PARTILHAR

Cachorro tem umbigo?

 
Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. 10 maio 2019
Cachorro tem umbigo?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Todas as pessoas têm um umbigo, embora a maior parte do tempo isso passe despercebido. No entanto, o umbigo nos lembra da união que existia entre o filho e a mãe antes do nascimento, por isso não é estranho se perguntar, cachorro tem umbigo? Essa dúvida pode gerar uma verdadeira controvérsia, uma vez que a anatomia dos nossos amigos peludos parece não trazer muitas respostas para o olho inexperiente.

Todos os animais têm umbigo? Os cachorros também? Se você já teve essa dúvida, não se preocupe. Nesse artigo do PeritoAnimal você vai descobrir se os cachorros têm umbigo. Você não pode perder!

Também lhe pode interessar: Cachorro tem pesadelo?

Todos os animais têm umbigo?

O cordão umbilical é um pequeno "tubo" orgânico, responsável por facilitar o transporte de oxigênio e de nutrientes para o feto durante o período de gestação. Após o nascimento, o cordão é removido, cortado ou cai com o passar dos dias, uma vez que não é mais necessário. O lugar onde o cordão estava ligado acaba deixando uma marca, que é o que conhecemos como "umbigo". Agora, certamente você reconhece isso como uma marca humana, mas será que outros animais também têm? A resposta é sim, mas não todos.

Quais são os animais que têm umbigo?

  • Mamíferos: os mamíferos são animais vertebrados que têm sangue quente e se alimentam de leite materno durante os primeiros dias de vida. São animais como as girafas, ursos, cangurus, ratos, cachorros e outros milhares.
  • Vivíparos: os animais vivíparos são os que nascem a partir de um embrião que se desenvolve dentro do útero materno após a fecundação. No útero, eles se alimentam dos nutrientes e do oxigênio que precisam enquanto os órgãos se formam. Embora muitos animais com umbigos sejam vivíparos, nem todos os animais vivíparos têm umbigos. Para isso, é necessário que cumpram com a condição abaixo.
  • Vivíparos placentários: todos os vivíparos placentários têm umbigo, ou seja, aqueles animais cujo embrião se desenvolve no útero da mãe enquanto são alimentados pela placenta através do cordão umbilical. Na maioria dos animais que são vivíparos placentários, a cicatriz após a queda do cordão umbilical é muito pequena, quase imperceptível. Além disso, alguns têm muitos pelos, o que dificulta a tarefa de encontrar essa marca.

Cachorro tem umbigo, mas onde fica?

A resposta é sim, cachorro tem umbigo. O umbigo dos cachorros está lá pela mesma razão já descrita, pois era o lugar onde os vasos sanguíneos da placenta se conectavam com o filhote antes do nascimento.

Após o parto, a mãe dos filhotes corta o cordão umbilical pouco a pouco, e geralmente o come. Depois disso, o resíduo seca no corpo dos recém-nascidos e então cai, em um processo que demora poucos dias. Nas semanas seguintes, a pele começa a cicatrizar até o ponto em que é difícil localizar onde estava o cordão.

Em alguns casos, pode acontecer da mãe cortar o cordão muito perto da pele e gerar uma ferida. Quando isso acontece, recomendamos que você vá ao veterinário imediatamente, pois é necessário determinar se a lesão vai se curar por conta própria ou se uma intervenção cirúrgica será necessária.

Cachorro tem umbigo? - Cachorro tem umbigo, mas onde fica?

Umbigo de cachorro: doenças relacionadas

Mesmo que você não acredite, existem alguns problemas de saúde relacionados ao umbigo de cachorro, sendo o mais frequente deles a hérnia umbilical em cães. Essa hérnia aparece durante os primeiros dias de vida e se manifesta na forma de um caroço duro na área da barriga. Às vezes, é recomendável esperar um período de aproximadamente seis meses para o corpo reduzi-la, mas após esse período você pode optar pela cirurgia ou pelo tratamento recomendado pelo veterinário.

A maioria das hérnias umbilicais não representa um problema que precisa ser tratado com urgência, mas também não devem ser negligenciadas. Em alguns casos, é possível eliminar a hérnia no momento em que a esterilização das fêmeas é realizada.

Apesar disso, alguns cachorros podem precisar de uma intervenção para retirar essas hérnias. Lembre-se de seguir todas as recomendações do veterinário e marcar uma consulta diante de qualquer comportamento anormal do seu amigo peludo. Além disso, aqui estão algumas recomendações para os cachorros que foram submetidos a cirurgias deste tipo:

  • Faça passeios curtos e tranquilos, evite atividades que representem muito esforço físico;
  • Varie a alimentação e ofereça alimentos de qualidade;
  • Evite que seu cachorro lamba a ferida, já que isso pode ocasionar a remoção dos pontos;
  • Controle regularmente a situação dos pontos durante a recuperação;
  • Limpe a ferida com frequência, de acordo com as instruções do veterinário. Lembre-se de ser delicado para evitar qualquer incômodo ou desconforto ao seu cachorro;
  • Elimine todos os focos de estresse, ofereça um ambiente relaxado e distante de barulhos irritantes.
Cachorro tem umbigo? - Umbigo de cachorro: doenças relacionadas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro tem umbigo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro tem umbigo?
1 de 3
Cachorro tem umbigo?

Voltar ao topo da página ↑