Partilhar

A piranha como animal de estimação

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 8 agosto 2016
A piranha como animal de estimação

Se planeja ter uma piranha como animal de estimação deve ter muita atenção a este artigo do Perito Animal. Trata-se de um peixe exótico e especial que requer uns determinados cuidados de alimentação.

Trata-se de um peixe chamativo e popular pela sua aparição no telão, especialmente em filmes de terror. De todas as formas não deve deixar-se guiar pela fama que tem, isto porque nem todas as piranhas são agressivas e ferozes como se pensa.

Descubra neste artigo os cuidados da piranha como animal de estimação e verifique se é realmente este animal que quer adotar.

Também lhe pode interessar: A raposa como animal de estimação

Um aquário adequado para a piranha

Ao contrário dos rumores que aparecem na Internet, as piranhas não atacam humanos. Apenas em pouquíssimas ocasiões a piranha-vermelha e a piranha-preta o poderiam fazer diante da presença de sangue na água ou de um excessivo movimento na água.

Na hora de preparar um aquário para a piranha devemos saber que se trata de um peixe de sangue frio que precisa de pelo menos de uma temperatura constante que ronde os 22ºC a 28ºC.

Estes peixes precisam de água doce de qualidade e devido ao seu tamanho não podemos ter nenhum exemplar se não tivermos um aquário de grandes dimensões, ou seja, com um mínimo de 120 litros, isto porque uma piranha pode chegar a superar os 30 centímetros.

Dentro do aquário deve ter esconderijos e algumas plantas aquáticas naturais, sem se exceder para que possa movimentar-se com naturalidade. Bata uma iluminação ténue para que a piranha se sinta confortável.

Existem muitos tipos de piranha e a maioria não são compatíveis com outros peixes e inclusivamente com exemplares da sua espécie. Deverá informar-se adequadamente sobre a espécie que pretende adotar.

A piranha como animal de estimação - Um aquário adequado para a piranha

Alimentação da piranha

Esta é uma parte fundamental que devemos ter em conta antes de adotar uma piranha. A alimentação da piranha consiste em carne de outros peixes que habitam o seu meio, um manjar que faz com que mordam e mastiguem, mantendo assim a sua dentição saudável. Pode oferecer-lhe também crustáceos, invertebrados de água doce, insectos e inclusivamente pedaços de carne crua sem sal nem aditivos.

Ainda assim, e como se registrou no estado selvagem, as piranhas podem alimentar-se de plantas. Por este motivo, pode oferecer-lhe, de vez em quando, alface ou fruta, sempre em doses pequenas.

Deverá ter em conta que a sua alimentação deve basear-se na administração de peixes vivos para que nunca deixe de exercitar o seu instinto natural e por este motivo, e embora existam rações específicas, não é o mais recomendado dar-lhe este alimento já preparado.

A piranha como animal de estimação - Alimentação da piranha

Deve ter uma piranha?

No Perito Animal não recomendamos que adote uma piranha como animal de estimação e no caso de o querer fazer recomendamos que recorra a refúgios onde tenham exemplares que outras pessoas tenham abandonado, quer seja pelo seu tamanho, desconhecimento, inaptidão, etc.

Lembre-se que uma piranha cresce até alcançar um tamanho considerável e que necessita de cuidados específicos que não poderá deixar de cumprir. Deve ser responsável e antecipar o que possa acontecer no futuro, incluindo custos veterinários, transporte, etc.

Piranha-vermelha

A piranha-vermelha ou pygocentrus nattereri é um tipo de piranha que pode originar lesões graves devido à sua potente dentadura. São propensas a fazê-lo especialmente em águas quentes e foram registrados ataques a banhistas em cidades como Rosário (Argentina).

A piranha como animal de estimação - Piranha-vermelha

Piranha-preta

Tal como no caso anterior, a piranha-preta ou Serrasalmus rhombeus é outro tipo de piranha territorial e predadora e é famosa pela sua agressividade e velocidade. A sua convivência com outras espécies é complicada embora possam aceitar outros membros no seu aquário se estiverem bem alimentadas.

A piranha como animal de estimação - Piranha-preta

Se deseja ler mais artigos parecidos a A piranha como animal de estimação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Roy Prinse
você teria uma idéia de onde eu posso comprar 10 Pygocentrus N.? Obrigado. Roy

A piranha como animal de estimação
1 de 5
A piranha como animal de estimação

Voltar ao topo da página