Curiosidades do mundo animal

Animais das ilhas Galápagos

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 7 setembro 2022
Animais das ilhas Galápagos

As Ilhas Galápagos, localizadas no Oceano Pacífico, perto do Equador, são conhecidas graças a Charles Darwin, pois foi nelas que ele começou a desenvolver suas teorias. A fauna que ali reside é endêmica, o que significa que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do mundo.

A tartaruga-gigante-de-galápagos e os tentilhões de Darwin são algumas das espécies que podem ser observadas neste território. Você quer saber mais sobre os animais das ilhas Galápagos? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Animais do Equador

Índice

  1. Tartaruga-gigante-de-Galápagos
  2. Leão-marinho-de-Galápagos
  3. Albatroz-de-galápagos
  4. Atobá-de-patas-vermelhas
  5. Iguana-marinha
  6. Tentilhões de Darwin
  7. Pinguim-de-Galápagos
  8. Mosca vampiro
  9. Patola-de-pés-azuis
  10. 10. Tubarão-martelo-panã
  11. Animais das ilhas Galápagos ameaçados de extinção
Ver mais >>

1. Tartaruga-gigante-de-Galápagos

Existem várias espécies de tartarugas-gigantes nas ilhas Galápagos, incluindo a tartaruga-gigante-de-Fernandina (Chelonoidis phantasticus ou Chelonoidis nigra). O habitat desta espécie é o terreno vulcânico da Ilha Fernandina, razão pela qual ela é considerada criticamente ameaçada e possivelmente extinta[1].

Desde 1906, quando foi classificada, poucos avistamentos desta espécie foram feitos, especialmente aqueles que podem ser confirmados. Em fevereiro de 2019, suspeita-se que uma dessas tartarugas foi avistada por uma equipe da Iniciativa de Conservação da Tartaruga-Gigante-de-Galápagos.

Animais das ilhas Galápagos - 1. Tartaruga-gigante-de-Galápagos

2. Leão-marinho-de-Galápagos

Entre os animais das Ilhas Galápagos está o leão-marinho-de-Galápagos (Zalophus wollebaeki), um mamífero marinho que pesa entre 100 e 250 quilos. O focinho da espécie é alongado e a pele se distingue por sua cor marrom e cinza, com uma aparência lisa e brilhante. Atualmente eles são encontrados não somente nestas ilhas, mas também na Ilha Cocos (Costa Rica). Estima-se que sua população esteja diminuindo e que existem atualmente cerca de 10.000 espécimes. É, portanto, considerada uma espécie ameaçada de extinção de acordo com a IUCN[2].

Animais das ilhas Galápagos - 2. Leão-marinho-de-Galápagos

3. Albatroz-de-galápagos

Outro dos animais das Ilhas Galápagos é o albatroz-de-galápagos (Phoebastria irrorata). Ela habita a ilha de São Domingos, também chamada de Hispaniola, onde constrói seus ninhos no solo como resultado de erupções vulcânicas. Embora se reproduza na ilha, o resto do ano vive no Peru e no Equador. Esta espécie tem 90 cm de altura e é caracterizada por sua plumagem preta ou de chumbo do pescoço para baixo, enquanto a parte superior do corpo é branca. A pesca ilegal e o efeito do turismo afetam seu estado de conservação, tornando-a criticamente ameaçada de extinção[3].

Animais das ilhas Galápagos - 3. Albatroz-de-galápagos

4. Atobá-de-patas-vermelhas

O atobá-de-patas-vermelhas (Sula sula) é uma ave que está incluída entre a fauna das Ilhas Galápagos, embora sua distribuição mundial seja ampla: pode ser encontrada em muitos países da América Latina, Ásia e até mesmo na Europa. É uma espécie completamente marinha que se alimenta de peixes. Quando não está sobrevoando pelos céus em busca de alimento, descansa em áreas insulares com vegetação abundante. Por causa de sua tendência de declínio populacional, é considerada uma espécie de menor preocupação em relação à extinção[4].

Animais das ilhas Galápagos - 4. Atobá-de-patas-vermelhas

5. Iguana-marinha

Entre os animais marinhos das Ilhas Galápagos está a iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus), a única espécie de iguana que pode viver perto da água salgada. É um animal endêmico para este território e o único de seu gênero. Embora viva principalmente na costa, também é encontrado em pântanos de manguezais. Esta iguana se alimenta de algas e se caracteriza por seu grande tamanho, já que os machos podem chegar a 15 quilos. Como outras espécies de iguanas, elas passam grande parte de seu tempo tomando sol. Ela é vulnerável de acordo com a UICN[5].

Animais das ilhas Galápagos - 5. Iguana-marinha

6. Tentilhões de Darwin

Os tentilhões de Darwin (Thraupidae) são uma família de aves composta de dezoito espécies. Eles estão entre os animais endêmicos das Ilhas Galápagos, e o estudo das formas de seus bicos, adaptados para comer diferentes tipos de alimentos, foi crucial para a teoria da evolução de Darwin. Embora espécies diferentes mostrem diferenças nas cores da plumagem e nas formas dos bicos, estas aves têm normalmente até 20 cm de altura e se alimentam de insetos, frutas, plantas e outros alimentos.

Algumas delas são consideradas espécies de menor preocupação, não correndo risco de extinção, tais como o Oreothraupis arremonops ou o tangara-de-rabo-vermelho (Ramphocelus passerinii). Entretanto, há outros que estão ameaçados, tais como o ameaçado tanager-de-rum-azure (Tangara cabanisi) ou o criticamente ameaçado saíra-apunhalada (Nemosia rourei).

A imagem mostra um Ramphocelus passerinii:

Animais das ilhas Galápagos - 6. Tentilhões de Darwin

7. Pinguim-de-Galápagos

utro animal das Ilhas Galápagos é o pinguim-de-Galápagos (Spheniscus mendiculus). É a única espécie de pinguim que vive nesta parte do mundo, onde se alimenta de peixes e outras presas marinhas.

Nos últimos 30 anos, a população da espécie diminuiu em até 60%, o que a colocou em perigo de extinção[6]. Suas principais ameaças são a caça, a introdução de espécies invasivas em seu habitat, a poluição e a mudança climática.

Animais das ilhas Galápagos - 7. Pinguim-de-Galápagos

8. Mosca vampiro

Um dos animais invertebrados das Ilhas Galápagos é a mosca vampiro (Philornis downsi). É uma espécie nativa de Trinidad e também do Brasil e foi introduzida nas ilhas, onde se tornou uma verdadeira praga, ameaçando espécies endêmicas. Esta mosca é capaz de parasitar diferentes espécies de aves, incluindo os tentilhões, e pode matar seus filhotes. Alimenta-se de frutas e néctar, embora as larvas precisem do sangue das aves que parasitam para se desenvolver.

Animais das ilhas Galápagos - 8. Mosca vampiro

9. Patola-de-pés-azuis

O patola-de-pés-azuis (Sula nebouxii) é uma espécie de ave encontrada nas Ilhas Galápagos, mas também habita as áreas costeiras da Colômbia, Honduras, Nicarágua, Peru, Chile e Panamá. É outro dos animais de Galápagos estudados por Darwin durante sua visita às ilhas. Estas aves marinhas geralmente se alimentam de sardinhas e anchovas, e também são presas de golfinhos. Eles preferem se reproduzir em áreas como penhascos com vegetação escassa. É considerada uma espécie de menor preocupação quando falamos em riscos de extinção[7].

Animais das ilhas Galápagos - 9. Patola-de-pés-azuis

10. Tubarão-martelo-panã

Encerramos a lista de animais das Ilhas Galápagos com o tubarão-martelo-panã (Sphyrna mokarran), que é uma das espécies marinhas das Ilhas Galápagos, embora sua passagem pelas águas que circundam o território seja esporádica. Eles são fáceis de reconhecer pela forma de sua cabeça de martelo. Prefere viver em áreas quentes, onde se alimenta de peixes, crustáceos e outros animais. A espécie é considerada ameaçada, pois está ameaçada pela pesca excessiva[8].

Animais das ilhas Galápagos -  10. Tubarão-martelo-panã

Animais das ilhas Galápagos ameaçados de extinção

Como já mencionamos, a sobrevivência da vida selvagem das Ilhas Galápagos está ameaçada por uma variedade de razões. Estes são os animais das Ilhas Galápagos que também estão em perigo de extinção:

  • Tartaruga-de-galápagos (Chelonoidis phantasticus).
  • Leão-marinho-de-Galápagos (Zalophus wollebaeki)
  • Tartaruga-gigante-Santiago (Chelonoidis darwini)
  • Albatroz-de-Galápagos (Phoebastria irrorata)
  • Tartaruga-gigante-de-Darwin (Chelonoidis microphyes)
  • Pinguim-de-Galápagos (Spheniscus mendiculus)
  • Tubarão-de-Galápagos (Carcharhinus galapagensis)
  • Tartaruga-gigante-da-Ilha-Pinzón (Chelonoidis duncanensis)
  • Enguia-de-Galápagos (Quassiremus evionthas)
  • Peixe besugo (Archosargus pourtalessi)
  • Peixe Calamus taurinus
  • Falcão-de-Galápagos (Buteo galapagoensis)
  • Petrel-de-Galápagos (Pterodroma phaeopygia)
  • Lobo-marinho-de-galápagos (Arctocephalus galapagoensis)

Agora que você já conhece alguns dos animais das ilhas Galápagos, não perca este outro artigo com animais de Madagascar.

Animais das ilhas Galápagos - Animais das ilhas Galápagos ameaçados de extinção
Imagem: Anguila de Galápagos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais das ilhas Galápagos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Rhodin, A.G.J., Gibbs, J.P., Cayot, L.J., Kiester, A.R. & Tapia, W. 2017. Chelonoidis phantasticus (errata version published in 2018). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T170517A128969920. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2017-3.RLTS.T170517A1315907.en. Acesso em 31 de agosto.
  2. Trillmich, F. 2015. Zalophus wollebaeki. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T41668A45230540. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-2.RLTS.T41668A45230540.en. Acesso em 31 de agosto.
  3. BirdLife International 2018. Phoebastria irrorata. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22698320A132641638. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22698320A132641638.en. Acesso em 31 de agosto.
  4. BirdLife International 2018. Sula sula. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22696694A132589278. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22696694A132589278.en. Acesso em 31 de agosto.
  5. Nelson, K., Snell, H. & Wikelski, M. 2004. Amblyrhynchus cristatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T1086A3222951. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2004.RLTS.T1086A3222951.en. Acesso em 31 de agosto.
  6. BirdLife International 2018. Spheniscus mendiculus. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22697825A132606008. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22697825A132606008.en. Acesso em 31 de agosto.
  7. BirdLife International 2018. Sula nebouxii. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22696683A132588719. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22696683A132588719.en. Acesso em 31 de agosto.
  8. Denham, J., Stevens, J.D., Simpfendorfer, C., Heupel, M.R., Cliff, G., Morgan, A., Graham, R., Ducrocq, M., Dulvy, N.K., Seisay, M., Asber, M., Valenti, S.V., Litvinov, F., Martins, P., Lemine Ould Sidi, M., Tous, P. & Bucal, D. 2007. Sphyrna mokarran. The IUCN Red List
Bibliografia
  • "Lista de especies de Galápagos". Charles Darwin Foudation. Consulta: https://www.darwinfoundation.org/es/datazone/checklist
  • "Islas Galápagos: encuentran una tortuga que se creí extinta hace un siglo". (2019, 28 de febrero). National Geographic. Consulta: https://www.nationalgeographicla.com/animales/2019/02/islas-galapagos-encuentran-una-tortuga-que-se-creia-extinta-hace-un-siglo
  • BirdLife International 2018. Oreothraupis arremonops. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22723024A131506146. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22723024A131506146.en. Acesso em 31 de agosto.
  • BirdLife International 2018. Ramphocelus passerinii. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22722513A132154576. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22722513A132154576.en. Acesso em 31 de agosto.
  • BirdLife International 2016. Tangara cabanisi. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722812A94786031. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T22722812A94786031.en. Acesso em 31 de agosto.
  • BirdLife International 2018. Nemosia rourei. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22722293A130617765. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22722293A130617765.en. Acesso em 31 de agosto.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Anguila de Galápagos
1 de 12
Animais das ilhas Galápagos