Partilhar

Diferença entre cobra e serpente

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 10 maio 2016
Diferença entre cobra e serpente

O conhecimento do reino animal traduz-se no conhecimento do nosso meio envolvente, pois a vida humana não pode ser concebida sem a interação com a natureza e, além disso, a compreensão da natureza ajuda-nos a compreender melhor os nossos instintos e a dinâmica cíclica que acompanha todos os processos vitais.

No entanto, quando adentramos nos mistérios do reino animal, algumas informações podem ser confusas e inclusivamente podem causar algumas dúvidas, que são importantes de esclarecer para assim adquirir um verdadeiro conhecimento da natureza.

Por exemplo, uma cobra e uma serpente são a mesma coisa? Certamente que já teve essa dúvida alguma vez, e podemos esclarecer que não se trata exatamente do mesmo animal. Para que perceba a referência de ambos os termos, o Perito Animal elaborou este artigo em que lhe mostramos as diferenças entre a cobra e a serpente.

Também lhe pode interessar: Diferenças entre um camelo e um dromedário

O mundo das serpentes

Para entender o que é uma cobra, em primeiro lugar devemos entender como é o mundo das serpentes. As serpentes são animais que fazem parte do grupo dos répteis, embora não possuam extremidades, uma vez que as escamas presentes na região ventral da sua pele são utilizadas para a sua locomoção.

Existe uma grande diversidade de serpentes que se ordenam através da seguinte classificação usada cientificamente:

  • Família
  • Subfamília
  • Gênero
  • Subgênero
  • Espécie
  • Subespécie

Até agora podemo concluir que as serpentes são uma subordem do reino animal, no qual, diferenciamos diferentes famílias.

Diferença entre cobra e serpente - O mundo das serpentes

O que são as cobras?

Falar de cobras é falar da família dos Colúbrideos (Colubridae), de fato, a maior parte das serpentes existentes fazem parte desta família, que chega a albergar aproximadamente 1800 espécies. A família dos Colúbrideos é formada por numerosas espécies inofensivas e de tamanho médio, como por exemplo a cobra-lisa-europeia ou a cobra-de-escada, não obstante, algumas cobras são venenosas (embora não possuam um veneno mortal) e possuam dentes situados na parte posterior da cavidade bucal.

Devemos destacar que uma cobra conhecida como Boomslang (dispholidus typus), cuja mordida pode ser mortal para o homem, sendo uma das poucas espécies que tem tal perigosidade. Pode observar esta cobra na imagem.

Podemos apreciar características comuns na família dos Colúbrideos, como por exemplo o tamanho, que costuma oscilar entre os 20 e os 30 centímetros e a cabeça, que se encontra coberta de escamas grandes.

Diferença entre cobra e serpente - O que são as cobras?

O que é uma cobra e o que é uma serpente?

Para esclarecer de forma prática esta habitual confusão, podemos concluir que todas as cobras são serpentes, mas nem todas as serpentes são cobras, uma vez que o gripo das serpentes alberga outras diferentes famílias, como por exemplo a família dos elápideos, Elapidae, (cobras, serpentes de coral, mambas e serpentes marinhas) ou a família dos viperídeos, Viperidae (víboras e crotalus).

As serpentes são um subgênero do reino animal, enquanto que as cobras são uma das diferentes famílias que fazem parte o grande grupo de serpentes existentes.

Diferença entre cobra e serpente - O que é uma cobra e o que é uma serpente?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferença entre cobra e serpente, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Diferença entre cobra e serpente

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Diferença entre cobra e serpente
1 de 4
Diferença entre cobra e serpente

Voltar ao topo da página