Curiosidades do mundo animal

Animais pré-históricos: características e curiosidades

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora do PeritoAnimal. 24 março 2020
Animais pré-históricos: características e curiosidades

Falar em animais pré-históricos é mergulhar em um mundo tão familiar e tão desconhecido ao mesmo tempo. Os dinossauros, por exemplo, que dominaram o planeta Terra há milhões de anos habitavam o mesmo planeta e outro ecossistema com outra determinação de continentes. Antes e depois deles existiram milhões de outras espécies que, em muitos casos, resta um fóssil para contar história e desafiar a capacidade paleontológica humana de desvendá-los. Prova disso são estes 15 animais pré-históricos que selecionamos neste post do PeritoAnimal e suas características sublimes.

Animais pré-históricos

Quando falamos em animais pré-históricos, é normal que nos venha à cabeça os dinossauros, sua imponência e fama hollywoodiana, mas antes e depois deles, existiram outras criaturas pré-históricas tão ou mais impressionantes quanto eles. Confira algumas delas:

Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis)

Habitante do período Paleoceno (após os dinossauros), uma descrição minuciosa da Titanoboa é suficiente para causar reboliço na imaginação: 13 metros de comprimento, 1,1 metro diâmetro e 1,1 tonelada. Essa foi uma das maiores espécies de serpentes que se tem conhecimento na terra. Seu habitat eram as selvas úmidas, quentes e pantanosas.

Animais pré-históricos: características e curiosidades - Animais pré-históricos
Imagem: Wikimedia Commons

Crocodilo imperador (Sarcosuchus imperator)

Esse crocodilo gigante viveu no norte da África há 110 milhões de anos. Seus estudos indicam que tratava-se de um crocodilo de até 8 toneladas, 12 metros de comprimento e uma mordida potente de 3 toneladas de força, que o ajudava a capturar peixes gigantes e dinossauros.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -
Imagem: Reprodução/avidadaterra.blogspot.com/

Megalodonte (Carcharocles megalodon)

Essa espécie de tubarão gigante é um dois animais pré-históricos marinhos que viveu há, no mínimo 2,6 milhões de anos, e seus fósseis foram encontrados em diferentes continentes. Independente da origem da espécie, é impossível não se impressionar com a sua descrição: entre 10 e 18 metros de comprimento, até 50 toneladas e dentes afiados de até 17 centímetros. Conheça outros tipos de tubarão, espécies e características.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -
Imagem: Wikimedia Commons

'Aves do terror' (Gastornithiformes e Cariamiformes)

Esse apelido não refere-se à uma espécie, mas sim a todas as aves carnívoras pré-históricas classificadas taxonomicamente nas ordens Gastornithiformes e Cariamiformes. O tamanho avantajado, incapacidade de voar, bicos grandes, garras e patas fortes e até 3 metros de altura são características comuns dessas aves carnívoras.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -
Imagem: Dromornis stirtoni/Wikimedia Commons

Arthropleura

Entre os animais pré históricos, as ilustrações deste artrópode causam arrepios em quem não se dá bem com os insetos. Isso porque o o arthropleura, o maior invertebrado terrestre que se tem conhecimento é uma espécie de centopeia gigante: 2,6 metros de comprimento, 50 cm de largura e uns 30 segmentos articulados que lhe permitiam mover-se rapidamente pelas florestas tropicais do período Carbonífero.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -
Imagem: Wikimedia Commons

Animais pré-históricos brasileiros

O território que hoje é chamado de Brasil foi palco do desenvolvimento de muitas espécies, dentre elas os dinossauros. Estudos demonstram que os dinossauros possam ter surgido na região que hoje é determinada como Brasil. De acordo com o PaleoZoo Brazil [1], catálogo que reúne os vertebrados extintos que já habitaram o território brasileiro, a grande biodiversidade brasileira atualmente não representa nem 1% do que já existiu. Estes são alguns dos animais pré-históricos brasileiros mais incríveis listados:

Tigre Dentes de Sabre Sul Americano (Smilodon populator)

Estima-se que o Tigre Dentes de Sabre Sul Americano tenha vivido há, pelo menos, 10 mil anos entre América do Sul e América do Norte. Seu nome popular se dá justamente pelos dentes de 28 centímetros que ornava com o seu corpo robusto que podia chegar a 2,10 metros de comprimento. É um dos maiores felinos que se tem conhecimento da existência.

Animais pré-históricos: características e curiosidades - Animais pré-históricos brasileiros
Imagem: Wikimedia Commons

Prionossuco (Prionosuchus plummeri)

Jacarezão? Não. Este é um dos animais pré-históricos brasileiros conhecido por ser o maior anfíbio que já existiu, mais especificamente há cerca de 270 milhões de ano, na porção de terra que hoje é o nordeste brasileiro. Supõe-se que esse animal pré-histórico brasileiro com hábitos aquáticos podia chegar a medir 9 metros de comprimento e era um temido predador de ecossistemas aquáticos daquele tempo.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -

Chiniquodon (Chiniquodon theotonicus)

Sabe-se que o que Chiniquodon tinha anatomia de mamífero, porte de um cachorro grande e habitava o o atual sul da América do Sul e tinha hábitos ferozes e carnívoros . A espécie cujas evidências foram encontradas no Brasil é denominada Chiniquodon brasilensis.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Estauricossauro (Staurikosaurus pricei)

Essa pode ter sido a primeira espécie de dinossauro do mundo. Pelo menos, é uma das mais antigas que se tem conhecimento. Os fósseis do Staurikosaurus pricei foram encontrados em território brasileiro e mostram que ele media 2 metros de comprimento e menos de 1 metro de altura (cerca da metade da altura de um homem). Ao que tudo índica, esse dinossauro caçava vertebrados terrestres menores do que ele.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -
Imagem: Wikimedia Commons

Titã de Uberaba (Uberabatitan ribeiroi)

Pequenininho, só que não. O titã de Uberaba é o maior dinossauro brasileiro cujos fósseis foram encontrados, como o próprio nome indica, na cidade de Uberaba (MG). Desde a sua descoberta, ele é considerado o maior dinossauro brasileiro conhecido. Estima-se que chegava a medir 19 metros de comprimento, 5 metros de altura e 16 toneladas.

Imagem: Reprodução/http://thumbs.dreamstime.com/x/uberabatitan-dinasaur-white-was-herbivorous-sauropod-dinosaur-lived-cretaceous-period-brazil-51302602.jpg

Animais pré-históricos: características e curiosidades -

Caiuajara (Caiuajara dobruskii)

Entre os animais pré-históricos brasileiros, os fósseis do Caiuajara indicam que essa espécie carnívora de dinossauro que voava (pterossauro) podia ter até 2,35 metros de envergadura e pesar até 8 kg. Estudos da espécie indicam que ele habitava zonas desérticas e arenosas.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -
Imagem: Reprodução/a-dinosaur-a-day.com

Preguiça-gigante brasileira (Megatherium americanum)

Megatério ou preguiça-gigante brasileira é um dos animais pré-históricos brasileiros que desperta curiosidade pela sua aparência de bicho-preguiça que conhecemos atualmente, só que pesando até 4 toneladas e medindo até 6 metros de comprimento. Estima-se que ela tenha habitado as superfícies brasileiras há 17 milhões de anos e tenha desaparecido há uns 10 mil anos.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -
Imagem: Wikimedia Commons

Anta amazônica (Tapirus rondoniensis)

Parente da anta brasileira (Tapirus terrestris), que atualmente é considerada o maior mamífero terrestre brasileiro , a anta amazônica é um mamífero do período Quartenário já extinta na fauna brasileira. Os fósseis e estudos do animal revelam que ela era bem parecida com a anta brasileira atual com diferenças no crânio, dentição e tamanho da crista. Mesmo assim, há controvérsias[2]e quem afirme que a anta amazônica na verdade seja apenas uma variação da anata brasileira e não outra espécie.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -
Imagem: Reprodução/paleozoobr.com

Tatu-gigante (Gliptodonte)

Outro dos animais pré-históricos brasileiros que impressiona é o gliptodonte, um tatu gigante pré-histórico que habitava a América do Sul há 16 mil anos. Estudos paleontológicos indicam que essa espécie tinha uma carapaça como a do tatu que conhecemos atualmente, mas chegava a pesar mil quilos e era bem lento, com uma dieta herbívora.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -
Imagem: Wikimedia Commons

Tartaruga gigante de água doce (Stupendemys geographicus)

Ao que os estudos indicam, essa tartaruga gigante é um dos animais pré-históricos brasileiros que habitava a Amazônia quando a região do Rio Amazonas com Orinoco ainda era um pântano gigante. Segundo estudos do fóssil, a Stupendemys geographicus podia ter o peso de um carro, chifres (no caso dos machos) e vivia no fundo de lagos e rios.

Animais pré-históricos: características e curiosidades -
Imagem: Reprodução/curadas.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais pré-históricos: características e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Conselhos

  • Muitas das imagens apresentadas neste artigo são frutos de constituições paleontológicas e nem sempre representam a forma exata da espécie pré-histórica descrita.
Referências
  1. ALVES, Felipe. PALEOZOO BRAZIL. A antiga fauna brasileira perdida no tempo. Disponível em: <https://www.paleozoobr.com/>. Acesso em 24 de março de 2020.
  2. Holanda, E.C. et al. New Tapirus species (Mammalia: Perissodactyla: Tapiridae) from the upper Pleistocene of Amazonia, Brazil. Journal of Mammalogy. v. 92, n. 10, p. 111-20. fev. 2011. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/2011/07/11/uma-anta-pr%C3%A9-hist%C3%B3rica/>. Acesso em 24 de março de 2020.
Bibliografia
  • ALVES, Felipe. PALEOZOO BRAZIL. A antiga fauna brasileira perdida no tempo. Disponível em: <https://www.paleozoobr.com/>. Acesso em 24 de março de 2020.
  • AVPH. ATLAS VIRTUAL DA PRÉ-HISTÓRIA. Disponível em: <http://www.avph.com.br/>. Acesso em 24 de março de 2020.
  • DA SILVEIRA, Evanildo. BBC NEWS BRASIL. Dinossauros e companhia: a diversidade de animais do Brasil pré-histórico. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-49301717/>. Acesso em 24 de março de 2020.
  • UFMG. ESPAÇO DO CONHECIMENTO. Conheça a preguiça-gigante brasileira! Disponível em: <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/conheca-a-preguica-gigante-brasileira/>. Acesso em 24 de março de 2020.
  • CAZARÉ, Marieta. AgênciaBrasil. Carapaça de tatu gigante pré-histórico é localizada no Uruguai. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-08/carapaca-de-um-tatu-pre-historico-gigante-e-localizada-no-uruguai/>. Acesso em 24 de março de 2020.
  • BBC NEWS BRASIL. Fóssil revela tartaruga pré-histórica do tamanho de um carro que viveu na Amazônia. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51486991/>. Acesso em 24 de março de 2020.

Vídeos relacionados com Animais pré-históricos: características e curiosidades

1 de 3
Vídeos relacionados com Animais pré-históricos: características e curiosidades
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Layla
QUE SITE INCRÍVEL, TO APAIXONADA!!!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos felizes, Layla! Nós também somos apaixonados pelos animais!
A sua avaliação:
Clara A.
Gente que top, animais tão incríveis!
Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Reprodução/avidadaterra.blogspot.com/
Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Dromornis stirtoni/Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Reprodução/a-dinosaur-a-day.com
Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Reprodução/paleozoobr.com
Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Reprodução/curadas.com
1 de 16
Animais pré-históricos: características e curiosidades