Curiosidades do mundo animal

Tipos de gafanhotos

 
María Luz Thomann
Por María Luz Thomann, Bióloga e ornitóloga. 5 abril 2024
Tipos de gafanhotos

Ao redor do mundo, estima-se que existam cerca de 18.000 espécies de gafanhotos, incluindo o gafanhoto verde comum, o gafanhoto vermelho comum, o gafanhoto cilíndrico e o gafanhoto de campo, entre outros. Os gafanhotos são membros proeminentes dos insetos, ocupando um lugar dentro da ordem Orthoptera. Sua presença é tão ubíqua quanto diversa, povoando uma variedade de habitats, desde pradarias ondulantes até densas florestas tropicais e áreas desérticas. Esses insetos, com sua habilidade de salto e sua variada paleta de cores e formas, desempenham um papel vital nos ecossistemas que habitam. Desde os gafanhotos migratórios que transcendem continentes até os gafanhotos-joias com suas cores deslumbrantes, cada espécie revela uma história única de adaptação e sobrevivência em seu habitat particular.

Se você quiser descobrir quais tipos de gafanhotos existem, não perca este artigo do PeritoAnimal para descobrir tudo sobre eles. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Quantas pernas tem um gafanhoto?

Índice

  1. Gafanhotos verde comum (Tettigonia viridissima)
  2. Gafanhotos cilíndrico (Tropidopola cylindrica)
  3. Gafanhotos de campo (Chorthippus brunneus)
  4. Gafanhotos vermelho comum (Gomphocerippus rufus)
  5. Gafanhotos arco-íris ou chapulín arco-íris (Dactylotum bicolor)
  6. Cigarra da serra (Baetica ustulata)
  7. Cigarra de tenerife (Calliphona koenigi)
  8. Gafanhotos escudo (Cyrtaspis scutata)
  9. Gafanhotos cone (Pyrgomorpha conica)
  10. Gafanhotos narigudo (Truxalis nasuta)
  11. Outros tipos de gafanhotos
Ver mais >>

Gafanhotos verde comum (Tettigonia viridissima)

Tettigonia viridissima, comumente conhecido como gafanhoto de antenas longas ou simplesmente gafanhoto verde comum, é uma espécie pertencente à família Tettigoniidae. Este inseto é nativo da Europa e é amplamente distribuído em diversos habitats, desde florestas e prados até jardins e áreas próximas à água.

É uma espécie reconhecida por suas antenas extremamente longas, que podem ser mais longas que seu próprio corpo. Geralmente, os adultos desta espécie podem ter um comprimento corporal variando entre 2,5 e 4 centímetros. As fêmeas tendem a ser maiores que os machos. Sua coloração geral varia, mas geralmente é verde brilhante, proporcionando-lhes excelente capacidade de camuflagem em ambientes vegetativos. Suas asas são bem desenvolvidas e, quando em repouso, estendem-se além do abdômen.

É principalmente um animal herbívoro, alimentando-se de uma variedade de plantas, folhas e flores. Sua dieta também pode incluir pequenos insetos, tornando este gafanhoto um onívoro oportunista . Frequentemente, é encontrado em arbustos e árvores, onde se camufla entre as folhas.

Uma característica distintiva de Tettigonia viridissima é sua capacidade de produzir sons através da fricção das asas. Os machos são responsáveis por este canto, que é usado para atrair as fêmeas durante o cortejo e estabelecer território. Cada macho tem seu próprio "canto" único, facilitando a identificação individual.

As longas antenas de Tettigonia viridissima não apenas desempenham um papel importante na detecção de alimentos, mas também são cruciais na comunicação e no acasalamento. Após examinar o primeiro exemplo de tipos de gafanhotos gigantes e verdes, vamos ver o que mais encontramos.

Tipos de gafanhotos - Gafanhotos verde comum (Tettigonia viridissima)

Gafanhotos cilíndrico (Tropidopola cylindrica)

Tropidopola cylindrica é outro tipo de gafanhoto da família Acrididae, conhecido por seu corpo alongado e cilíndrico, semelhante a uma lâmina de grama. Habita áreas áridas e semiáridas da Europa, norte da África e Oriente Médio, preferindo dunas costeiras e salinas.

Sua coloração críptica, que varia entre marrom, verde e cinza, permite que se camufle perfeitamente com a areia e a vegetação, sendo quase invisível para os predadores. Além disso, seu corpo esbelto facilita o deslizamento entre as ervas e caules sem ser detectado.

T. cylindrica é uma espécie herbívora que se alimenta principalmente de gramíneas, juncos e outras plantas halófitas. É observado ativo durante o dia, principalmente nas horas mais quentes, quando busca alimento e abrigo. Os machos emitem um canto característico para atrair as fêmeas. Após o acasalamento, as fêmeas depositam seus ovos no solo, onde eclodirão na próxima temporada.

Tipos de gafanhotos - Gafanhotos cilíndrico (Tropidopola cylindrica)

Gafanhotos de campo (Chorthippus brunneus)

Chorthippus brunneus é uma espécie de gafanhoto pertencente à família Acrididae. Este tipo de gafanhoto é nativo da Europa e é comumente encontrado em uma variedade de habitats, desde prados e campos, até áreas de pastagem.

Ele tem uma coloração geral que varia de tons de marrom claro a mais escuros, proporcionando-lhe uma camuflagem eficaz em ambientes herbáceos. Seu tamanho é moderado, com adultos podendo alcançar um comprimento corporal de cerca de 1,5 a 2,5 centímetros. Assim como outros gafanhotos, ele tem antenas longas e patas adaptadas para o salto.

Assim como outros tipos de gafanhotos, sua alimentação é herbívora e ele consome principalmente vegetação herbácea, como ervas e gramíneas. Sua dieta pode variar dependendo da disponibilidade de alimentos em seu ambiente. Geralmente habita áreas abertas, onde pode encontrar uma variedade de plantas para se alimentar.

Assim como muitos outros gafanhotos, Chorthippus brunneus produz sons para comunicação durante o cortejo e para estabelecer território. Esses sons são gerados pela fricção das asas ou das patas contra o corpo, e cada macho pode ter um canto único.

Tipos de gafanhotos - Gafanhotos de campo (Chorthippus brunneus)

Gafanhotos vermelho comum (Gomphocerippus rufus)

Gomphocerippus rufus, conhecido comumente como o gafanhoto vermelho comum, é uma espécie de gafanhoto pertencente à família Acrididae. Este inseto é encontrado em diversas regiões da Europa, Ásia e norte da África, e é caracterizado por sua coloração avermelhada e esverdeada distintiva, proporcionando-lhe uma camuflagem eficaz em ambientes herbáceos.

É de tamanho médio, os adultos podem atingir de 1,4 a 2 centímetros de comprimento, sendo o macho um pouco maior que a fêmea. Sua coloração é vermelha ou pode variar entre marrom e verde avermelhado, e as asas são sua característica mais destacada. Assim como outros tipos de gafanhotos, ele tem antenas longas e patas traseiras adaptadas para o salto. Aqui respondemos a dúvida de "Quantas pernas tem um gafanhoto?".

Também é herbívoro e se alimenta de gramíneas, ervas e vegetais. Sua dieta pode variar dependendo da disponibilidade de alimentos em seu ambiente. Geralmente habita áreas de pastagens secas, zonas abertas e campos, onde pode encontrar abundância de vegetação para sua alimentação.

O ciclo de vida de Gomphocerippus rufus segue o padrão típico dos ortópteros. As fêmeas depositam ovos no solo, e as ninfas emergem dos ovos, passando por várias etapas de desenvolvimento antes de atingir a maturidade. A metamorfose é gradual e as mudas são parte integral do crescimento.

Assim como muitos outros gafanhotos, Gomphocerippus rufus utiliza sons para comunicação durante o cortejo e para estabelecer território.

Tipos de gafanhotos - Gafanhotos vermelho comum (Gomphocerippus rufus)

Gafanhotos arco-íris ou chapulín arco-íris (Dactylotum bicolor)

Também conhecido como gafanhoto arco-íris, é uma espécie de gafanhoto da família Acrididae. É distribuído nos Estados Unidos, Canadá e no norte do México. Suas cores chamativas, que lhe conferem o nome de "arco-íris", são um aviso para os predadores de seu sabor desagradável, isso é chamado de apossematismo.

Dactylotum bicolor cresce até um comprimento médio de aproximadamente 2 cm para os machos e 3,5 cm para as fêmeas. Sua coloração é principalmente negra, mas apresenta um padrão de marcas vermelhas e amareladas distintas, com tons de verde claro ao redor do corpo.

O gafanhoto arco-íris é encontrado em uma variedade de habitats, incluindo pradarias, pastagens e bordas de florestas. É uma espécie herbívora e sua dieta consiste principalmente em ervas e folhas. O gafanhoto arco-íris é uma parte importante do ecossistema. É uma fonte de alimento para aves, répteis e mamíferos. Também ajuda a controlar as populações de plantas.

Tipos de gafanhotos - Gafanhotos arco-íris ou chapulín arco-íris (Dactylotum bicolor)

Cigarra da serra (Baetica ustulata)

Trata-se de um gafanhoto endêmico da Península Ibérica, sendo um dos tipos de gafanhotos na Espanha, restrito à região da Sierra Nevada, entre Granada e Almería. É encontrado principalmente em altitudes entre 2.000 e 3.400 metros, habitando prados, pastagens e matagais alpinos. Os machos medem cerca de 1,8 cm, enquanto as fêmeas um pouco mais, chegando a medir até 2,6 cm.

Apesar de ser uma espécie relativamente comum, B. ustulata ainda guarda muitos segredos. Sua taxonomia ainda não está completamente clara, e há debate se é uma única espécie ou um complexo de várias. Além disso, pouco se sabe sobre seu comportamento, ecologia e ciclo de vida.

Os machos emitem um canto distinto para atrair as fêmeas. Esse canto, semelhante ao de um grilo, é produzido esfregando suas asas posteriores entre si. Assim como em outras espécies de gafanhotos, acredita-se que o canto desempenha um papel importante na seleção sexual e no reconhecimento de parceiros.

B. ustulata é um dos tipos de gafanhotos ameaçados de extinção devido à sua alta especificidade em relação ao seu habitat e à perda de habitat, fragmentação de populações e mudanças climáticas, somadas aos distúrbios causados pelo turismo e pistas de esqui em algumas áreas de sua distribuição. É categorizado como "EN" (Em Perigo, UICN) globalmente e como VU (Vulnerável) para a Espanha. A redução dos prados alpinos e o aumento das temperaturas colocam em risco a sobrevivência dessa espécie.

Trata-se de uma espécie fascinante de gafanhoto que ainda guarda muitos segredos a serem descobertos. São necessárias pesquisas para melhor compreender sua taxonomia, comportamento e ecologia. A proteção de seu habitat é fundamental para garantir a sobrevivência desta espécie única.

Tipos de gafanhotos - Cigarra da serra (Baetica ustulata)
Imagem: Flickr

Cigarra de tenerife (Calliphona koenigi)

Trata-se de uma espécie endêmica da ilha de Tenerife, no arquipélago canário, o que a torna mais um dos tipos de gafanhotos encontrados na Espanha. Este fascinante gafanhoto habita as florestas de louros e bosques termófilos do norte da ilha, em altitudes que variam de 200 a 1.100 metros. É de tamanho grande, podendo alcançar cerca de 6 cm de comprimento na fêmea, sendo maior que o macho.

Calliphona koenigi é uma espécie de gafanhoto famosa por seu canto forte e melodioso, produzido pelo atrito de suas asas dianteiras. Esse canto, frequentemente ouvido ao entardecer e durante a noite, é um elemento integral da paisagem sonora das florestas de Tenerife.

Infelizmente, a função exata do canto na ecologia da espécie ainda não é totalmente compreendida. Alguns acreditam que este tipo de canto serve para atrair parceiros, enquanto outros sugerem que poderia desempenhar um papel na defesa territorial.

Com um corpo que varia do verde ao marrom avermelhado, Calliphona koenigi se camufla habilmente com a folhagem circundante. Essa estratégia de camuflagem o protege de predadores, como aves e répteis, que espreitam na floresta.

Infelizmente, a destruição do habitat devido à expansão urbana e ao turismo, juntamente com incêndios florestais, levou a Calliphona koenigi a ser classificada como "NT" Quase Ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Esforços de conservação focados na proteção das florestas nativas e na prevenção de incêndios florestais são cruciais para garantir a sobrevivência desta fascinante espécie.

Agora que conhecemos mais um exemplo de gafanhotos verdes e grandes, vamos continuar descobrindo mais espécies.

Tipos de gafanhotos - Cigarra de tenerife (Calliphona koenigi)
Imagem: Observation ORG

Gafanhotos escudo (Cyrtaspis scutata)

Seu nome comum deriva do fato de ser uma espécie robusta e colorida que habita a Europa, principalmente na Itália, França, Países Baixos, entre outros. O nome deste tipo de gafanhoto grande vem da característica forma de escudo que protege seu corpo.

As tonalidades verdes e marrons com manchas negras permitem que se camufle perfeitamente com a vegetação da floresta, escondendo-se de seus predadores. Suas antenas curtas e robustas ajudam-no a navegar pela densa vegetação. É um caçador ativo que se alimenta principalmente de insetos, como borboletas, mariposas e outros gafanhotos. Suas mandíbulas poderosas permitem que capture suas presas com facilidade.

Os machos de Cyrtaspis scutata emitem um canto distinto para atrair as fêmeas. Esse canto é produzido esfregando suas asas posteriores entre si. As fêmeas depositam seus ovos no solo, onde eclodirão na próxima estação.

Assim como outros gafanhotos, esta espécie desempenha um papel importante no controle das populações de insetos na floresta. Sua voracidade ajuda a manter as pragas sob controle e a preservar o equilíbrio ecológico.

Tipos de gafanhotos - Gafanhotos escudo (Cyrtaspis scutata)

Gafanhotos cone (Pyrgomorpha conica)

O gafanhoto cone (Pyrgomorpha conica) é um tipo de gafanhoto que pertence à família Pyrgomorphidae. Ele está distribuído no oeste da Ásia, sul da Europa e na África, onde pode ser encontrado em uma variedade de habitats, desde pradarias e campos até áreas arbustivas e florestais.

Ele é caracterizado por sua forma distintiva em cone, com uma cabeça pronunciada e pontiaguda. Sua coloração pode variar, mas frequentemente apresenta padrões e cores brilhantes, entre verdes e marrons, tornando-os visivelmente chamativos. Eles têm um tamanho moderado, com as fêmeas geralmente sendo maiores que os machos (dimorfismo sexual) podendo atingir entre 1,5 cm a 3 cm, respectivamente.

Esses gafanhotos são herbívoros e se alimentam de uma variedade de plantas, ervas e vegetação. Podem ser ativos durante o dia e, em alguns casos, também durante a noite. O ciclo de vida típico dos gafanhotos envolve a postura de ovos no solo, a eclosão das ninfas e a metamorfose gradual até a fase adulta.

Tipos de gafanhotos - Gafanhotos cone (Pyrgomorpha conica)

Gafanhotos narigudo (Truxalis nasuta)

Esta espécie de gafanhoto pertence à família Acrididae. Caracterizado por sua aparência magra e alongada, distingue-se por um proeminente processo cefálico que lhe confere a aparência de um nariz longo. Sua coloração, que pode variar, geralmente inclui tons de verde ou marrom, proporcionando camuflagem em seu habitat natural. Assim, estamos diante de outro tipo de gafanhoto verde.

Esta espécie é comumente encontrada em áreas de pastagens, pradarias e campos abertos, onde pode se camuflar e se alimentar facilmente. É herbívoro, alimentando-se principalmente de plantas e gramíneas.

O ciclo de vida típico dos gafanhotos envolve a postura de ovos no solo, a eclosão de ninfas e a metamorfose gradual até a fase adulta. Em termos de importância ecológica, assim como outros tipos de gafanhotos, desempenham um papel-chave nas cadeias alimentares e são consumidos por predadores como aves, mamíferos e outros insetos.

Esta espécie é objeto de estudo em entomologia e ecologia, já que sua presença ou ausência em um ambiente pode indicar a qualidade do habitat e a saúde do ecossistema.

Tipos de gafanhotos - Gafanhotos narigudo (Truxalis nasuta)

Outros tipos de gafanhotos

Agora que já vimos os principais tipos de gafanhotos verdes, grandes e de outras características, é importante destacar que não existem gafanhotos venenosos, mas sim outros insetos semelhantes aos gafanhotos que são venenosos, como o gafanhoto de duas bandas.

  • Gafanhoto migratório (Locusta migratoria): é uma espécie que se destaca por sua capacidade de realizar migrações em massa. Esses gafanhotos migratórios são conhecidos por formar enxames devastadores que podem causar danos às colheitas. Encontrados em diversas regiões da Austrália, África, Ásia, Europa e chegando até a América Central, adaptando-se a diferentes ambientes.
  • Gafanhoto-joia (Phymateus saxosus): esses gafanhotos são conhecidos por suas cores brilhantes e sua aparência chamativa. Algumas espécies têm protuberâncias ou espinhos que os fazem parecer joias vivas. Encontrados em áreas arbustivas e florestas de Madagascar.
  • Gafanhoto norte-americano (Schistocerca americana): assim como o gafanhoto migratório, essa espécie pode afetar as colheitas quando há explosão de nascimentos. Encontrada em áreas de pastagens e campos agrícolas na América do Norte.
  • Gafanhoto colorido (Zonocerus elegans): destaca-se por suas cores brilhantes e seu padrão distintivo. Podem ser de tipos de gafanhotos verdes, amarelos e pretos. Encontrados em áreas tropicais e subtropicais da África.
  • Gafanhoto-pintado (Poecilocerus pictus): com um corpo longo e esguio, este gafanhoto tem cores brilhantes e padrões únicos em suas asas, como se estivessem pintados, daí seu nome comum. Encontrado em áreas tropicais, especialmente em regiões do Paquistão, Afeganistão e Índia.
Tipos de gafanhotos - Outros tipos de gafanhotos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de gafanhotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Ministerio para la transición ecológica y el reto demográfico. (MITECO). Disponible en: https://www.miteco.gob.es/content/dam/miteco/es/biodiversidad/temas/inventarios- nacionales/Baetica_ustulata_tcm30-198240.pdf
  • Hochkirch, A. (2016). Calliphona koenigi. Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2016: e.T16895612A74533095. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016- 3.RLTS.T16895612A74533095
  • Presa, J.J., García, M., Clemente, M., Barranco Vega, P., Correas, J., Ferreira, S., Hochkirch, A., Lemos, P., Odé, B. & Prunier, F. (2016). Baetica ustulata. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T2463A75337918. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T2463A75337918
  • Rentz, D. C. (1978). Orthoptera. Biogeography and Ecology of Southern Africa, 733-746.
  • Song, H., Mariño-Pérez, R., Woller, D. A., & Cigliano, M. M. (2018). Evolution, diversification, and biogeography of grasshoppers (Orthoptera: Acrididae). Insect Systematics and Diversity, 2(4), 3.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Flickr
Imagem: Observation ORG
1 de 12
Tipos de gafanhotos