Curiosidades do mundo animal

Animais do Equador

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 11 novembro 2022
Animais do Equador

O Equador é um país localizado no noroeste da América do Sul, encontra-se na linha equatorial do planeta e conta principalmente com três tipos de relevo: planícies costeiras, cordilheira dos Andes e planícies amazônicas, assim possui variedade de rios e climas. Mas, ainda, o país conta com as ilhas Galápagos, um arquipélago de 13 ilhas que, além de ter sido o local onde o cientista Charles Darwin desenvolveu parte de suas transcendentais investigações, foram declaradas como Patrimônio da Humanidade, porque é uma das principais reservas de biodiversidade do mundo.

Nestas ilhas habitam uma grande quantidade de espécies únicas, que naturalmente não existem em outros locais. Por isso, no PeritoAnimal, te apresentamos este artigo sobre diferentes animais do Equador.

Também lhe pode interessar: Animais das ilhas Galápagos

Índice

  1. Complexo de tartarugas gigantes
  2. Iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus)
  3. Sapo-anão-colorado (Engystomops coloradorum)
  4. Colibri-de-esmeraldas (Chaetocercus berlepschi)
  5. Viscacha equatoriana (Lagidium ahuacaense)
  6. Tentilhões
  7. Pinguim-das-galápagos (Spheniscus mendiculus)
  8. Leão-marinho-das-galápagos (Zalophus wollebaeki)
  9. Falcão-das-galápagos (Buteo galapagoensis)
  10. Outros animais do Equador
Ver mais >>

Complexo de tartarugas gigantes

Existem casos de espécies que são estreitamente relacionadas e, devido à sua evolução ter ocorrido relativamente recente, a linha de separação não é tão clara. Estes casos são conhecidos como complexo de espécies. Um exemplo encontramos nas tartarugas gigantes de Galápagos, das quais foram designadas como o complexo Chelonoidis nigra, e é constituído por várias espécies, que antes eram consideradas como subespécies, mas os estudos permitiram mudar sua classificação nesse sentido.

Estas são sem dúvidas um dos animais do Equador com maior atração. Possuem hábitos terrestres, podem superar os 450 kg de peso e 2 metros de comprimento e vivem muitos anos, chegando a mais de 100 anos.

Entre as espécies de tartarugas vivas temos:

  • Tartaruga gigante de San Cristóbal (Chelonoidis chathamensis).
  • Tartaruga gigante de Santiago (Chelonoidis darwini).
  • Tartaruga gigante da ilha Pinzón (Chelonoidis duncanensis).

Infelizmente as espécies existentes se encontram em situação vulnerável ou em perigo de extinção. As tartarugas extintas são:

  • Tartaruga-das-galápagos-de-pinta (Chelonoidis abingdonii).
  • Tartaruga-das-galápagos (Chelonoidis nigra).

Talvez você se interesse em visitar o artigo sobre os Animais das ilhas Galápagos.

Animais do Equador - Complexo de tartarugas gigantes

Iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus)

Esta espécie de iguana é única já que é outra espécie endêmica do Equador, especificamente da área insular, no arquipélago de Galápagos. As dimensões vão desde os 60 cm até uns 1,3 metro, sendo os machos maiores que as fêmeas. A coloração é cinza escuro a preto e está perfeitamente adaptada para permanecer até 45 minutos embaixo da água. Está classificada na categoria vulnerável.

Animais do Equador - Iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus)

Sapo-anão-colorado (Engystomops coloradorum)

Dentro da biodiversidade endêmica do Equador, também encontramos os anfíbios, como é o caso do sapo-anão-colorado. Mede desde uns 1,8 até 2,6 cm, sendo as fêmeas maiores que os machos. É de cor marrom e pode ter listras laranjas ou mais claras. É uma espécie muito rara. De fato, é classificada na categoria de dados insuficientes, somente foi identificada nas planícies do pacífico e em locais indianos no nordeste do país.

O que os sapos comem? Não perca a explicação neste artigo do PeritoAnimal.

Animais do Equador - Sapo-anão-colorado (Engystomops coloradorum)

Colibri-de-esmeraldas (Chaetocercus berlepschi)

Esta é uma espécie rara de colibri, nativo do Equador. Tem um tamanho pequeno que chega aos 6 cm. As fêmeas são de uma coloração marrom amareladas na parte inferior do corpo, na cabeça e na cauda, são pretas ou acinzentadas e tem manchas verdes nos lados no peito e na cauda.

Enquanto que o macho é verde azulado brilhante na parte superior do corpo, e com cor branca embaixo. Além disso, tem uma mancha verde no peito, com a garganta roxa brilhante. Está restrito na zona oeste do Equador e está classificado como vulnerável.

Conheça os Tipos de beija-flor que existem, aqui.

Animais do Equador - Colibri-de-esmeraldas (Chaetocercus berlepschi)

Viscacha equatoriana (Lagidium ahuacaense)

Esta espécie corresponde a um roedor que somente habita na Província de Loja, em áreas rochosas. Não existe muita informação sobre esse animal do Equador, por isso está classificado na categoria de dados insuficientes. É de tamanho médio, com uma pelagem castanho-acinzentado e uma cauda longa e espessa. Tem um aspecto curioso que se assemelha a um esquilo e um coelho.

Animais do Equador - Viscacha equatoriana (Lagidium ahuacaense)

Tentilhões

Os tentilhões são várias espécies endêmicas de aves que habitam as ilhas Galápagos. Realmente não estão na mesma família que os tentilhões verdadeiros , que pertencem à família Fringillidae, enquanto que os primeiros correspondem com a família Thraupidae, que são os sanhaços.

Uma particularidade destas aves do Equador é que foram base fundamental para os estudos do cientista Charles Darwin. Variam de tamanho desde 10 até uns 20 cm, e pesam aproximadamente 10 gramas até 40; ainda, se diferenciam pelas formas e usos do seu bico. Várias espécies estão classificadas em perigo de extinção ou vulneráveis.

Animais do Equador - Tentilhões

Pinguim-das-galápagos (Spheniscus mendiculus)

Dentro da fauna endêmica do Equador, também encontramos uma espécie de pinguim, sem dúvidas, aves muito peculiares. Habita exclusivamente nas ilhas Galápagos e ilhotas associadas. Mede aproximadamente 50 cm, e pesa entre 1,7 até 2,6 kg, sendo o menor do grupo dos pinguins anelados. A coloração é principalmente preta e branco na parte frontal do corpo, e na cabeça. Este que é outro dos animais do Equador está classificado em perigo crítico de extinção.

Animais do Equador - Pinguim-das-galápagos (Spheniscus mendiculus)

Leão-marinho-das-galápagos (Zalophus wollebaeki)

É uma espécie pertencente à família Otariidae e habita em todas as ilhas do arquipélago de maneira exclusiva, por isso é endêmica da região. É menor que seus parentes, medindo entre 1,5 e 2,5 metros, podendo pesar entre 50 até 400 kg, sendo os machos geralmente maiores que as fêmeas. Este animal do Equador está classificado como em perigo crítico de extinção.

Animais do Equador - Leão-marinho-das-galápagos (Zalophus wollebaeki)

Falcão-das-galápagos (Buteo galapagoensis)

Esta é uma espécie de ave de rapina, presente somente em algumas ilhas do arquipélago de Galápagos, já que foi extinta de algumas formações insulares. Pode medir entre 45 a 60 cm e pesar aproximadamente 1 kg, embora isso varie de uma ilha para outra, pois podem ultrapassar esse valor. A coloração é parda, acinzentada e um pouco preta. Está classificada como vulnerável.

Animais do Equador - Falcão-das-galápagos (Buteo galapagoensis)

Outros animais do Equador

Como comentamos, a fauna endêmica do Equador é muito variada, onde encontramos espécies únicas. Por isso, além dos anteriores, queremos te apresentar outros animais nativos deste país.

  • Gaivota-de-lava (Larus fuliginosus).
  • Beija-flor-de-peito-negro (Eriocnemis nigrivestis).
  • Tentilhão-de-cabeça-pálida (Atlapetes pallidiceps).
  • Toutinegra-cinzenta (Curthidea fusca).
  • Tentilhão-de-Genovesa (Geospiza acutirostris).
  • Mimão-espanhol (Mimus macdonaldi).
  • Rato-de-arroz-de-Galápagos (Aegialomys galapagoensis).
  • Lagarto-de-lava-de-San-Cristóbal (Microlophus bivittatus).
  • Papa-moscas-de-Darwin (Pyrocephalus nanus).
  • Cormorão-das-galápagos (Phalacrocorax harrisi).

Agora que você conheceu os principais animais do Equador, não perca este outro artigo sobre os animais da Argentina.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais do Equador, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 2 de novembro de 2022.
  • IUCN. (2022). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-1. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 2 de novembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 10
Animais do Equador