capstar para gatos, para que serve, sua dosagem e possíveis efeitos colaterais. Boa leitura!
Para que serve o Capstar para gatos?
O Capstar é um produto formulado à base de Nitenpiram, inseticida pertencente ao grupo das Nitroenaminas. Nitenpiram mata pulgas adultas com ampla vantagem de segurança e eficácia de 100% no controle desses parasitas. Seu efeito tem início rápido, sendo ideal para ser utilizado em combinação com reguladores de crescimento de insetos ou em circunstâncias onde seja requerido o controle imediato da infestação.
Após a administração oral do comprimido, o Nitenpiram é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal. As concentrações sanguíneas máximas são alcançadas entre 15 minutos e uma hora após a administração. As pulgas que se alimentam de sangue de animais tratados com Capstar apresentam uma taxa de mortalidade de 100% dos parasitas, caindo dos pelos do gato entre 15 e 30 minutos após a ingestão do comprimido.
Esse efeito rápido do Capstar é uma grande vantagem, principalmente para animais que estão com doenças causadas por pulgas (como a micoplasmose felina) e precisam ficar livres dos parasitas o mais breve possível para sua recuperação.

Capstar Gatos: como usar?
O capstar vem na apresentação de comprimidos. Deve ser administrado por via oral em dose única, sempre que o tutor achar pulgas no seu gato. Também pode ser utilizado como preventivo, para evitar infestações, principalmente em gatos que passeiam fora de casa. O comprimido pode ser utilizado antes ou depois da refeição.
Sempre é bom lembrar que o tratamento deverá ser acompanhado da limpeza do ambiente com produtos específicos para esses parasitas. A higienização de objetos, como camas, panos e brinquedos também deverá ser incluída no combate às pulgas. Sofás, tapetes e pisos com frestas podem dificultar o controle da infestação, devendo ser tratados também.
Algumas infestações são tão intensas que podem durar anos, mesmo com várias tentativas de eliminação e controle. Deixar o ambiente vazio por alguns dias (7 a 10 dias) também pode ajudar, pois as pulgas não terão como se alimentar se não houver animais ou pessoas por perto e consequentemente morrerão. Gatos podem pegar pulgas de cães e vice-versa. Por isso, caso você veja o parasita em algum de seus animais, o tratamento deverá incluir todos da residência.
Em alguns casos, quando a infestação não é tão intensa, podem ser encontradas apenas fezes de pulgas nos pelos dos animais, que se parecem com borra de café. As pulgas adultas pulam no animal, alimentam-se de sangue, defecam e depois voltam para o ambiente, onde colocarão seus ovos. Por isso, nem sempre achamos pulgas adultas nos animais, mas eles podem manifestar sintomas de alergia ou outros decorrentes desse inseto. E lembre-se sempre: prevenir é sempre mais barato do que tratar o problema!

Dose de Capstar para gatos
Para os gatos, a dose recomendada é de 1mg/kg. A bula indica um comprimido de 11,4 mg por animal, mas o ideal é que o animal seja pesado antes para administração da dose correta. O médico veterinário deverá indicar a dose adequada a ser utilizada de acordo com cada caso de infestação, assim como o tempo de uso do produto e o intervalo entre as administrações.
Algumas regiões do país podem exigir um regime de combate às pulgas de forma mais agressiva, dependendo do seu clima, quantidade de chuvas e calor. Lugares muito infestados podem exigir doses maiores ou períodos maiores de utilização do produto. Animais que enfrentarão lugares com possível infestação de pulgas, como viagens, exposições e hotéis e até mesmo banho e tosa, podem necessitar de uma administração diária por todo o período a que ficará exposto. Capstar Gatos também pode ser administrado em gatas gestantes e em amamentação com segurança.

Efeitos colaterais de Capstar para gatos
Apesar de ser considerado seguro para gatos, alguns animais podem apresentar agitação, respiração ofegante, vocalização, náusea, vômito, diminuição do apetite, salivação excessiva, incoordenação motora, febre, pupilas dilatadas, letargia e tremores. Para evitar essas reações, sempre consulte o médico veterinário para que seja utilizada a dose correta do medicamento.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Capstar para gatos - Para que serve, como usar, efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.
- Bula do Capstar. Disponível em http://www.biopetcamp.com.br/fotoproduto/11032017170912.pdf. Acesso em 16/01/2025.